Dia do Gestor Financeiro: conheça curso e carreira

Gestor Financeiro

A gestão financeira teve sua origem por volta do início do século XX, com o objetivo principal de guiar e regularizar as empresas da época. Ela é estruturada com base em diversos elementos que influenciam a criação das organizações. Hoje, 06 de novembro, celebra-se o Dia do Gestor Financeiro. No Blog, saiba mais sobre curso e carreira.

Gestor FinanceiroConceito e mercado

Para ser um competente gestor financeiro, é necessário ter afinidade com números, indicadores, informações gerenciais e uma profunda visão de negócios. Essas aptidões constituem elementos essenciais para um desempenho eficaz na profissão. A maioria dos profissionais da área financeira desempenha suas funções monitorando os resultados financeiros de empresas, incluindo despesas, lucro, investimentos, contas a pagar e a receber, folha de pagamento, entre outros.

Alguns seguem uma abordagem mais analítica, buscando dados para elaborar relatórios que posteriormente influenciarão a tomada de decisões e poderão determinar o futuro da empresa. Eles também se dedicam à avaliação de custos, pesquisa de opções de financiamento, análise de tributos, retorno de investimentos, fluxo de caixa e alocação de recursos. Trata-se de uma profissão que demanda uma rotina intensa, em sintonia com as dinâmicas financeiras de cada organização.

Para se destacar nesse campo altamente competitivo, é necessário acompanhar as tendências globais, descobrir novas abordagens para a aquisição e aplicação de recursos, assim como manter-se atualizado sobre novas tecnologias, sistemas de gestão e questões regulatórias, entre outros aspectos. Além do conhecimento técnico, os gestores financeiros de sucesso também devem possuir habilidades sólidas de comunicação e interação interpessoal.

O gestor financeiro encontra oportunidades de emprego em uma ampla variedade de setores e tipos de empresas, uma vez que a gestão financeira desempenha um papel crucial em qualquer empreendimento. Eles podem ser empregados em micro, pequenas e grandes empresas, em setores como comércio, prestação de serviços, indústria, startups, consultorias técnicas, organizações sem fins lucrativos, escritórios de contabilidade e instituições de ensino superior.

Além disso, o setor público também é um grande empregador de gestores financeiros, uma vez que a administração pública tem investido cada vez mais em gestão financeira para reduzir gastos excessivos e otimizar os retornos de investimento. Para ingressar em cargos públicos, é geralmente necessário passar em um concurso altamente competitivo.

Independentemente do local de trabalho desejado, é fundamental que os profissionais da área de Gestão Financeira invistam em educação de nível superior e considerem pós-graduações, cursos de especialização e MBAs para ampliar suas oportunidades de atuação.

Remuneração

No que diz respeito aos salários, os gestores financeiros têm boas perspectivas de remuneração desde o início de suas carreiras, com a possibilidade de alcançar salários expressivos ao longo do tempo. O mercado oferece salários que variam entre R$ 4.000 e R$ 8.000 para gestores financeiros. Recém-formados podem receber entre R$ 1.900 e R$ 3.200.

Aqueles que atuam como consultores autônomos, sob a modalidade de pessoa jurídica, podem receber, em média, entre R$ 5.300 e R$ 13.500, dependendo dos clientes atendidos. As informações são do portal Guia da Carreira.

Curso da Unifacear

Temos o curso de Gestão Financeira presente em todas as modalidades: presencial, semipresencial e EAD. Confira mais informações clicando nas páginas dos cursos.

Diferenciais da Unifacear

Cursos com mensalidades acessíveis e excelente conceito no MEC. Professores mestres e doutores;

21 anos de tradição educacional com mais de nove mil alunos formados;

Alta empregabilidade de alunos e divulgação semanal de vagas;

Estrutura moderna e diferenciada;

Diversas modalidades de bolsas e descontos;