Trabalhar e estudar ao mesmo tempo, é possível?

 em BLOG UNIFACEAR

trabalhar-e-estudar-ao-mesmo-tempo-e-possivel

 

Trabalhar e estudar ao mesmo tempo, é possível?

 

Trabalhar e estudar ao mesmo tempo, é uma realidade para a maioria dos brasileiros. Embora não pareça ser o ideal, é possível, sim, e existem muitas vantagens para quem adota esse estilo de vida.

Há quem acredite que na formação acadêmica o aluno deva se dedicar totalmente aos estudos para poder tirar melhor proveito das aulas.

Por outro lado, há quem defenda que trabalhar e estudar é a melhor opção para quem quer se desenvolver mais rápido na carreira.

Seja por um lado ou por outro, uma coisa é certa, é preciso muita dedicação e responsabilidade para concluir os estudos. Afinal, faculdade não é brincadeira, não é mesmo? Veja essa notícia.

Hoje vamos falar sobre a realidade de quem tem que trabalhar e estudar ao mesmo tempo, as possibilidades, o que é preciso saber e 5 dicas para você aproveitar ao máximo essa dupla jornada de trabalhar e estudar. Acompanhe.

 

O que você precisa saber ao trabalhar e estudar ao mesmo tempo?

 

Antes de mais nada, você precisa saber do seguinte: a maioria das profissões sofre com um mercado de trabalho muito concorrido e, para ter destaque, apenas um diploma não vai conseguir te ajudar. 

Com isso, será necessário também alguma experiência na área e quanto antes você conseguir, melhor para você. Algumas opções são um estágio ou assumir uma posição de trainee, por exemplo.

Mesmo sabendo que essa pode ser uma decisão que venha agregar muito à sua carreira, saiba que vai mudar a sua vida e a sua rotina. Por isso, a seguir, veremos alguns pontos que precisam ser considerados antes de você tomar essa decisão.

 

Vai ser cansativo

 

Decerto que um dos principais problemas mais enfrentados por quem tem essa dupla jornada é o cansaço. Até porque não é nada fácil conciliar o tempo de trabalho com os estudos, tudo se torna muito corrido e cansativo.

Por isso é preciso estar sempre atento aos sinais do seu corpo, como sonolência, estresse, problemas para dormir, entre outros.

 

Atenção à sua qualidade de vida

 

Uma das vantagens em conciliar trabalho e estudos é receber o seu salário no final do mês. Porém, como nem tudo são flores, por mais que seja importante ter um planejamento financeiro, cuidar da sua saúde é imprescindível.

Portanto, dê sempre muita atenção à sua alimentação, ao tempo de descanso, beba bastante água e esteja sempre em dia nas consultas com o seu médico.

 

Seja organizado

 

Conforme dissemos anteriormente, a vida de quem trabalha e estuda é muito corrida. Portanto, é muito importante que você tenha organização para não se sair mal nos estudos e para cumprir suas obrigações no trabalho.

Para isso, você pode contar com diversas técnicas, aplicativos, até mesmo agenda, ou um caderno para anotação, que vão te auxiliar nessa empreitada.

 

Separe um tempo para estudar

 

Pode parecer meio óbvio, mas muita gente acaba se enrolando e, por falta de organização, acaba deixando de lado uma tarefa muito importante: estudar.

Não se esqueça que, além de um investimento financeiro, a faculdade é também um investimento na sua carreira. Portanto, o que pode parecer muito difícil num primeiro momento, será muito prazeroso depois, quando você colher os frutos dos seus esforços.

 

Seja responsável

 

Além da organização é muito importante também a responsabilidade, pois, dessa maneira você conseguirá cativar as pessoas com que convive, não só no trabalho como também nos estudos.

Ser uma pessoa responsável nesses ambientes reforça que você é alguém com quem seus colegas sempre desejarão ter por perto.

 

 

É possível trabalhar e estudar ao mesmo tempo?

 

Apesar de muitos sentirem-se acuados ao tentar essa dupla jornada e por mais que seja uma realidade que exija bastante em manter uma rotina organizada, a mente produtiva e dar conta de todas as demandas, algumas pessoas podem acabar desistindo antes mesmo de tentar.

Porém, estudar e trabalhar ao mesmo tempo, traz uma série de benefícios para o currículo e para a vida pessoal.

Geralmente, muitos pensam que trabalhar e estudar ao mesmo tempo, não pode ser possível e que o trabalho pode atrapalhar os estudos. E isso pode realmente acontecer se o estudante não tiver organização e responsabilidade.

Entretanto, se o aluno conseguir desenvolver uma rotina organizada e traçar uma meta bem definida, essa pode ser uma experiência enriquecedora. Um exemplo disso é o estágio, que é um complemento do aprendizado na prática, além de proporcionar uma ajuda financeira.

Além de possibilitar um crescimento profissional, trabalhar e estudar também pode motivar em um crescimento pessoal, pois, geralmente, essas pessoas tornam-se mais confiantes, determinadas e organizadas com o tempo.

 

5 dicas para trabalhar e estudar ao mesmo tempo

 

Como você sabe, a Unifacear está aqui para te ajudar e, pensando nisso, desenvolvemos essa lista prática que vai te auxiliar e fazer com que você renda mais na sua jornada dupla de ter que trabalhar e estudar. Acompanhe.

 

Planeje seu dia

 

Planejamento é essencial! Por isso é importante que você consiga montar um plano de atividades das tarefas destinadas para cada dia e adaptadas à sua realidade de acordo com o seu tempo. Inclua no seu plano também as pausas, os momentos de descanso e atividades extras, como academia ou tempo para a família.

Estabeleça um horário para a realização de tarefas, tenha seu dia planejado desde quando acorda até a hora de ir dormir. Priorize as suas tarefas a partir das mais urgentes. Lembre-se: deixar muitas atividades para o mesmo dia vai te sobrecarregar e te deixar com um cansaço desnecessário.

Tenha o controle de todos os minutos do seu dia, inclusive o tempo de deslocamento do trabalho para a faculdade, além também das atividades extracurriculares. No final do dia observe se cumpriu tudo conforme o seu planejado. Isso te ajuda a ter clareza das suas falhas e onde está perdendo tempo.

 

Anote todas as atividades

 

Se você não tem o costume de anotar todas as suas atividades, é melhor começar a criá-lo desde já. Pois, esse costume vai te ajudar muito na organização do seu dia e vai evitar com que você se esqueça de qualquer tarefa.

Para isso é necessário ter sempre disciplina de anotar e consultar as suas anotações diariamente e não deixar de cumprir a lista de atividades daquele dia.

 

Escolha uma estratégia de estudo

 

Existem vários métodos e estratégias de estudo e produtividade que você pode adotar no seu dia a dia para conseguir realizar suas tarefas com mais excelência. Um deles é a técnica Pomodoro, que, resumidamente, é um ciclo onde você foca em uma tarefa por 25 minutos e descansa 5 minutos. Depois retoma a tarefa por mais outro ciclo, até terminar a tarefa.

 

Otimize seu tempo

 

Um dos maiores erros de quem trabalha e estuda ao mesmo tempo, é deixar pra fazer algumas tarefas da faculdade durante o expediente ou no intervalo do almoço. Isso não é otimizar o tempo. Você precisa deixar tudo organizado e cumprir suas tarefas nas horas determinadas. Existe um tempo pra cada coisa.

 

 

Não deixe tudo para a última hora

 

Geralmente isso acontece muito com quem não tem organização diária e acaba acumulando tarefas. O resultado disso é que as mais importantes são deixadas para a véspera do prazo de entrega. 

Por isso é tão importante ter um planejamento. Pois, dessa forma é possível um equilíbrio em sua vida de estudos, profissional e pessoal.

Em conclusão, trabalhar e estudar ao mesmo tempo, não é um bicho de sete cabeças, mas também não é uma tarefa fácil. Para se dar bem nessa dupla jornada é preciso muita dedicação, organização e responsabilidade.

E, para isso, você pode contar com a Unifacear, pois, contamos com os melhores professores que irão te auxiliar na sua carreira, com conteúdos e dicas incríveis.

Faça a sua inscrição agora mesmo e comece a investir na sua carreira.

Postagens Recomendadas

Deixe um Comentário

diploma-universitario-aumente-o-seu-salario-com-um