Utilizando Pensamento Criativo em processadores

 em UNIFACEAR

A dinâmica do aprendizado no contexto educacional tem passado por muitas transformações. A criação de diferentes espaços de aprendizagem e o conceito de “colocar a mão na massa” estão ganhando cada vez mais espaço. Um ótimo exemplo disso, foi a aula de Arquitetura de Computadores ministrada pelo professor Carlos Gouveia nas novas salas de metodologia ativa da Unifacear.

Durante a aula, os 32 estudantes da turma de Arquitetura de Computadores foram divididos em 4 grupos de trabalho. Cada grupo recebeu um processador para estudo antecipado fora de sala de aula (INTEL 4004, INTEL 8080, INTEL 8085 e MOTOROLA 6800). Depois, em sala de aula os estudantes receberam aproximadamente 2 mil peças de LEGO para realizar a representação do esquemático dos componentes de cada processador. Além disso, cada equipe teve que transcrever as principais características dos processadores no quadro. Ao final, os alunos apresentaram as construções a partir do uso das peças de LEGO e também realizaram uma breve apresentação descritiva das características indicadas no quadro.  

Segundo o coordenador Fabiano Nezello: “A partir do uso de meios não-tradicionais de ensino-aprendizagem, como no uso das peças de LEGO, os alunos interpretaram e identificaram no datasheet dos fabricantes os diferentes componentes de cada processador estudado (INTEL e MOTOROLA). Esse tipo de atividade incentiva o estudante à investigação e pesquisa, a partir do uso de recursos iterativos e lúdicos, além de uma interatividade maior em conhecer o processador e o trabalho em equipe com os demais colegas de trabalho.”

Para o aluno Lucas da Silva Cordeiro, do segundo período de Análise e Desenvolvimento de Sistemas: “A atividade foi uma surpresa muito agradável, além de conseguir representar a arquitetura do processador na prática, com toda certeza, ajudou a ter uma melhor compreensão dos componentes. Além disto, a escolha das equipes foi de maneira aleatória, no começo me senti meio receoso, porque nunca tinha conversado com alguns colegas, e desta forma pude aprimorar o relacionamento e o trabalho de equipe entre os membros do grupo. Uma excelente atividade, espero que ocorra mais dinâmicas como está no futuro. Foi uma excelente aula.” 

Postagens Recentes

Deixe um Comentário