Parceria entre Polícia Penal e Unifacear leva cuidados com a saúde a custodiados em Piraquara

 em UNIFACEAR

Um projeto envolvendo a Polícia Penal do Paraná (PPPR) e a universidade Unifacear elaborou ações de cuidado com a saúde de pessoas privadas de liberdade (PPL) que se encontram cumprindo pena na Penitenciária Estadual de Piraquara I (PEP I), na Região Metropolitana de Curitiba.

PolíciaCom apoio dos acadêmicos do curso de Enfermagem, foram realizados testes de HIV, sífilis e aferições de pressão arterial com o objetivo de prevenção e acompanhamento das condições de saúde dos custodiados.

Na oportunidade, os apenados também receberam orientações de saúde e medicamentos para controle parasitário. A equipe de acadêmicos estava sob coordenação da Professora Manuela Kaled e acompanhamento do técnico de enfermagem da PEP I, Cláudio Rogério Alves da Silva.

Para o diretor-geral da Polícia Penal do Paraná, Osvaldo Messias Machado, a ação também traz benefícios para a sociedade paranaense. “Esta parceria é importante não só para o sistema penal, mas também para a saúde pública do Paraná. Essa ação é preventiva para que os apenados não precisem sair das unidades e dividir espaço com a população em geral para atendimento nas unidades de saúde. Precisamos desenvolver mais parcerias como esta”, destaca.

O diretor da PEP I, Thorsten Ferraz, fez um agradecimento e parabenizou a universidade pelo apoio nessa ação e destacou o desempenho da equipe de saúde na unidade durante o período de pandemia, cujas ações preventivas foram efetivas para que a síndrome respiratória não deixasse vítimas fatais naquele ambiente.

“Esta é uma importante ação que reforça as assistências aos privados de liberdade sob custódia na PEP I e que auxilia na prevenção de enfermidades. A PEP I não registrou nenhum óbito durante a pandemia da Covid-19, com ações preventivas e a atenção da Gestão da Polícia Penal do Paraná. Estamos mantendo a unidade com índices de cuidados com a saúde e escolaridade acima da média nacional”, disse Thorsten.

“Quero destacar aqui a importância da contribuição da Comunidade Acadêmica. A aproximação do conhecimento científico das instituições de ensino superior coloca em outro nível o tratamento de uma unidade penal, no que diz respeito ao tratamento e recuperação do indivíduo privado de liberdade, qualificando o seu atendimento, dando melhores condições. O que acontece hoje na PEP 1 com o apoio da Unifacear, que leva uma saúde de qualidade, um momento de atenção que previne enfermidades, eleva os níveis de atendimento, melhora o controle e claro, isso vai refletir em estabilidade da segurança, dignidade da pessoa humana, diminui e previne quanto a uma série de enfermidades”, enfatiza o diretor adjunto da PPPR, Maurício Ferracini.

A aproximação do conhecimento científico das instituições de ensino superior é uma colaboração na qual a PPPR tem como diretriz em todo o Estado, que está diretamente ligada ao tratamento penal.

Publicado originalmente em: deppen.pr.gov.br

Postagens Recentes

Deixe um Comentário

Administrador