Dia do Biomédico: conheça curso e carreira de Biomedicina

 em BLOG UNIFACEAR

O conceito de biomedicina começou a surgir no Brasil na década de 1950, durante a segunda Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, que aconteceu em Curitiba. A modalidade de graduação só debutou em 1966, implementada na Escola Paulista de Medicina (EPM), sob a nomenclatura Ciências Biomédicas Modalidade Médica. Em 20 de novembro, é celebrado o Dia do Biomédico. No blog, conheça mais sobre a profissão e o curso. 

bIOMEDICINAO que é?

A Biomedicina, como o nome sugere, é uma ciência que está situada entre a Biologia e a Medicina. A modalidade forma profissionais aptos a pesquisarem e diagnosticarem doenças que afetam os seres humanos, tipificando suas causas e trabalhando em tratamentos para cura. O especialista em Biomedicina identifica e classifica microrganismos causadores de enfermidades e desenvolve ou melhora remédios e vacinas para combater. O biomédico é o profissional que pesquisa, reconhece e distingue microrganismos que causam enfermidades e aprimora as maneiras de combate e prevenção.  

Atuação

Entre as atividades realizadas por um biomédico, é possível citar:

Desenvolvimento de medicamentos e vacinas;

Realização de análises físico-químicas e microbiológicas;

Aplicação de exames clínicos e preparação de laudos diagnósticos;

Execução de perícias e auditorias;

O mercado de trabalho é amplo e segue em expansão. De acordo com o Conselho Federal de Biomedicina (CFBM), existem 37 especializações reconhecidas para estes profissionais, que podem optar por uma carreira em saúde, docência, pesquisa, patologia, imagenologia, meio ambiente e alimentos, entre outras.

Uma das áreas mais promissoras para biomédicos atualmente é a de pesquisa genética. Esse é apenas um exemplo de como a área abre um leque de possibilidades a todo momento. 

O que é estudado em Biomedicina?

Anatomia Humana

Biologia Celular e Molecular

Biofísica

Química

Genética

Bioquímica

Bioestatística

Epidemiologia

Imunologia

Patologia

Farmacologia

Bioinformática

Hematologia

Esses são apenas alguns dos exemplos de disciplinas que comumente estão presentes nas grades curriculares. Evidentemente, cada curso tem suas particularidades. 

Remuneração 
Biomedicina

Dados: Educa Mais Brasil

Curso da Unifacear

Em nossa instituição, temos o curso de Biomedicina presente nas três modalidades: presencial, semipresencial e EAD. Na página de cada um deles, você encontrará as especificidades. 

Diferenciais da Unifacear

Cursos com mensalidades acessíveis e excelente conceito no MEC. Professores mestres e doutores;

21 anos de tradição educacional com mais de nove mil alunos formados;

Alta empregabilidade de alunos e divulgação semanal de vagas;

Estrutura moderna e diferenciada;

Diversas modalidades de bolsas e descontos;

Postagens Recentes

Deixe um Comentário

femininoEletricista