Palestra sobre Violência de Gênero propõe reflexão no Sítio Cercado
O mês de maio, especialmente o dia 17, é um dos mais importantes para a comunidade de Lésbicas, Gays, Bissexuais e Travestis e Transexuais (LGBT), pois, foi nesta data que a Organização Mundial de Saúde (OMS) retirou a homossexualidade do Código Internacional de Doenças (CID), em 1990.
Como uma forma de refletir sobre o tema, no último dia 17 de maio de 2023, os alunos do curso de Direito da unidade do Sítio Cercado tiveram uma verdadeira lição de vida com o Dr. Bryan Lechenakoski, advogado criminalista e professor da Unifacear, que detalhou sobre a aplicação legal da violência de gênero, principalmente quanto a comunidade de Lésbicas, Gays, Bissexuais e Travestis e Transexuais (LGBT). Ele também trouxe exemplos jurídicos sobre o tema e a forma em que o Judiciário atende tal demanda e suas deficiências estruturais.
Em um segundo momento da noite, a convidada foi Karollyne Nascimento, transexual, Ativista de Direitos Humanos. Ela integrou o Conselho Permanente de Direitos Humanos do Paraná (COPED) representando o Transgrupo Marcela Prado, e possui uma importante atuação na defesa dos mais vulneráveis. Também é conselheira Municipal de Saúde, conselheira Municipal dos Direitos da Mulher, membra consultiva da Comissão da Diversidade Sexual e de Gênero e da Comissão de Estudos sobre Violência de Gênero da seção paranaense da Ordem dos Advogados do Brasil, membra do Comitê LGBTI da Secretaria da Justiça, Família e Trabalho (SEJUF), membra do GT LGBTQI da Secretaria da Segurança Pública (SESP) e membra da Marcha Mundial das Mulheres, além de atuar também no grupo Desencarcerar PR e na Pastoral Carcerária.
A participação de Karollyne foi extremamente necessária e clara para todos os presentes, pois é seu lugar de fala e brilhantemente explanou todas as violências sofridas e que ainda sofre, por conta da falta de informação das pessoas.
A Unifacear agradece a presença tão nobre de nossos convidados e alunos.