Como aproveitar as férias sem perder o foco nos estudos?

 em BLOG UNIFACEAR

As férias de julho estão na área. É uma oportunidade perfeita de esfriar a cabeça e aproveitar o tempo livre. Entretanto, quem está aguardando um vestibular ou já está envolvido com o ensino superior sabe que relaxar completamente nem sempre é a melhor opção. No blog de hoje, traremos algumas dicas de como aproveitar o recesso sem abandonar completamente o conteúdo. 

fériasRotina leve

É importante, em um primeiro momento, não esquecer das férias. Dito isso, as inserções de momentos de estudo na rotina não devem ser pesadas/exaustivas. É recomendado reservar no máximo quatro horas de estudo, visto que o período de descanso é principalmente para “recarregar”. Janelas de uma hora de estudo, por exemplo, já serão muito bem-vindas especialmente no que diz respeito a revisão de conteúdos. Esse tempo breve também pode ser fundamental ao chegar a hora de “pegar no tranco” quando as aulas voltarem. Será mais tranquilo retomar a rotina sem precisar se acostumar novamente com uma rotina, mudando de uma hora para a outra. 

Sono regulado

Não tem ligação direta com uma rotina de estudos, mas afeta de forma primordial o rendimento na prática da atividade. É normal que, com a chegada das férias, as madrugadas se prolonguem e o dia comece mais tarde. Entretanto, é bom tomar um cuidado especial com essa questão. Sonolência, cansaço e perda da disposição são os primeiros sintomas de um sono desregulado. Por conta deste fator, também é normal que ocorram dificuldades cognitivas, com incapacidade de concentração e pior desempenho. Outra questão é a instabilidade emocional e irritação. Portanto, respeito com os limites do corpo. 

Formas alternativas de estudar 

Flashcards, mapas mentais, post-its. Espalhar materiais do tipo pelo ambiente é uma forma de reforçar um pensamento e criar associações na mente mesmo sem estar estudando no momento. Ao bater o olho, seu cérebro estará fixando uma ideia e estimulando ligações. Em um blog anterior, mostramos alguns exemplos de mapas mentais e como a construção pode ser realizada. Confira!

Preparação para a volta

Uma forma de unir o útil ao agradável é adiantando o que for possível durante as férias. Sem diminuir significativamente o tempo livre para lazer, é interessante observar o conteúdo que será estudado na volta às aulas e buscar entendê-lo, realizando anotações e marcando dúvidas. Assim, quando a escola/faculdade voltar, o aluno já poderá ter uma melhor noção do que o professor vai trabalhar e quais dúvidas tirar, podendo ficar mais preparado para adversidades. 

Respeite os finais semana

Conforme dito anteriormente, é importante lembrar que férias são, primordialmente, férias. É altamente recomendado manter o compromisso com os livros/materiais didáticos por todas as razões apontadas acima, além do comprometimento com a saúde principalmente através do sono bem regulado. Caso consiga seguir essa rotina disciplinada, aliando o lazer ao aprendizado, não faz mal algum tirar o final de semana para descanso completo. Não cometendo excessos, é claro, como citado, pois a saúde mental é essencial em toda essa equação, sendo o fator chave para que tudo funcione. 

Desejamos a todos boas férias no mês de julho e ótimos estudos neste segundo semestre de 2022.

Com amor, Unifacear!

Postagens Recentes

Deixe um Comentário

faculdadeHospitalar