Semana de Enfermagem é comemorada na UNIFACEAR

Os acadêmicos do 9º período de Enfermagem, com muita dedicação e cuidado, organizaram a Semana de Enfermagem de 2018, que ocorreu de 14 a 16/05 e teve uma programação diversificada. O primeiro dia teve teatro e brincadeiras, como Passa ou Repassa, Palavra-Cruzada, Jogo do Tabuleiro, Show do Milhão e Bigfone, que foram elaboradas pelos acadêmicos dos diversos períodos do curso e tiveram como mote as Teorias de Enfermagem. Os acadêmicos foram divididos em grupos, por cores, e membros de todos os períodos. Criatividade, competição, conhecimento teórico e diversão foram as tônicas desta noite.

No segundo dia, em que participaram também os acadêmicos de Biomedicina e Fisioterapia,  a programação científica contou com a mesa redonda “Violência contra a mulher e sífilis: caminhos que se cruzam”, cujas enfermeiras Marcelexandra Rabelo e Cleonice Aparecida de Oliveira compartilharam suas experiências e vivências profissionais de atendimento no ambulatório do Hospital de Clínicas às mulheres vítimas de violência e SOA (Serviço de Orientação de Aids e Infecções Sexualmente Transmissíveis) de Araucária, respectivamente. A noite foi brilhantemente encerrada com a palestra da Verônica S. Berdnarczuk, fundadora e diretora do Instituto Unidos pela Vida – Fibrose Cística, que trouxe informações sobre esta doença e a forma como superou as adversidades por ela apresentadas. Foi uma noite de reflexão, entusiasmo e compartilhamento de vivências.

E para encerrar a Semana, uma gincana elaborada pelo 9º período, com perguntas sobre as Teorias de Enfermagem (de Florence Nightingale, Joyce Travelbee, Betty Neumann, Sister Calista Roy e Jean Watson), gerou uma busca por pistas em toda a faculdade. Mais do que ganhar a brincadeira, o importante foi a integração dos alunos e professores, e a construção do conhecimento de uma forma lúdica e interativa.

O sucesso do evento foi evidenciado pela participação ativa e interessada dos acadêmicos, e por manifestações como as das acadêmicas Danielle Becker “Estava tudo muito bom! Gostei bastante!” e Viviane Duarte Rodrigues “Essa foi a melhor Semana de Enfermagem que já tivemos!”. De acordo com a coordenadora do curso, profª. Samantha Reikdal Oliniski, a Semana de Enfermagem abordou temas que são densos e complexos de uma forma mais amistosa e acessível, e principalmente, proporcionou interação entre os alunos e professores. “Fica o sentimento de orgulho e satisfação por conseguirmos criar este momento coletivo. Só tenho a agradecer a todos, especialmente aos alunos, que superaram a expectativa ao acreditar na proposta, desenvolver e realizar atividades tão bacanas! Juntos sempre podemos mais, realmente.”, encerrou.