Futuros professores escolhem formação EAD

em BLOG UNIFACEAR

A expansão do Ensino a Distância (EAD) como alternativa de graduação é evidente e já foi comentada anteriormente em blog da Unifacear. Voltando ao tema, é hora de ressaltar uma estatística que se relaciona ao EAD de forma bem curiosa: os futuros professores, em sua maioria, não estão mais realizando sua formação na sala de aula “tradicional”.

Professores

Um levantamento, feito com base no Censo da Educação Superior do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e no Ministério da Educação (MEC), indica que houve um crescimento exponencial no número de calouros de pedagogia ou outra licenciatura optando pelo EAD.

O dado mais recente demonstra que, na “fatia do bolo”, 61% escolhem o EAD e 39% o presencial. O estudo, que analisou um intervalo de sete anos, mostrou o EAD progredindo aos poucos até alcançar essa grande diferença. Em 2015, houve um “empate técnico”. Após esse ano, o EAD sempre apareceu na frente com confortável vantagem.

O crescimento do número de alunos de cursos de formação de professores em educação a distância é maior do que o verificado nos demais cursos. É importante lembrar, porém, que a tendência não é exclusiva para essa área. Nos últimos 10 anos, o índice de novos alunos de EAD aumentou 428,2%. Em modalidades presenciais, caiu 13.9%.

Mais preparados para novas demandas

Com toda essa mudança, o estudo é interessante ao mostrar que novos professores já estão adaptados ao mecanismo do EAD, o que facilita na maneira de direcionar conteúdos e aprender o melhor funcionamento de plataformas. Essa é uma vantagem para esses novos profissionais. O método de ensino teve que ser adotado às pressas em muitos lugares que não tinham a preparação e estrutura adequada no momento da chegada da pandemia. Sendo cada vez menos uma “novidade”, é de se esperar uma guinada ainda maior em termos de adesão e qualidade.

Unifacear

A Unifacear teve crescimento excepcional nas matrículas EAD. Para acompanhar essa tendência mercadológica, há todo um preparo especial. No suporte do grupo universitário, o aluno pode contar com um grupo de tutores para tirar dúvidas pertinentes e esclarecer informações, além de realizar contato direto com os coordenadores de curso através dos meios de contato fornecidos.

Estudar EAD ajuda de forma essencial no que diz respeito a flexibilidade de horários e mensalidades mais acessíveis. Abaixo, conheça mais sobre os cursos de licenciatura e pedagogia da Unifacear.

Artes – Licenciatura

História – Licenciatura