Torre de Papel e o princípio da Flambagem de Pilares

Na disciplina de Resistência de Materiais, ministrada pelo professor Gabriel Marinho, os alunos do curso de Engenharia Civil foram desafiados a pôr seus conhecimentos em prática, ao projetar e construir torres de papel que suportassem o peso de uma calculadora!

Para tanto, os acadêmicos utilizaram seus conhecimentos sobre sustentação e estruturação, com base nos princípios relacionados a resistência dos materiais, em especial o princípio da flambagem de pilares.

A atividade deveria ser realizada em 20 minutos, sendo 5 minutos de elaboração do projeto e 15 minutos para a execução. O objetivo foi criar uma torre de 115 cm, com 20 folhas sulfites, que suportasse o peso de uma calculadora. Através desta prática, os alunos conseguiram observar o benefício de utilizar conjuntos de pilares e travamento por patamares.