Conheça um pouco de nossa história

No ano de 1986, um grupo de educadores e empresários da cidade de Araucária, reuniu-se para criar a Assenar – Associação de Ensino de Araucária. O objetivo principal da Assenar era o de desenvolver a educação em todos os níveis no município de Araucária e região.

Em 1998, a Assenar começou os preparativos para a implantação de uma faculdade na cidade de Araucária, pois não existia nenhuma instituição de ensino superior na cidade e os alunos precisavam se deslocar para Curitiba e outros municípios para cursar uma graduação. Assim nasceu a FACEAR – Faculdade Educacional Araucária, credenciada pela Portaria nº 2.464/01 de 21/11/2001 do MEC.

No ano de 2011, a FACEAR credenciou mais uma faculdade na cidade de Curitiba, através da Portaria nº 1.476, de 07/10/2011. O campus Sítio Cercado fica localizado na Rua Dr. Levy Buquéra, 589, bairro Sitio Cercado, contando com aproximadamente 20 mil metros quadrados de área construída.

Em meados de 2013, a FACEAR implantou mais um campus na cidade de Curitiba, o campus Bacacheri, localizado na Rua Modesto Piccoli, 1250, com um prédio de aproximadamente 3 mil metros quadrados.

Já em 2016 a FACEAR inaugurou o campus Kennedy, localizado na Av. Presidente Kennedy, 3065, com aproximadamente 3,5 mil metros quadrados.

A FACEAR de Fazenda Rio Grande iniciou suas atividades no ano de 2017, localizada numa área de aproximadamente 10 mil metros quadrados e 3 mil metros quadrados de área construída. A FACEAR Fazenda Rio Grande foi a primeira faculdade presencial credenciada na cidade e está localizada na Rua Jatobá, 525, bairro Eucaliptos.

O sexto campus da FACEAR foi inaugurado em 2018 e está localizado no bairro Orleans/Santa Felicidade, no município de Curitiba, localizado na Av. Vereador Toaldo Túlio, 4523.

No dia 10 de abril de 2018 a Facear conquistou um importante reconhecimento junto ao Ministério da Educação, sendo publicada a portaria que transforma a Facear – Faculdade Educacional Araucária em Centro Universitário, passando a se chamar UNIFACEAR. A portaria do MEC N° 338 foi publicada no Diário Oficial da União, assinada pela ministra interina da Educação, Maria Helena Guimarães de Castro, marcando a data de 10 de abril de 2018 como o nascimento do Centro Universitário UNIFACEAR.

Para se transformar em Centro Universitário a faculdade deve preencher determinados pré requisitos estabelecidos na legislação e comprovar efetiva qualidade de ensino. Para tanto, o MEC realiza uma visita na instituição para averiguar o pedido.

Em todos os campi, a instituição possui 19 cursos de graduação presenciais autorizados e a maioria reconhecidos pelo Ministério da Educação. São eles: Administração, Análise de Sistemas, Arquitetura, Biomedicina, Ciências Contábeis, Direito, Educação Física, Enfermagem, Engenharia Civil, Engenharia de Produção, Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica, Fisioterapia, Gestão Financeira, Gestão de Recursos Humanos, Logística, Pedagogia, Química Industrial e Sistemas de Informação.

Também são ofertados 13 cursos de graduação semipresenciais. São eles: Administração, Biomedicina, Ciências Contábeis, Educação Física, Enfermagem, Engenharia Civil, Engenharia de Produção, Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica, Fisioterapia, Gestão de Recursos Humanos, Logística e Pedagogia.

E na modalidade EAD são 36 cursos de graduação:

Administração, Arquitetura e Urbanismo,  Artes Visuais, Ciência Política, Ciências Contábeis, Comércio Exterior, Design de Interiores, Design de Produto, Design Gráfico, Engenharia Ambiental, Engenharia Civil, Engenharia de Produção, Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica,  Gestão Comercial, Gestão da Qualidade, Gestão de Recursos Humanos, Gestão de Segurança Privada, Gestão de TI, Gestão Desportiva e de Lazer, Gestão do Agronegócio, Gestão Financeira, Gestão Hospitalar, Gestão Portuária, Gestão Pública, História, Letras, Logística, Marketing, Negócios Imobiliários, Pedagogia, Pedagogia – Segunda Licenciatura, Processos Gerenciais, Segurança Pública, Serviço Social, Teologia.

Visamos o desenvolvimento intelectual do cidadão, por meio do cultivo de valores educacionais, culturais, morais e cívicos, não discriminando seus alunos e professores em virtude de suas convicções filosóficas, religiosas e políticas, buscando a formação do homem e de sua cidadania, dentro dos princípios éticos em sua plenitude.

Pretendemos ser ponto de referência no Estado do Paraná, assumindo o compromisso institucional de promover o desenvolvimento educacional e cultural da região através da oferta de cursos superiores e de pós-graduação nas diferentes áreas do conhecimento. Ou seja, a somos uma Instituição que tem por propósito disponibilizar uma formação de qualidade em que o ensino, a pesquisa, a extensão e a prestação de serviços apresentar-se-ão de forma integrada e comprometida com a realidade social.