Prouni divulga classificados; Fies abre inscrições e surge como alternativa para quem não conseguiu bolsa pelo Prouni

 em BLOG UNIFACEAR

O Ministério da Educação divulgou, nesta terça-feira (07) os aprovados para o Prouni, que podem ser conferidos através do link https://acessounico.mec.gov.br/prouni. Na mesma data, foram abertas as inscrições para o Fies, programa de financiamento em que o aluno só começa a pagar o curso depois de se formar.

fiesOs estudantes aprovados no Prouni precisam comparecer à instituição de ensino selecionada para comprovação dos dados até a quinta-feira da semana que vem com os seguintes documentos:

Documento de identificação original, válido e com foto

CPF

Comprovante de residência

Diploma, certificado ou documento equivalente de conclusão do ensino médio expedido por instituição competente

Comprovantes de rendimentos familiares

Documentação que comprove participação e requisitos mínimos no Enem

Para quem não foi aprovado, há a alternativa do Fies. A seleção também é feita através do site www.acessounico.mec.gov.br.

Entendendo o FIES

O Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), criado no ano 1999 pelo Ministério da Educação (MEC), oferece financiamento aos estudantes por meio da nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

As inscrições para o Fies 2023 têm início em 7 de março, se estendendo por três dias. Abaixo, confira um guia completo das regras (algumas recentemente implementadas) e detalhes sobre o programa como um todo.  

Por meio do Fies, o estudante pode candidatar-se ao financiamento integral ou parcial das mensalidades do curso que escolher, assumindo os custos e mensalidades de forma reduzida ou após completar sua formação.

Ao início de cada semestre letivo, o Fies abre inscrições para os candidatos que almejam um contrato de financiamento estudantil. Os selecionados contam com o auxílio do Governo Federal para o custeio das mensalidades até a conclusão do curso.  

Confira o passo a passo para solicitar o financiamento:

1° Passo: Inscrição no Sistema de Seleção do Fies (Fies Seleção)

O primeiro passo para efetuar a inscrição consiste em acessar o Sistema de Seleção do FIES (FIES Seleção) e informar os dados solicitados. No primeiro acesso, é necessário que o estudante informe seu número de Cadastro de Pessoa Física (CPF), sua data de nascimento e um endereço de e-mail válido, além de cadastrar uma senha que será utilizada sempre que o estudante acessar o Sistema. Após esse passo, o estudante receberá uma mensagem no endereço de e-mail informado para validação do seu cadastro. A partir daí, o estudante estará apto a acessar o FIES Seleção e fará sua inscrição informando seus dados pessoais, do seu curso e instituição.

2° Passo: Inscrição no SisFIES

O estudante pré–selecionado deverá acessar o SisFIES e confirmar sua inscrição em até cinco dias, informando os dados de financiamento a ser contratado.

3º Passo: Validação das informações

Após concluir sua inscrição no SisFIES, o estudante deverá validar suas informações na Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento (CPSA), em sua instituição de ensino, em até dez dias após a conclusão da inscrição. A CPSA é o órgão responsável, na instituição de ensino, pela validação das informações prestadas pelo candidato no ato da inscrição.

4º Passo: Contratação do financiamento

Após a validação das informações, o estudante, e, se for o caso, seu(s) fiador(es), deverão comparecer a um agente financeiro do FIES para a validação da inscrição pela CPSA, para formalizar a contratação do financiamento. No ato da inscrição no SisFIES, o estudante escolherá a instituição bancária, assim como a agência de sua preferência, sendo o Banco do Brasil e a Caixa Econômica Federal os atuais Agentes Financeiros do Programa. Os prazos para validação da documentação junto à CPSA e para comparecimento à instituição bancária começam a contar a partir da conclusão da inscrição no SisFIES e da validação da inscrição na CPSA, respectivamente, e não serão interrompidos nos finais de semana ou feriados.

Fases do financiamento

Fase de utilização: Durante o período de duração do curso, o estudante pagará, a cada três meses, o valor máximo de R$ 150,00, referente ao pagamento de juros incidentes sobre o financiamento.

Fase de carência: Após a conclusão do curso, o estudante terá dezoito meses de carência para recompor seu orçamento. Nesse período, o estudante pagará, a cada três meses, o valor máximo de R$ 150,00, referente ao pagamento de juros incidentes sobre o financiamento.

Fase de amortização: Encerrado o período de carência, o saldo devedor do estudante será parcelado em até três vezes o período financiado da duração regular do curso.

Mais detalhes de financiamento

O financiamento da mensalidade contém fases que são divididas de acordo com o envolvimento do estudante com a dívida, sendo elas:

Durante o curso

Ao longo do período em que o aluno está realizando a graduação, é necessário pagar apenas o valor relativo ao encargo operacional fixado no contrato. O custo total do seguro de vida exigido para a contratação do financiamento também deverá ser pago durante o período no qual o aluno está cursando. 

Período de Carência e Amortização

Desde 2018, o Fies não conta mais com o Período de Carência para começar o pagamento da dívida. Caso o estudante contenha um emprego ou realize a abertura de uma empresa após se formar, as parcelas serão descontadas automaticamente da fonte de renda, de acordo com um cálculo previsto pelo Governo Federal.

Se o estudante não possuir renda em qualquer momento da amortização, o financiamento deverá ser quitado em prestações mensais correspondentes ao pagamento mínimo.

Todos os valores devem ser pagos diretamente às instituições em que os serviços foram contratados. O governo estima que o prazo máximo para quitação da dívida seja de 14 anos.

Posso participar do Fies? 

No Novo Fies, podem ser contemplados estudantes graduados e não-graduados, de todo o Brasil, com renda per capita mensal familiar de até três salários mínimos para financiamentos integrais, e até cinco salários mínimos para financiamentos parciais.

Também é obrigatório que o candidato tenha participado de alguma edição do Enem, a partir de 2010, obtido pontuação mínima de 450 pontos e não ter zerado a redação.

É permitido que os beneficiários de bolsas parciais do Prouni participem do Fies, por meio do financiamento do valor restante da mensalidade.

Cronograma do Fies

Inscrições: 7 a 10 de março no portal do Fies

Resultado: 14 de março de 2023

Complementação da Inscrição no Fies Seleção pelos candidatos pré-selecionados na modalidade Fies: 15 a 17 de março

Pré-seleção em lista de espera: 21 de março a 18 de maio

Postagens Recentes

Deixe um Comentário

Públicaextensão