“Qualidade de ensino não depende da modalidade”

 em BLOG UNIFACEAR
EAD

A Educação a Distância (EAD) é uma forma de ensino mediada por tecnologias que permite que professores e estudantes estejam em ambientes distintos enquanto interagem. Isso não é uma novidade a essa altura. Entretanto, é importante enfatizar que essa configuração de aprendizagem tem crescido e sendo defendida por profissionais da área de educação. 

Referência em gestão educacional, Stavros Xanthopoylos é professor do Departamento de Operações da FGV-Eaesp, lecionando e coordenando cursos há mais de 18 anos. O educador é defensor do sistema EAD e recentemente discorreu sobre o assunto em entrevista à CNN Rádio.

Qualidade não depende da modalidade, mas sim de como o curso é concebido. É importante que se use o EAD dentro de preceitos que permitam que o curso seja feito de acordo com a necessidade do uso dessa tecnologia para transmitir esse conhecimento”, comentou.

Xanthopoylos tocou em outro ponto importante: a modalidade à distância enfrentou preconceito ao longo do tempo por ter sido, durante anos, precarizada dentro do modelo de ensino brasileiro. Atualmente – e reforçado pela readaptação da pandemia – o EAD passou por um processo de reestruturação, com uma melhor noção de como atender os alunos dentro das necessidades de aprendizagem. 

“Foi clara a depreciação do que se fez em relação ao EAD no Brasil, sem a qualidade coerente que se espera do modelo”, complementou. 

Matrículas EAD ‘vencem’ presenciais pela primeira vez na história

Em levantamento divulgado em fevereiro pelo Censo de Educação Superior, foi constatado que, de forma inédita, as matrículas para cursos à distância superam os presenciais. Foram levados em conta dados do ano de 2020. 

De acordo com a pesquisa, dos mais de 3,7 milhões novos matriculados no ensino superior, 53,4% optaram pela modalidade à distância, enquanto 46,6% escolheram cursos presenciais (que adotaram atividades remotas provisoriamente, por causa da pandemia). O Censo mostrou que, apesar da clara influência da COVID-19, a mudança já era evidente anteriormente. Nos últimos 10 anos, o índice de novos alunos de EAD aumentou 428,2%. Em modalidades presenciais, caiu 13.9%. 

UNIFACEAR – Excelência no atendimento

A UNIFACEAR teve crescimento exponencial nas matrículas EAD. Para acompanhar essa tendência mercadológica, há todo um preparo especial. No suporte do grupo universitário, o aluno pode contar com um grupo de tutores para tirar dúvidas pertinentes e esclarecer informações, além de realizar contato direto com os coordenadores de curso através dos meios de contato fornecidos. 

Gestora do Núcleo de Educação a Distância, Dariny Bonato comentou a respeito dos diferenciais da UNIFACEAR: “Todos os nossos professores são especialistas renomados em suas áreas. Também temos nossa produção própria com videoaulas atualizadas constantemente. Queremos que nosso diferencial seja nesse atendimento responsável e cuidadoso com nossos alunos”, afirmou. 

Estudar EAD ajuda de forma essencial no que diz respeito a flexibilidade de horários e mensalidades mais acessíveis. Abaixo, conheça mais sobre os cursos ofertados pela UNIFACEAR. 

Cursos de Graduação l Cursos de Pós-Graduação 

 

Postagens Recomendadas

Deixe um Comentário

faculdade-de-teologia-conheca-o-cursoEngenharia