Visita Técnica: Contextualizando a Arquitetura e Urbanismo de Curitiba

No último sábado, 25 de agosto, os alunos do Curso de Arquitetura e Urbanismo da UNIFACEAR – campus Araucária – realizaram uma visita técnica no centro da cidade de Curitiba como parte da disciplina de Projeto de Urbanismo I, ministrado pela Profª Tharsila Dallabona Fariniuk. A proposta dos professores foi promover a observação da cidade sob a perspectiva da evolução urbana, da arquitetura e do patrimônio histórico, apresentando na prática os conceitos trabalhados em diversas disciplinas do curso.

Durante a visita, que durou o dia todo, professores e alunos caminharam desde a Avenida Sete de Setembro até o Museu Oscar Niemeyer, no Centro Cívico. O percurso possibilitou a discussão de diversos aspectos urbanísticos da cidade de Curitiba e da Região Metropolitana, englobando a fase de consolidação do local como vila, nos séculos XVII e XVIII, a urbanização promovida pela chegada de indústrias e ferrovias, no século XIX, a diversificação arquitetônica resultante da influência de estilos construtivos de imigrantes de diversos países, a fase do modernismo e os planos diretores que começaram a transformar a cidade nessa referência urbanística, a partir da metade do século XX. A visita técnica terminou no Museu Oscar Niemeyer, que é uma significativa obra arquitetônica brasileira.

Esse método da aula “aberta” –  que ocorre de maneira dinâmica durante a caminhada e visitas aos espaços – é fundamental para a formação dos futuros arquitetos e está diretamente relacionado à proposta de construção de um curso cada vez mais dinâmico e inovador. A visita técnica foi uma experiência acadêmica enriquecedora, além de um momento de descontração e interação com os colegas e professores.