Networking: o que é e como melhorá-lo?

 em BLOG UNIFACEAR

Cultivar bons contatos profissionais e trabalhar sua imagem nos círculos sociais pode ser uma forma fantástica de crescer no mercado, facilitando novas oportunidades e conquistando espaço. No blog de hoje, vamos explicar o que é networking e como ele tem potencial de ser um diferencial nos dias de hoje. 

networkingConceito

Network é um termo em inglês atribuído a uma rede de relacionamentos, na qual trocam-se conhecimentos e experiências. É, em resumo, uma base de contatos. Criando esse grupo e fortalecendo essas conexões, é mais fácil que um profissional seja lembrado e indicado nos mais diferentes níveis hierárquicos. Não deve aplicar-se somente a pessoas de uma área semelhante, visto que, com a quantidade de oferta e demanda na atualidade, as chances podem aparecer até em campos ‘distantes’. 

Após essa breve explicação, vamos para algumas dicas de como trabalhar algumas questões no dia a dia. 

Seja visível para o mercado de trabalho 

Uma das maneiras mais recomendadas de criar networking e ser reconhecido entre diferentes perfis profissionais é participando de eventos, congressos, palestras e reuniões que se relacionem com áreas que possam gerar crescimento. Entretanto, é importante não estar no local apenas de corpo presente. Quando possível, pergunte, se envolva, mostre suas ideias.

Por isso, pense bem ao declinar um convite ou ignorar a participação em eventos. Ao perder essa oportunidade, também pode acabar perdendo a chance de ter conversas virtuosas e crescer no conceito de referências do mercado. 

Redes sociais como vitrine

Embora ainda possa parecer subestimado, é bom lembrar que todos estão de olho na atividade virtual. Por isso, além de postar situações da vida pessoal, também é interessante reservar um espaço para suas habilidades e conquistas profissionais, divulgando projetos, aprendizados e ideias. Ademais, claro, considere alimentar o seu Linkedln com conteúdo. Conhecida como a rede social do mercado, é bem visada e diariamente utilizada por empresas e recrutadores. É proveitoso, também, seguir empresas que te interessam, participar de grupos de discussão e estar aberto a dialogar e ajudar. 

Priorize qualidade

É fundamental saber que não adianta sair atirando pra todo lado. É muito mais valoroso uma pequena quantidade de conexões de qualidade, com as quais existe uma troca e um bom horizonte para oportunidades e projetos futuros, do que uma rede com dezenas de contatos. Acaba sendo mais difícil realizar um contato virtuoso e manter essa relação interessante a médio e longo prazo. Outra dica está em priorizar pessoas com um pensamento e ideias alinhadas com as suas. É um terreno fértil e uma ligação mais fácil e natural de se manter. 

Não interprete

Talvez o mais valioso conselho está em não prestar um papel que não lhe cabe. Interpretar um personagem pode até fortalecer uma conexão ou ajudar em uma situação ou outra, porém será praticamente impossível manter isso por muito tempo. Sendo assim, é importante trabalhar a imagem profissional ao mesmo tempo que, no pessoal, sua essência seja mantida. 

Gostou do post? Nos acompanhe nas redes sociais! 💚

Postagens Recentes

Deixe um Comentário

Feira