artes-visuais-unifacear

O Curso

O curso forma professores prontos para planejar, organizar e desenvolver atividades e materiais relativos à área. As disciplinas desenvolvem a pesquisa, produção, crítica e mediação artístico-cultural nas modalidades de arte pública, cerâmica, desenho, fotografia, história em quadrinhos, ilustração, vídeo, holografia, escultura, gravura, mural, modelagem, grafite, livro de artista, multimídia, instalação, objeto, desempenho, pintura, arte digital, teoria, história e crítica de artes visuais, entre outras.

  • Tipo de formação: Licenciatura
  • Duração: 4 Anos
  • Disciplinas ofertadas: Clique aqui
  • Ingresso: Enem e Vestibular Agendado 

Valor da Mensalidade
R$217,50*
*valor com pontualidade

Duração do Curso

4 anos

Missão do Curso

Formar pessoas com competências e habilidades que possam através do trabalho, colaborar para a melhoria da sociedade brasileira.

Possibilitar o desenvolvimento de conhecimentos articulados às questões conceituais, pedagógicas e metodológicas no ensino, pesquisa e extensão em Artes Visuais comprometidas com a educação e, sobretudo com as questões sociais.

Objetivos

Desenvolver formação geral, no âmbito das Artes Visuais, e específica, quanto às teorias pedagógicas e recursos didáticos, no intuito de qualificar docentes para a área de magistério em arte/educação nas escolas, públicas ou privadas, de ensino básico, fundamental e médio, bem como em espaços informais de aprendizagem, como museus, galerias, ateliês, organizações não governamentais e afins.

Proporcionar autonomia crítica (baseada nos conhecimentos acadêmico-científicos das Artes Visuais e dos conceitos e tecnologias pedagógicas) para ação em planejamento de conteúdos e planejamentos educacionais em Educação Artística, levando-se em conta as transversalidades de seu objeto, o planejamento pedagógico em conjunto com outras disciplinas escolares e o respeito a um planejamento e prática educativa democrática e pluralista.

Desenvolver capacidades dialogais que visem, ao futuro profissional, implementar, em sua prática pedagógica, as articulações necessárias que possibilitem – e promovam – o direito à diferença, à liberdade de expressão, o respeito e a consciência de alteridade.

Perfil do Egresso

Como arte/educador: pesquisa, crítica e ensino das Artes Visuais na educação básica, fundamental, média, bem como no ensino informal – seja como monitores/mediadores de exposições em museus, galerias de arte, produtores culturais em ateliês, organizando eventos e projetos sociais, em oficinas de arte ou como professores de artes em organizações não-governamentais, objetivando a pesquisa, crítica e desenvolvimento poético/estético.

Reflexão acerca das questões inclusivas, étnicas, de gênero e/ou voltadas para os portadores de necessidades especiais, articulando o fazer artístico, científico e pedagógico, percebendo-se como sujeito mediador na construção do conhecimento, consciente de sua condição social como professor, tendo como meta o domínio estético, crítico e pedagógico no campo das artes visuais.

Metodologia

A metodologia proposta pela UNIFACEAR para modalidade à distância, se define como um conjunto de procedimentos didático-pedagógicos visando levar aos alunos os conteúdos do curso, mediante programas de disciplinas, aulas, tutorias, material didático, atividades complementares e avaliações por meio de tecnologia.
Nos projetos pedagógicos na modalidade a distância da UNIFACEAR, a ênfase é dada ao conhecimento científico, que ora ministrado pelos professores, ora pelos tutores nas aulas interativas ou como autores do material didático, desenvolvem um processo didático-interativo suficiente para que o aluno seja incluído nos processos educacionais e tenha altos índices de aprendizagem.

Tutorias

O trabalho de tutoria nos cursos da UNIFACEAR é uma ação pedagógica necessária nas diversas etapas no desenvolvimento das disciplinas  e com a participação de professores/tutores titulados e com representatividade em suas áreas de atuação.

Coordenação

Coordenador Geral de Graduação a Distância

Osiris Bastos

[email protected]

Dúvidas?