Mães: as primeiras e eternas professoras

 em BLOG UNIFACEAR

O Dia das Mães é tradicionalmente comemorado no segundo domingo de maio. Em 2022, a data será em 8 de maio. Essa data comemorativa foi celebrada no Brasil pela primeira vez na década de 1910, mas só foi oficializada como uma celebração em 1932. Essa data surgiu nos Estados Unidos através da ação de Anna Jarvis, uma norte-americana que propôs a criação do Dia das Mães como uma forma de homenagear sua progenitora, Ann Jarvis, uma metodista que se dedicou à realização de obras de caridade especialmente durante a Guerra Civil Americana. A ideia de Anna não era inédita. Um caso  bem conhecido é o de Julia Ward Howe, uma poetisa e ativista que propôs a criação do Dia das Mães pela Paz, como homenagem à maternidade, feminilidade e paz.

Para comemorar, o blog de hoje é focado nas heroínas responsáveis por serem nosso norte, guiando um caminho de alegria e aprendizado. As mães são nossas primeiras professoras e seguem ensinando diariamente com o passar dos anos.

mães

A educação de casa 

Educar os filhos não é tarefa fácil. Essa disciplina que vem de casa é primordial para poder entrar e ter bom desempenho em faculdades e demais modalidades de ensino. É importante valorizar o esforço dos pais, reconhecendo cada gesto e cada momento cedido na corrida rotina para te atender e ajudar a aprender. Assim, é possível transformar essa simples interação em um tempo de qualidade. Com confiança e afeto, virá o retorno.

Veja mais conteúdo no site da Unifacear

Os tempos atuais trazem uma enxurrada de informações diariamente, com rápidas transformações econômicas, sociais, culturais e tecnológicas. A instrução é crucial para a filtragem e interpretação dessa onda de notícias. A aprendizagem, entretanto, não pode vir apenas da sala de aula. As crianças e adolescentes precisam ser abertos a conselhos e recomendações que vem de dentro de casa. Na busca por uma educação de qualidade, que forme cidadãos e não apenas profissionais, é importante que todos entendam a relevância do afeto, de uma boa relação e do respeito. 

O papel de uma mãe nem sempre é tão valorizado quanto deveria. Muito se deve ao fato da rotina pesada que acaba inevitavelmente afastando as pessoas. É fundamental, assim, reconhecer os gestos do dia a dia e o esforço de se doar por alguém. Ao deixar, também, que ela se envolva na sua educação, se interessando pelo o que ocorre entre as paredes da instituição de ensino e ajudando no reforço do conteúdo, tende-se a apenas ganhar com as experiências. 

A psicologia enfatiza a influência da figura materna sobre a estrutura psíquica e a vida emocional de seu filho. Mais do que um dia para presentear essas grandes mulheres, o Dia das Mães deve promover reflexão sobre o insubstituível papel dessas mulheres na educação, comportamentos e formação da personalidade dos filhos. 

Feliz dia das mães!

A Unifacear deseja que todas as mamães aproveitem ao máximo o seu dia. E reforça que o carinho, o respeito e o amor por essas mulheres incríveis devem aparecer durante todos os momentos de nossas vidas. 

Postagens Recentes

Deixe um Comentário

Professoresalunos