Métodos Ágeis nos cursos de T.I.

Como atividade de encerramento do 1º semestre de 2019, a coordenação dos Cursos de Sistemas de Informação e do CST em Análise e Desenvolvimento de Sistemas promoveu uma oficina sobre metodologias ágeis e pensamento criativo, utilizando SCRUM e LEGO Serious Play®.

As metodologias ágeis, de pensamento criativo e colaborativo são cada vez mais utilizadas por empresas inovadoras e de destaque no mercado. Os cursos de Sistemas de Informação e Análise de Sistemas adotam essas metodologias nas disciplinas de TCC e Projetos Integradores desde 2018.

Scrum é uma metodologia ágil para gestão e planejamento de projetos de software, onde os projetos são divididos em ciclos chamados de Sprints, que representa um Time com um conjunto de atividades que deve ser executado em determinado tempo, de forma incremental.

As metodologias de pensamento criativo têm sido usadas para a resolução de problemas empresariais. Criada em 1996, a metodologia Lego Serious Play visa ampliar a criatividade e possibilitar uma nova forma de aprendizagem aos adultos. Empresas como Google, BMW, Renault, IBM, Tupperware e Nokia são exemplos de empresas de porte mundial que utilizam a metodologia para elaborar sua estratégia e desenvolver seus produtos e serviços.

A oficina foi conduzida pelo professor da disciplina de TCC do curso, Prof. Carlos Gouvea, que por meio de métodos e técnicas ativas de aprendizado, conduziu atividades de construção de uma cidade através de peças/blocos Lego.

A atividade permitiu que os alunos vivenciassem as etapas e fases da metodologia SCRUM abordando também outras características essenciais para profissionais da área de tecnologia, como: trabalho em equipe, atendimento a prazos e cronogramas, desenvolvimento com qualidade, análise sistêmica do processo, liderança e senso de inovação.  Segundo o aluno Thiago Henrique Quartiero de Souza, do sétimo período do curso de Sistemas de Informação, a “dinâmica foi divertida, bem aplicada e organizada. Muito mais fácil de entender os conceitos do SCRUM. “