Dia do Comércio Exterior: conheça curso e carreira
O Comércio Exterior engloba operações de compra e venda de insumos, matéria-prima e produtos entre países diferentes. São várias as regras e leis que devem sem respeitadas em transações comerciais internacionais. O profissional com formação na área deve ter um profundo conhecimento desses procedimentos. Em 28 de janeiro, celebra-se o Dia do Comércio Exterior. No blog, conheça mais sobre curso e carreira.
Conceito
O profissional participa das operações de importação e possui conhecimento para traçar planos de exportação. Ele analisa o mercado internacional e participa da promoção de produtos ou serviços em feiras e outros eventos, prestando orientação técnica aos visitantes/participantes.
As atividades que este profissional realiza em seu cotidiano dependem do setor da economia, do porte da empresa onde ele trabalha e também de seu cargo e responsabilidades. Normalmente, envolvem o gerenciamento de operações como:
Importação
Exportação
Transações cambiais
Despacho e legislação aduaneira
Prospecção e pesquisa de mercados
Definição de planos de ação
Negociação e execução de operações legais
Contratos
Logística internacional
Controle do fluxo de embarque e desembarque de produtos
Os profissionais que atuam na área de exportação e importação apresentam várias capacitações, e conhecer aspectos socioeconômicos, matérias-primas e produtos dos países é essencial para mediar e realizar bons negócios.
Nesse cargo, você ficará responsável por garantir que os processos ocorram de modo ágil e correto e que sigam de acordo com as leis dos países envolvidos nas negociações. Portanto, inclui lidar com os documentos necessários e a conversão de moedas utilizadas. Pode trabalhar em indústrias, comércio, instituições financeiras e empresas de logística, entre outras, além de ocupar cargos públicos em secretarias municipais e estaduais, ministérios e órgãos federais.
É uma profissão que exige conhecimentos profundos de Direito e Legislação, Economia e Matemática. Ao contrário da profissão de Relações Internacionais, que é mais focada em aspectos sociais, culturais e políticos, no Comércio Exterior o profissional lida mais com números, cotações, contratos e negociações de compra e venda.
Conhecer outros idiomas é essencial para trabalhar na área de Comércio Exterior, principalmente para acessar documentações e contratos internacionais e negociar com compradores e fornecedores. Por isso, além da fluência, é necessário conhecer a fundo os termos comerciais e legais. Inglês e espanhol são básicos e é desejável conhecer também o idioma do país com o qual realiza transações comerciais.
Remuneração
Curso da Unifacear
Em nossa instituição, o curso de Comércio Exterior é ofertado na modalidade EAD. Saiba mais clicando na página do curso.
Diferenciais da Unifacear
Cursos com mensalidades acessíveis e excelente conceito no MEC. Professores mestres e doutores;
21 anos de tradição educacional com mais de nove mil alunos formados;
Alta empregabilidade de alunos e divulgação semanal de vagas;
Estrutura moderna e diferenciada;
Diversas modalidades de bolsas e descontos;