MBA x Pós-Graduação: entendendo a diferença

 em BLOG UNIFACEAR

O estudante que finalizar a sua graduação normalmente terá dúvidas a respeito dos próximos passos. Cada caminho tem sua especificidade e funciona melhor de acordo com as aspirações para o futuro. Uma dúvida é bem comum: qual a diferença entre pós-graduação e MBA? No blog de hoje, iremos discorrer sobre o assunto para ajudar a sanar essa questão. 

MBAMBA

O MBA (Master of Business Administration) é um grau acadêmico que foca na visão administrativa e corporativa. A formação privilegia o espectro executivo, sendo altamente indicado a empresários e gestores. Abrange uma gama de conteúdos teóricos, como planejamento e negociação, e práticos, como otimização de habilidades comportamentais e de liderança.

É considerado um grau de mestrado. No Brasil, entretanto, não é reconhecido desta maneira, se enquadrando em especialização. Para realizar um MBA é recomendado que o candidato seja um profissional que já tenha experiência dentro do mercado, com alguns anos de atuação. Visto que o foco será na administração de negócios/empresas, é importante que a vivência seja aliada da teoria.

Pós-graduação 

Na pós-graduação, há uma gama maior de opções no que diz respeito a variedade de cursos. Esse método, de modo geral, foca em expertise em determinadas áreas, tanto no âmbito acadêmico quanto no profissional. No Brasil, os cursos de pós-graduação são divididos em: mestrado, doutorado e aperfeiçoamento, com dois grupos principais: lato sensu e stricto sensu

Normalmente, os cursos de pós-graduação lato sensu tem um perfil mais generalista e são direcionados para o mercado, como as especializações e MBA’s. Já os stricto sensu buscam aprofundamento em um assunto ou temática particular. No caso de mestrados e doutorados, é possível que a duração seja longa, entre dois e cinco anos. 

Muitos temas acabam passando batido na graduação, uma vez que é necessário analisar diversos assuntos e suas ramificações. A pós-graduação é uma oportunidade de dissecar, de reforçar. E, nesse caso, é possível escolher entre várias preferências. 

Como escolher?

A diferença principal, no fim das contas, é o foco do grau acadêmico. Qualquer escolha listada acima tende a ser valiosa em sua formação e no currículo, mas é necessário avaliar todos os tópicos para escolher algo que faça sentido na trajetória. 

Se você pretende buscar aperfeiçoamento de suas habilidades em um campo específico, se tornando um especialista em determinada competência, o tipo mais indicado de curso é a pós-graduação. Porém, se houver urgência na busca pela inserção no mercado, o MBA dará capacitação suficiente para ser competitivo em diferentes processos, de forma abrangente e visando diferentes negócios. 

Ou seja: o ponto fundamental está no plano de carreira. Traçando metas, será possível compreender qual opção faz mais sentido. Também é necessário avaliar as necessidades do momento, no curto prazo. Realizando essa análise e casando todos os objetivos, virá a escolha final. Cada uma tem prós e contras, mas, em todo caso, é fundamental buscar uma especialização após a graduação. O mercado cobra e o ensino é a melhor resposta. 

Conheça nossas pós-graduações e cursos MBA 

DIFERENCIAIS UNIFACEAR
  • Corpo docente qualificado composto por professores mestres e doutores.
  • Projeto integrador para a prática empreendedora. Preparando o aluno para atuar como gestor de Recursos Humanos ou como empreendedor.
  • Estudos de casos.
  • Jogos empresariais e de negócios.
Postagens Recentes

Deixe um Comentário

Químicafaculdade