A origem da Indústria Química vem do início do século XIX. Na época, muitos dos princípios químicos já eram utilizados para a fabricação de bálsamos, colas, sabões e perfumes. Em 18 de abril, é celebrado o Dia do Químico. A Unifacear preparou um blog que explica sobre o curso de Química Industrial e conta mais sobre a profissão.
O químico industrial é o encarregado de operacionalizar procedimentos na indústria química, estudando e escolhendo os métodos e as técnicas mais oportunas à condução de processos de uma unidade industrial. Entre as funções do profissional, também é possível citar: planejamento, organização e padronização em processos de fabricação de produtos, responsabilidade técnica em controle de qualidade de reagentes e o desenvolvimento de novos produtos com base em tecnologias e matérias-primas.
Destacam-se, para este profissional, as áreas de agroquímica, petroquímica, eletroquímicos, alimentos e bebidas, papel e celulose, cerâmica, fármacos, têxtil, pigmentos e tintas, plásticos, cimento, metalurgia, siderurgia, estações de tratamento de água e de tratamento de efluentes, empresas de nanotecnologia e biotecnologia, laboratórios de análises químicas e físico-químicas, perícia criminal e empresas de consultoria industrial. É uma área dinâmica e em pleno desenvolvimento, com diversas opções para a carreira.
O aluno formado terá uma base sólida em química orgânica, inorgânica, analítica, bioquímica, físico-química, química tecnológica, processos da indústria química, segurança industrial, economia e organização industrial.
O salário médio do Químico Industrial fica entorno de R$ 5.363,00, de acordo com o CAGED (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), podendo chegar até R$ 8.000,00 de acordo com a função e envergadura da empresa à qual o profissional está atuando.
O Curso Superior de Tecnologia em Processos Químicos (Química Industrial) da Unifacear, definido pelo Catálogo Nacional de Cursos Tecnológicos do Brasil como Processos Químicos, visa formar profissionais nas áreas de Eletroquímica e Biotecnologia aptos para atuarem em análises e controles de processos químicos em laboratórios industriais. É um tecnólogo presencial com duração de três anos.
Veja mais informações na página do curso.
Cursos com mensalidades acessíveis e excelente conceito no MEC. Professores mestres e doutores;
21 anos de tradição educacional com mais de nove mil alunos formados;
Alta empregabilidade de alunos e divulgação semanal de vagas;
Estrutura moderna e diferenciada;
Diversas modalidades de bolsas e descontos;