Formandos de Engenharia Elétrica realizam atividades especiais na disciplina de “Qualidade da Energia Elétrica”

Durante o segundo semestre de 2018, os alunos do 10º período de Engenharia Elétrica do Campus Araucária tiveram algumas atividades especiais durante a disciplina de “Qualidade da Energia Elétrica”, lecionada pelo Prof. MSc. Marcos Alfred Brehm.

Como a disciplina tem caráter transversal a outras disciplinas já tratadas durante o curso, no primeiro bimestre os 25 alunos se dividiram em seis equipes e apresentaram seminários aos demais colegas a respeito dos seguintes temas: Normatização e Monitoração da Qualidade da Energia Elétrica no Brasil; Fator de Potência; Aterramento; Harmônicos; Interferência Eletromagnética – EMI e EMC; e Outros distúrbios da Rede Elétrica. O seminário teve ótimos resultados e foi possível apresentar uma visão geral sobre o tema.

Como encerramento do primeiro bimestre, no dia 21 de setembro os alunos assistiram uma palestra do Prof. MSc. Ricardo Luiz Araújo (Engenheiro Eletricista e professor da UNIFACEAR) sobre problemas de harmônicas na rede elétrica, de forma a ilustrar e aprofundar os conteúdos tratados no primeiro bimestre. Foram abordadas questões como: linearidade de cargas sob uma perspectiva histórica; harmônicas de tensão elétrica e harmônicas de corrente elétrica; principais cargas causadoras de harmônicas; dispersão das harmônicas na rede elétrica; e as consequências desastrosas das harmônicas de corrente para equipamentos elétricos.

No mesmo dia os alunos ainda tiveram a oportunidade de conhecer o processo de produção da microcervejaria Kilden Bier, no bairro Fazenda Velha, em Araucária. O professor da disciplina e os alunos foram recepcionados pelo proprietário, Sr. Carlos do Valle, conhecido como “Carlão”, que explicou detalhadamente sobre todo o processo de produção, que passa pela escolha dos ingredientes, pelo preparo do malte, pelo processo de brassagem, pela fervura e, por fim, pela fermentação da cerveja, etapa onde é gerado o álcool.

Dentro da fábrica os alunos tiveram a oportunidade de ver aberto o quadro de comando, que controla todas as etapas da cervejaria; conheceram o “chiller”, o grande vilão do consumo de energia elétrica, e ao final da visita puderam esclarecer dúvidas e ainda experimentar o produto final direto dos tanques de fermentação.

Participou ainda da visita técnica o aluno Henrique Cruz de Almeida do segundo período do curso de Engenharia Elétrica, que realizará atividades de iniciação científica para investigar sobre a destinação dos resíduos de microcervejarias de Curitiba e região, também sob orientação do Prof. Marcos Brehm.

Após a visita, os alunos puderam fazer uma pequena confraternização no bar anexo à cervejaria, marcando o encerramento das atividades do primeiro bimestre.

No dia 28 de setembro, já iniciando as atividades da disciplina no segundo bimestre, os alunos assistiram uma palestra do Prof. Nelson Vanzetti sobre ferramentas da qualidade. Foram abordadas ferramentas como 5S, Ishikawa (espinha de peixe), histograma, 5W2H, Brainstorming, Diagrama de Pareto, FMEA, entre outras.
A partir dos ricos relatos de experiências profissionais do Prof. Vanzetti, os alunos puderam avaliar quais são as ferramentas mais importantes e críticas utilizadas no cotidiano de grandes empresas, e também puderam perceber as muitas relações entre as diversas ferramentas da qualidade, que se mostram complementares umas às outras.

Alguns alunos do curso de Engenharia de Produção da UNIFACEAR, Campus Araucária, que cursam a disciplina de Projeto Informatizado lecionada pelo Prof. Alexandre Wagner Padilha, também participaram da palestra do Prof. Vanzetti e puderam tirar várias dúvidas sobre questões da área da qualidade, de forma a ilustrar temas que também já haviam sido tratados em sala pelo professor.

Ao final da palestra, os graduandos de Engenharia Elétrica foram desafiados à fazerem, em duplas ou trios, uma pesquisa sobre as ferramentas da qualidade que foram apresentadas pelo Prof. Vanzetti e suas possíveis relações com a garantia da qualidade da energia elétrica, de forma a relacionar o conteúdo da palestra ao conteúdo que já havia sido apresentado na disciplina.

Nos dias 5, 19 e 26 de outubro, os alunos tiveram a oportunidade de realizar vários experimentos nos laboratórios de eletricidade utilizando o equipamento analisador de energia em diferentes tipos de cargas: carga resistiva, motor indutivo, e ainda uma carga não-linear através de circuitos de chaveamento, utilizando os novos conjuntos de eletrônica de potência também disponíveis no laboratório.

Com a utilização do analisador de energia os alunos puderam avaliar de forma prática a qualidade da energia elétrica em instalações trifásicas por meio de medições reais de potência ativa e reativa, fator de potência e ângulo de fase, gastos de energia, exibição de harmônicas, análise de distorção harmônica total e verificação de diagramas vetoriais. Foi possível ainda enviar várias destas medições para um computador para geração de gráficos e relatórios com informações precisas e confiáveis.

Todas as entregas da disciplina (resumos, relatórios, apresentações, etc.) foram realizadas através de um sistema (gratuito) de gestão de projetos (www.trello.com) no qual todos os alunos foram cadastrados e participaram ativamente.

Muito embora tenha sido a primeira vez que esta disciplina é ofertada pela UNIFACEAR, os resultados já se mostram extremamente satisfatórios. Assim, em nome do Prof. Marcos Brehm, a UNIFACEAR só tem a agradecer os seus primeiros graduandos do curso de Engenharia Elétrica campus Araucária por toda a dedicação e empenho durante a disciplina de “Qualidade da Energia Elétrica” e espera que estes, (já) grandes profissionais, tenham grande sucesso em suas futuras carreiras como engenheiros eletricistas.