Tecnólogo: entenda a modalidade e suas diferenças para bacharelado e curso técnico

 em BLOG UNIFACEAR

É normal que muitos estudantes se sintam confusos ao escolherem qual o formato ideal para o seu ensino superior. As opções são variadas, tanto em categorias quanto em modalidades. Um tipo de formação que se difundiu de forma positiva ao longo dos anos foi o Tecnólogo. E é importante não confundir com Curso Técnico, por exemplo. No blog de hoje, vamos desbravar um pouco a respeito desses conceitos educacionais e suas diferenças.

TecnólogoTecnólogo, Curso Técnico e Bacharelado: entendendo as diferenças

O tecnólogo é um curso de nível superior especializado em determinada área. Tem duração de dois a três anos e permite que o egresso realize uma pós-graduação ou um MBA. Por ser de menor duração, possibilita uma entrada mais rápida no mercado de trabalho. O raio de atuação de alguém que escolheu o tecnólogo é mais bem definido, o que possibilita crescimento em um campo específico.

Algo que pode ser citado para ilustrar a diferença é o curso de Administração. Ao realizar uma graduação focada neste tema, a área de atuação do profissional é bem ampla, podendo seguir carreira em diferentes frentes, como Marketing, Finanças, Gestão de RH, Logística, Pesquisa de Mercado e outras. Já uma pessoa que, por exemplo, escolha um tecnólogo em Gestão de RH, será especialista neste segmento específico e em suas subáreas. É uma forma de segmentar sua carreira, com menos desvios no caminho. Se torna mais valorizado e procurado naquilo que escolheu, porém com uma atuação menos ampla considerando o contexto como um todo. 

Financeiramente, os tecnólogos costumam apresentar ofertas mais rentáveis na comparação com bacharelado. Se há uma vantagem evidente do bacharelado em toda essa equação, seria no que diz respeito a concursos públicos, visto que alguns não comportam profissionais tecnólogos. 

Ainda é necessário explicar a respeito do curso técnico. É uma diferença bem evidente para o tecnólogo, mas mesmo assim há confusão especialmente pela similaridade dos nomes. Os cursos técnicos, de modo geral, duram de dois meses até três anos, realizados já em nível médio, buscando qualificação e preparação para o mercado. 

Resumidamente, o tecnólogo é um curso que irá focar nas dinâmicas de trabalho para preparar um profissional especializado em uma área específica. A possibilidade de poder realizar pós-graduação ou MBA, porém, é uma forma de ir desbravando o mercado. O bacharelado, por ter uma duração maior e um perfil mais generalista, pode ampliar a área de atuação visto a grade curricular extensa. Já o curso técnico é um nível anterior na comparação com as duas citadas acima. 

Tecnólogo crescendo na escolha popular

Conhecido por muitos como “ensino mão na massa”, os tecnólogos são, de acordo com dados do Estadão, escolha de 13% dos estudantes atualmente. É uma forma de capacitação diferenciada com grade curricular compacta e investimento menor. 

“As graduações têm os mesmos direitos e deveres e são reconhecidas pelo MEC. O que diferencia o tecnólogo é a ideia de ‘fast track’ (agilidade e resultados mais rápidos)”, explica Luiz Antonio Tozi, diretor da Fatec. 

“Não podemos mais só dar aula. Temos que fazer projetos trazendo o contexto do mundo real, do cotidiano. É o tal do aprender fazendo. A gente acha que teoria é só teoria como reflexo do bacharelado, mas precisa saber e conseguir aplicar de uma forma mais prática. O perfil que tem mais sucesso não é o do aluno que só pensa em acelerar o processo do aprendizado para entrar mais rápido no mercado de trabalho, mas sim o que quer fazer uma construção de carreira com um olhar mais flexível, dinâmico, ágil e moderno”, complementou Tozi, que valoriza a oferta de tecnólogos.

Conheça as oportunidades para TECNÓLOGO na Unifacear

Oferecemos cursos nesta modalidade que cresce cada vez mais em valorização dentro do mercado. São oportunidades de buscar especializações extremamente valiosas com ofertas diferenciadas. Confira:

Presencial

Análise de Sistemas

Gestão de RH

Gestão Financeira

Logística

Química Industrial 

Semipresencial

Gestão de RH

Gestão Financeira

Logística

EAD

Comércio Exterior

Design de Interiores

Design de Produto

Design Gráfico

Gestão Comercial

Gestão de Qualidade

Gestão de GH

Gestão de Segurança Privada

Gestão de TI

Gestão do Agronegócio

Gestão Financeira

Gestão Hospitalar 

Gestão Pública

Logística

Marketing

Processos Gerenciais

Segurança Pública

Diferenciais Unifacear
  • Corpo docente qualificado composto por professores mestres e doutores.
  • Projeto integrador para a prática empreendedora. Preparando o aluno para atuar como gestor de Recursos Humanos ou como empreendedor.
  • Estudos de casos.
  • Jogos empresariais e de negócios.
Postagens Recentes

Deixe um Comentário

Mapa MentalQuímica