O momento do Semipresencial

 em BLOG UNIFACEAR

O Ensino a Distância (EaD) e o Ensino Semipresencial tem se consolidado ao longo de pelo menos uma década. Entretanto, o fator pandemia acabou acelerando o crescimento das modalidades. No blog de hoje, vamos descobrir mais sobre o semipresencial e os motivos pelos quais ele pode ser uma opção boa e que combine com seu perfil. 

semipresencialConceito

Em geral, o ensino híbrido/semipresencial propõe a mescla entre o ensino presencial e à distância, utilizando várias tecnologias e métodos de ensino para tornar o aprendizado possível. Ao mesmo tempo que existem as aulas remotas, que incluem essa tecnologia, também existem os encontros com professores e colegas de turma na sala de aula. Nesse sentido, é uma forma rica de aprendizagem, pois irá adaptar o aluno ao uso de tecnologias em benefício da educação ao mesmo tempo que não perde a oportunidade do convívio. 

Modelos

Rotação por estações: cada atividade é independente e possui um objetivo específico, os quais são concluídos separados, mas que se completam ao fim.

Laboratório Rotacional: os alunos ‘revezam’ o laboratório, conforme o professor dispõe. 

Sala de aula invertida: o estudante tem acesso ao material da aula previamente, preparando-se para a dinâmica presencial e compartilhando as suas percepções. 

Rotação Individual: o aluno possui uma trilha de aprendizagem a ser cumprida, para assim compreender os temas estudados.

Modelo “à la Carte”: o conteúdo chega ao aluno totalmente online e o professor atua tanto a distância quanto presencial.

Modelo Aprimorado: os alunos comparecem presencialmente até duas vezes por semana, e nos demais dias há a organização dos estudos online.

Para aplicar cada modelo de ensino híbrido, é necessário bastante estudo e planejamento pedagógico, avaliando as necessidades dos alunos e verificando qual o melhor método para a realidade que engloba a situação. Métodos de avaliação também precisam se encaixar em uma lógica que seja interessante para turma, professores e instituições. 

Vantagens do semipresencial

Criar seu próprio método para que funcione no híbrido pode acabar sendo uma grande vantagem para presente e futuro. É obviamente uma modalidade que demanda de uma grande responsabilidade e disciplina por parte do estudante, pois no ambiente online ele não terá “supervisão”. Assim, é uma forma importante de autoconhecimento, adaptando a rotina e entendendo como criar dinâmicas de aprendizado e estudo. Isso pode ser aplicado muito além de uma graduação ou pós-graduação, ajudando em eventuais provas, concursos e outras categorias. Além dessa forma de evoluir, deve ser evidenciado que o híbrido é interessante em outros aspectos: ajuda na economia de tempo, visto que não haverá o deslocamento diário para a faculdade, no bolso, já que as ofertas costumam ser mais rentáveis, e na possibilidade de ter um convívio com profissionais e alunos, fortalecendo o networking e possibilitando relações duradouras. É uma modalidade de ensino “equilibrada”, nesse sentido. 

Semipresencial Unifacear

Os cursos semipresenciais da Unifacear combinam aulas práticas presenciais duas vezes por semana com educação a distância.

O conteúdo online é ofertado através de um moderno Ambiente Virtual de Aprendizagem que utiliza a plataforma moodle e foi customizado para as necessidades específicas de cada curso.

Abaixo, confira nossas ofertas para graduação.

Graduação Semipresencial

Postagens Recentes

Deixe um Comentário

alunosmarketing