Semana Acadêmica do curso de Pedagogia movimenta o campus Araucária

A atividade ocorreu entre os dias 19 e 22 de agosto, no auditório do campus Araucária e envolveu os estudantes do curso de Pedagogia Presencial e EaD de Araucária, do Sítio Cercado e Fazenda Rio Grande. A organização foi gerenciada pela coordenadora do curso de Pedagogia, Viviane Barbosa, professor Thiago Boaventura e estudantes do 3º e 4º período que fizeram toda a logística do evento, incluindo cerimonial e um coffee break diário e muito especial.

O evento contou com uma mesa temática sobre Educação Especial, palestras envolvendo temas diversos, dentre os quais destaca-se a importância da música para a aprendizagem, ministrada pela professora mestra Camila Gonçalves e Neuropsicologia da Aprendizagem, realizada pelo Professor Doutor Leandro Kruszielski, da UFPR, autor do livro Fundamentos da neurofisiologia. Além disso, foram dinamizadas oficinas temáticas ministradas pelos docentes e pelos estudantes do 5º e 6º período. A aluna Grazielen Machado, do 6º período relata: “A semana acadêmica 2019 foi uma das experiências mais diferentes que desfrutei no percorrer do curso, pois além da participação dos acadêmicos, abordou temas muitos importantes, como por exemplo, a palestra de neuropsicologia, tema de muita curiosidade e relevância.”

O professor Thiago Boaventura conta que trabalha há 5 anos na instituição e fica muito feliz em participar de nossa evolução enquanto Centro Universitário. “Acredito que a semana Acadêmica Pedagogia Unifacear 2019 conseguiu atingir seus objetivos. Foram promovidos e vivenciados momentos de integração entres os diferentes períodos e campi do nosso curso. As palestras e oficinas trouxeram para o ambiente acadêmico, o debate e a reflexão referente as múltiplas áreas que a Pedagogia atua. Tudo isso, colabora de maneira efetiva para a qualidade no processo do formação dos nossos profissionais, além de nos proporcionar momentos diferentes e motivadores enquanto professores/pesquisadores da Educação.”

A estudante Ana Paula Yoneoka comenta que só tem elogios para essa atividade. “As palestras ministradas contemplaram temáticas que de fato fomentam a busca por mais conhecimento. Também achei válida a oportunidade de levar os outros campi para Araucária, pois isso oportuniza a integração com novas colegas e permite que nós possamos conhecer os professores que dão aulas no campus, ampliando nosso networking. Falando por mim que estou quase me formando vejo as palestras oferecidas como formação continuada de complementação  e para os calouros penso que a semana passa a ser um caminho iluminado, pois muitas pesquisas podem se materializar a partir dessas oportunidades, que aos meus olhos, são riquíssimas.  Ano que vem já não estarei mais na instituição, mas como diz um velho ditado popular…”Um bom filho a casa torna”. Aguardo ansiosamente pela próxima.”

De fato foi uma atividade muito importante e que gerou um movimento positivo em prol da formação de nossos acadêmicos. Tenho só a agradecer o apoio do grupo docente e dos alunos envolvidos na organização e aqueles que participaram do evento, relata a coordenadora Viviane Barbosa.