Profissão Professor: O guia completo da carreira
Profissão Professor: O guia completo da carreira
Todas as profissões são muito importantes, porém a profissão de professor é uma das que se destaca, por ter algo muito inerente e ligado à vocação, assim como a profissão de médico, por exemplo.
Todos sabem que ser professor não é nada fácil, pois, muitas das vezes acaba levando serviço para casa, e o faz com muito amor e dedicação. Além disso, também existem alunos que são um desafio no dia-a-dia e o professor precisa lidar com isso.
Apesar disso, é uma das profissões mais gratificantes, pois sempre haverão alunos que poderão se tornar bons profissionais, graças ao professor. Um bom professor transforma a sociedade de forma indireta, pois, primeiro, transforma o indivíduo.
Desde que nascemos estamos atentos ao mundo à nossa volta e aprendendo, seja observando ou, acolhendo os ensinamentos de alguém mais experiente, de uma pessoa que seja referência.
Quando criança nossos pais nos ensinaram como devemos nos comportar, os valores morais e éticos, e logo somos inseridos na escola e, a partir daí, surge o professor para desempenhar o papel de ensinar.
Muito antigamente o professor tinha uma imagem autoritária e totalitária, ele era o portador e detentor do conhecimento e o transmitia aos alunos que tinham que ouvir e guardar todas as informações passivamente.
Com o passar do tempo e a evolução da sociedade, a forma como o professor atua e desenvolve o seu trabalho também mudou. Passou a ser mais inclusivo e o professor assumiu o papel de mediador do conhecimento.
Hoje vamos conhecer um pouco mais da profissão professor que, como já deu para perceber, é essencial para a formação de toda a sociedade. Acompanhe.
O que faz um professor?
Diante de tanta importância dá para imaginar que o professor faça muita coisa, e realmente faz. Porém, de forma prática, ele é responsável por elaborar diversos tipos de atividades que buscam desenvolver habilidades e também conhecimento técnico sobre diversos assuntos.
Segundo o site Quero Bolsa, “entre suas atividades pedagógicas, o professor pode aplicar provas e trabalhos para avaliar o ensino-aprendizagem, elaborar conteúdos e métodos que facilitem o aprendizado, aplicar atividades em grupo que estimulem o trabalho em equipe, o respeito e a convivência com as diferenças pessoais.”
Como atua um professor?
Primeiramente, o professor atua como um educador. Pensando em educação infantil, a escola é o primeiro ambiente de socialização fora do círculo familiar. Com isso, acaba sendo o responsável por atuar na transformação social na vida dos seus alunos, cujos aprendizados serão lembrados e aplicados por toda a vida.
Ele precisa estar sempre se atualizando e aderindo a uma formação contínua visando seu próprio desenvolvimento intelectual, profissional, cultural e pessoal, visando transmitir aos seus alunos todo esse conhecimento.
Atualmente, por conta da pandemia, o professor tem sido desafiado em sua atuação. Por conta desse momento atual, os professores têm atuado de maneira remota e com isso muitos desafios podem surgir, como, por exemplo, aprender a usar equipamentos eletrônicos que antes não faziam parte do seu cotidiano.
Onde atua um professor?
A resposta a essa pergunta pode parecer simples: na sala de aula. E realmente, o professor atua na sala de aula, seja de uma escola infantil ou de uma universidade.
Porém, com o avanço das tecnologias e com o novo normal do qual estamos vivendo, o professor tem atuado também nos meios digitais com o aumento do número de aulas EAD.
Outras áreas de atuação são: cursinhos preparatórios para o vestibular, escolas técnicas, de cursos livres ou profissionalizantes, de idiomas, de música, de artes, de informática e de qualquer área do conhecimento.
Uma tendência que tem acontecido ultimamente é a procura de professores por parte de empresas, ONGs e empresas de terceiro setor para profissionalizar seus funcionários e colaboradores.
A importância da Profissão Professor
Dentre os diversos pontos da importância da profissão professor, alguns pontos se destacam, como:
A importância na formação acadêmica e profissional
O professor está presente em toda a nossa formação, desde a infância, e é responsável por nos apresentar diversas áreas do saber. Isso forma todo nosso repertório do conhecimento e nos faz ter clareza para decidir em qual área vamos decidir atuar.
A importância do professor na formação integral
Como já falado, além da formação acadêmica e profissional, o professor também acaba sendo responsável por formar seus alunos como indivíduos que estão inseridos na sociedade e aprimorar sua visão de cidadão e suas relações interpessoais e também intrapessoais.
A importância do professor como agente social
O professor desempenha seu papel dentro de uma sala de aula, ou seja, um ambiente social, onde aí estimula os alunos a pensarem, serem críticos e questionarem, desta maneira desenvolve os alunos sob sua orientação.
Como se tornar um professor
A princípio, para se tornar um professor, você primeiro precisa saber onde quer atuar, se na educação infantil, fundamental, médio, superior… para daí, poder trilhar o caminho dos estudos para essa profissão tão respeitada.
Veja o que você precisa, segundo o site do MEC, fazer para se habilitar a ensinar onde deseja:
Licenciaturas:
Os cursos de licenciatura habilitam o profissional a atuar como professor na Educação Infantil, no Ensino Fundamental e Médio. São cursos superiores de graduação que formam profissionais licenciados em Química, Física, Letras, Matemática, Geografia, Ciências Biológicas e Pedagogia.
Normal Superior:
Curso superior de graduação, na modalidade licenciatura. Tem por finalidade formar professores aptos a lecionar na educação infantil e nos primeiros anos do ensino fundamental.
Magistério:
Não é curso superior, mas de nível médio. Habilita o professor para lecionar na Educação Infantil.
Pedagogia:
O curso de Pedagogia é um curso superior de graduação, na modalidade de licenciatura e tem como finalidade formar professores para atuar na Educação Infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental (até o 5º ano). É aquele professor que assume integralmente o currículo da série. Os cursos de pedagogia também formam profissionais para atuarem na gestão do sistema escolar, mas a prioridade é a formação de professores.
Bacharelado:
Os cursos de bacharelado não habilitam o profissional a lecionar. São cursos superiores de graduação que dão o título de bacharel. Para atuar como docente, o bacharel precisa de curso de complementação pedagógica. E para lecionar no Ensino Superior exige-se que o profissional tenha, no mínimo, curso de Pós-Graduação Lato Sensu (especialização).
7 motivos para ser um professor
Para você se tornar professor é preciso pelo menos uma predisposição ou deve existir pelo menos algum amor por ensinar as pessoas. Além disso, vamos agora pontuar 7 motivos para você não ter mais dúvida.
Um professor pode marcar a vida dos alunos
Não é muito difícil perceber que um professor consegue marcar a vida de um aluno por toda a sua vida, assim como um médico ou um bombeiro também, afinal quem não tem gravado na memória o nome e até a voz de ao menos um professor?
Quando o professor é muito popular, ou quando consegue transformar um aluno indisciplinado em um aluno aplicado, marcar a vida dos alunos acaba se tornando mais fácil.
O professor tem um papel imprescindível para mudar o mundo
“Uma criança, um professor, uma caneta e um livro podem mudar o mundo.”, já dizia Malala Yousafzai. Quando você pensa em alguns gênios da humanidade, um exemplo recente Steve Jobs, todos foram formados por algum professor.
O professor está ali, todos os dias, diante de dezenas de alunos, e tem a missão de ensinar. Mas muito mais que isso, não ensina somente partes técnicas ou teóricas, acaba formando os alunos para a vida, como se relacionar com o próximo e como devem ser diante da sociedade.
Um professor tem recompensa ao ensinar e aprender constantemente
Diversas vezes somos pegos de surpresa em situações que julgamos já saber como resolver e aparece alguém e soluciona de outra maneira, então extraímos daí um novo aprendizado.
O mesmo acontece no dia a dia do professor, ele vai à sala de aula para ensinar e muitas vezes pode acabar tirando dali algum novo aprendizado para a sua própria vida. Afinal, cada aluno carrega consigo sua própria história e também têm acesso a muitas informações com a internet.
O professor não tem uma rotina fixa
Sempre haverão “novidades” no dia a dia do professor. Afinal ele lida com alunos onde cada um tem sua personalidade e seu jeito diferente. E a cada dia novas experiências e novas situações podem surgir. Ainda bem!, pois é muito chato fazer a mesma coisa todos os dias.
Os professores podem ainda ir atualizando alguns conteúdos, aprimorando seus métodos e suas aulas, apresentando assuntos em alta nos jornais e redes sociais.
Um professor pode fazer amizades novas
É possível um professor tornar-se amigo de algum aluno. Dependendo do seu carisma e da relação e a abertura que o aluno tem para com o professor. Talvez não seja algo muito comum, mas é possível.
Os professores que conseguem chegar nesse ponto, com certeza são muito queridos e amados e dificilmente em outra profissão isso se torna possível.
O professor tem férias duas vezes no ano
Quem nunca pensou nisso? Assim como os alunos que para descansar no meio e no final do ano, os professores também. Além de também poder contar com os feriados prolongados que costumam ser bastante comuns.
É um descanso mais que merecido, não é mesmo?
O professor é respeitado e admirado na sociedade
Não é de hoje que sabemos que a profissão de professor é uma das mais respeitadas na sociedade, apesar de haverem muitas críticas quanto a isso. E é justamente por conta disso — dos motivos listados acima e das críticas — que também a profissão deveria ser ainda mais reconhecida e valorizada.
Apesar disso, podem ser reconhecidos, por seus alunos, ao andar pela rua, que valorizam o seu trabalho e sempre olharão com orgulho.
Como será a profissão professor no futuro?
Você já deve ter visto alguma cena do desenho “Os Jetsons”. É um desenho antigo e retrata uma família do futuro, no desenho eles trabalhavam home-office, tinham reuniões, aulas e até mesmo faziam academia on-line.
Um tanto quanto profético? Sim. E é justamente dessa maneira que os professores têm atuado hoje. Com o avanço das novas tecnologias e a adaptação ao novo normal, cada vez mais têm de se reinventar e lecionar aulas on-line.
Segundo Alex Beard, especialista em educação que visitou mais de 20 países em busca de ideias inovadoras na área de educação, “ser professor deve ser o trabalho mais importante do século 21”, veja a entrevista.
Exemplos de professores felizes e bem-sucedidos não faltam na sociedade. Quem opta por seguir a vida docente e entende o valor dessa profissão muito provavelmente se realizará na carreira. É preciso se prender à profissão com amor e dedicação, reconhecendo a importância de se tornar referência para centenas de pessoas ao longo da sua jornada.
E então?
Já está decidido em seguir essa carreira tão linda e cheia de desafios?
Se quiser saber ainda mais sobre a profissão professor, assista ao vídeo do nosso podcast no youtube: Professor, Uma Profissão Que Vai Ser Extinta?
Conheça a graduação em Pedagogia da Unifacear. Aqui, o futuro profissional deverá encontrar um mundo contemporâneo que exige das pessoas um constante aprendizado.
O ingresso nas universidades, o retorno aos estudos, as capacitações e cursos ofertados atualmente, mostram um cenário que demarca a relevância cada vez maior deste profissional, sendo aquele que domina as metodologias que apoiam a aprendizagem.
O curso de licenciatura em Pedagogia habilita o graduado para lecionar ou atuar na área de gestão pedagógica em espaços escolares, ou não.
Em quatro anos, o estudante terá os fundamentos educacionais e aspectos legais e práticos, os quais serão utilizados em sua prática futura. São competências deste profissional: Planejar, coordenar, executar e avaliar processos educativos.
Campanha Mês do Professor! Somente neste mês de Outubro a Unifacear está com uma promoção de 70% de desconto nos seguintes cursos de Licenciatura: Artes Visuais, Letras, História, Pedagogia, Pedagogia-segunda licenciatura.
Clique aqui, ou na imagem, para saber mais!
Conheça a Faculade Unifacear. Aqui temos diversos cursos com a melhor qualidade e o menor preço para você.