Faculdade EAD: 5 benefícios desse tipo de graduação

 em BLOG UNIFACEAR

faculdade-ead-5-benefícios-desse-tipo-de-graduação

 

Faculdade EAD: 5 benefícios desse tipo de graduação

 

A faculdade EAD tornou-se, hoje, uma realidade e está na preferência da escolha de quem pretende iniciar uma graduação.

O que antes era apenas uma opção que parecia mais um luxo e muitos encaravam com estranheza, com o passar dos anos foi evoluindo e tornando-se cada vez mais a primeira opção dos estudantes.

Essa escolha vinha em constante crescimento, até que, com o surgimento da pandemia, todos tiveram de se reinventar e se adaptar, e o crescimento pela faculdade EAD aumentou expressivamente.

Se você está pensando em iniciar uma graduação, veja nesse texto tudo sobre a faculdade EAD e 7 benefícios desse tipo de graduação. Acompanhe.

 

Faculdade EAD: O que é e como começou?

 

A faculdade EAD começou a ser difundida a partir do ano de 1999, quando o MEC (Ministério da Educação) iniciou o credenciamento das IES (Instituições de Ensino Superior) no Brasil, que se deu por conta da instauração da Lei n.º 9.394 de 1996, que regulamentou e tornou válida a educação a distância para todos os níveis de escolarização.

Porém, o ensino a distância começou bem antes disso, quase cem anos antes dessa lei, por volta de 1900, tem-se registrado em um jornal impresso a primeira atividade EAD com a oferta de um curso para datilógrafos por correspondência.

Entretanto, após a regularização em 1999, com o avanço dos anos, das tecnologias e do acesso à internet, os cursos foram sendo otimizados e hoje a faculdade EAD tem se tornado prioridade dos alunos.

Dessa maneira fica claro o que é a faculdade EAD; um ambiente de aprendizagem virtual, onde possibilita que os alunos tenham acesso à capacitação de qualidade, através de plataformas desenvolvidas para o ambiente on-line, oferecendo comodidade e flexibilidade para os alunos se dedicarem aos estudos.

 

A faculdade EAD é uma boa opção?

 

É provável que você se pergunte se a faculdade EAD é uma boa opção de estudo e se vale a pena encarar esse tipo de graduação. Contudo, o fato é que a educação a distância veio para ficar.

Com isso, fica evidente que a faculdade EAD tornou-se uma opção segura para quem sonha com uma graduação. O ensino a distância também é uma maneira muito democrática de ensino, pois proporciona à muitas pessoas a possibilidade de  estudar e conseguir um diploma.

Dessa maneira, com um diploma na mão, o aluno tem a garantia de um diploma reconhecido em todo o território nacional, posto que todas as faculdades EAD passam por uma avaliação do MEC, onde devem atender aos critérios exigidos.

 

 

5 benefícios da faculdade EAD

 

Primeiramente, o ensino a distancia vem crescendo muito nos últimos anos e esse número cresceu exponencialmente com a chegada da pandemia que nos obrigou a ficar em cas. Desta maneira, nos adaptamos e vimos que é plenamente possível fazer uma faculdade EAD on-line, em casa.

Sendo assim, listamos 5 benefícios da faculdade EAD. Acompanhe.

 

Flexilidade

 

Esse é um dos pontos mais importantes, pois, com apenas um aparelho conectado à internet o aluno tem acesso à plataforma de estudos da faculdade EAD. Isso permite que ele escolhe o melhor horário para estudar; de manhã, de tarde ou de noite.

 

Custo

 

Em todas as IES, a opção do curso EAD sempre é mais barato, pois as instituições não precisam investir na infraestrutura física. Em contrapartida, investem no aperfeiçoamento das plataformas de aprendizagem e do sistema virtual. Isso é uma grande vantagem para o aluno.

 

Deslocamento

 

Outra grande vantagem que a faculdade EAD oferece é que os alunos não precisam se deslocar para assistir às aulas presenciais. Entretanto, em alguns cursos, pode ser que seja necessário realizar algumas tarefas ou provas presenciais, mas, em geral, os estudos são on-line.

 

Diploma

 

Ao contrário do que muita gente pensa, o diploma da faculdade EAD, como já falamos, é válido em todo território nacional, e vale tanto quanto o emitido pela modalidade presencial. Contudo, o aluno deve se atentar em se matricular em uma faculdade devidamente autorizada pelo MEC a emitir o documento.

 

Disciplina

 

Um dos maiores motivos de evasão da faculdade EAD é a falta de organização, foco e disciplina nos estudos. Por isso, o aluno formado nessa modalidade mostra ser uma pessoa muito disciplinada, focada e organizada.

Visto que com a faculdade EAD você tem mais flexibilidade e liberdade para seus estudos, fica válido lembrar que muitas pessoas ainda encaram o ensino a distância com preconceito e acreditam que em muitos mitos sobre essa modalidade de ensino. Veja agora 6 mitos sobre o EAD que precisam ser desvendados.

 

6 mitos da faculdade EAD que precisam ser desvendados

 

Em primeiro lugar, segundo pesquisas, mais de 1,5 milhão de pessoas já aderiram ao ensino a distância no Brasil. Com certeza esses estudantes enfrentaram qualquer preconceito e viram que esses mitos realmente não existem. Veja agora quais são eles:

 

Mito 1: Os profissionais são menos valorizados

 

Como já falamos, o diploma da faculdade EAD é igual ao da modalidade presencial e muitas empresas estão focadas em contratar profissionais disciplinados, não importando a modalidade do diploma.

 

Mito 2: O aluno não tem suporte do professor

 

A faculdade EAD oferece ao aluno uma plataforma virtual on-line onde o auno pode tirar dúvidas com professores e tutores, assim como trocar experiencias profissionais.

 

Mito 3: A qualidade do curso é inferior

 

Lembra daquela avaliação do MEC que falamos? Pois, então, é por causa dessa avaliação que as Instituições estão sempre melhorando e otimizando a forma com que oferecem os cursos EAD, focando em uma educação de excelência e qualidade.

 

Mito 4: É preciso ter tecnologia de ponta em casa

 

Essa é uma grande mentira. Para ter acesso às aulas da plataforma o aluno precisa apenas de um dispositivo (celular, tablet, notebook ou computador) que esteja conectado á internet. O importante aqui é a sua vontade de aprender.

 

Mito 5: O curso se resume a video-aulas

 

Na faculdade EAD uma instituição séria, está sempre preocupada em entregar o melhor aos seus alunos, buscando, assim, a excelência. Os seus cursos são elaborados por professores qualificados e que se preocupam com uma formação completa do aluno. Por isso, além das vídeo-aulas, são oferecidas palestras, workshops, seminários, conteúdos escritos e exercícios extras.

 

Mito 6: É mais fácil se formar no EAD

 

Não é porque o aluno tem flexibilidade que terá facilidade. Muitas vezes o aluno pode cair no comodismo e deixar as atividades para depois. Por isso, como falamos, o aluno precisa ter disciplina para realizar as atividades propostas em aula e conseguir se formar.

 

 

Como escolher uma faculdade EAD?

 

Para escolher uma faculdade EAD o aluno precisa estar atento em alguns pontos que farão a diferença durante o seu período de estudo. Como, por exemplo, verificar se a plataforma do curso é interativa e funcional, se há tutores disponíveis para tirar suas dúvidas e se a instituição é devidamente credenciada ao MEC. Veja alguns outros pontos importantes:

  • Tempo de mercado e reputação
  • Avaliação do MEC
  • Tecnologia utilizada
  • Polos presenciais
  • Corpo docente

 

Faça faculdade EAD na Unifacear

 

A Unifacear conta com mais de 50 Polos de Cursos EAD em todo o Brasil, além de 6 Campi próprios na cidade de Curitiba e Região metropolitana.

Todos os polos e campus são de livre acesso para todos os alunos das Graduações EAD, nesse locais o aluno pode utilizar os laboratórios de informática, biblioteca, solicitar serviços e muito mais!

Para conferir a lista completa dos nossos Polos de Cursos EAD e Campus CLIQUE AQUI.

A Unifacear conta com diversas formas de ingresso para a Graduação EAD, confira:

Vestibular Online: uma rápida redação sobre temas atuais. A redação é totalmente online e pode ser feita de casa. Para inscrever-se CLIQUE AQUI

Vestibular Presencial: o Vestibular presencial consiste apenas em uma redação e pode ser feito diretamente no campus ou polo sem a necessidade de agendar data e horário.

Enem: o candidato pode utilizar a nota do Enem de qualquer ano para pode ingressar na Unifacear. Para inscrever-se com sua nota do Enem CLIQUE AQUI

Transferência: procurando uma metodologia melhor e mensalidade mais acessíveis? Realize sua transferência para a Unifacear. Para solicitar seu processo de Transferência CLIQUE AQUI

Segunda Graduação: Já é graduado em outro curso? Utilize o seu diploma para ingressar na Unifacear sem precisar de provas! Para iniciar sua inscrição CLIQUE AQUI

 

Postagens Recomendadas

Deixe um Comentário

faculdade-de-engenharia-eletrica-saiba-tudo-sobre-o-curso-e-a-carreirafaculdade-de-teologia-conheca-o-curso