Faculdade de Fisioterapia: Saiba tudo sobre o curso

 em BLOG UNIFACEAR

faculdade-de-fisioterapia-saiba-tudo-sobre-o-curso

 

Faculdade de Fisioterapia: Saiba tudo sobre o curso

 

A Faculdade de Fisioterapia forma profissionais capazes de atuar na prevenção e na reabilitação da capacidade física e funcional das pessoas. Hoje falaremos sobre esse curso e a profissão do fisioterapeuta. Acompanhe.

Antes de tudo, sempre quando alguém vem nos dizer que está com alguma dor, ou quando nós mesmos sentimos essa dor, e principalmente se for uma dor no joelho, logo pensamos: “preciso fazer fisioterapia”.

A fisioterapia é uma área da medicina que estuda os movimentos do nosso corpo e busca oferecer bem-estar e qualidade de vida aos pacientes. Dessa forma, tem se tornado uma profissão rentável e busca cada vez mais, profissionais bons e competentes.

Portanto, se você está pensando em iniciar a graduação em fisioterapia, mas ainda tem algumas dúvidas, fica por aqui com a gente até o final que nós vamos te ajudar.

 

O que é a faculdade de fisioterapia?

 

Primeiramente, antes de tirar as dúvidas sobre o curso de fisioterapia e sobre as áreas de atuação, precisamos saber o que é fisioterapia, por definição.

Segundo o site do CREFITO (Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional), fisioterapia “É uma ciência da saúde que estuda, previne e trata os distúrbios cinéticos funcionais intercorrentes em órgãos e sistemas do corpo humano, gerados por alterações genéticas, por traumas e por doenças adquiridas, na atenção básica, média complexidade e alta complexidade. 

Fundamenta suas ações em mecanismos terapêuticos próprios, sistematizados pelos estudos da biologia, das ciências morfológicas, das ciências fisiológicas, das patologias, da bioquímica, da biofísica, da biomecânica, da cinesia, da sinergia funcional, e da cinesia patológica de órgãos e sistemas do corpo humano e as disciplinas comportamentais e sociais.”

Ou seja, a fisioterapia observa o corpo humano como um sistema funcional, onde tudo deve estar funcionando perfeitamente e, caso isso não ocorra, ela oferece exercícios específicos para tratá-los.

Dessa maneira, consegue desenvolver mecanismos terapêuticos próprios, baseados em sistemas e estudos científicos e biológicos de diversas frentes da área.

A faculdade de fisioterapia é o ambiente propício para estudar essas áreas e desenvolver as habilidades necessárias, que se darão por meio de experimentos em laboratórios especializados, simulando o dia a dia do fisioterapeuta.

 

Como é a faculdade de fisioterapia?

 

Primeiramente, é preciso entender como é o curso e sua grade curricular. Isso vai te ajudar muito na sua decisão, pois, assim, você poderá pensar se esta é mesmo uma carreira para você ou não.

Ainda segundo o CREFITO, “O Curso de Graduação em Fisioterapia tem como perfil do formando egresso/profissional o Fisioterapeuta, com formação generalista, humanista, crítica e reflexiva, capacitado a atuar em todos os níveis de atenção à saúde, com base no rigor científico e intelectual. 

Detém visão ampla e global, respeitando os princípios éticos/bioéticos, e culturais do indivíduo e da coletividade. 

Capaz de ter como objeto de estudo o movimento humano em todas as suas formas de expressão e potencialidades, quer nas alterações patológicas, cinético-funcionais, quer nas suas repercussões psíquicas e orgânicas.

Objetivando a preservar, desenvolver, restaurar a integridade de órgãos, sistemas e funções, desde a elaboração do diagnóstico físico e funcional, eleição e execução dos procedimentos fisioterapêuticos pertinentes a cada situação.”

 

faculdade-de-fisioterapia-saiba-tudo-sobre-o-curso

 

Ou seja, o curso de fisioterapia é uma graduação que estuda o funcionamento do corpo humano e suas capacidades. Ajuda a desenvolver habilidades que se encontram inaptas ou lesadas de alguma forma, seja por conta de algum acidente ou por deficiência natural.

Dessa forma, durante toda a faculdade de fisioterapia, você vai estudar o corpo humano, seus movimentos, as formas de expressão e as suas potencialidades. Assim, torna-se apto a ajudar os pacientes em sua recuperação, desenvolvimento e restauração dos sistemas do corpo humano.

Além disso, a faculdade de fisioterapia é um curso bacharel, falaremos mais sobre a seguinte. Acompanhe.

 

Bacharelado

 

Por ser uma formação mais generalista e humanista, a faculdade de fisioterapia é do tipo bacharel e busca a crítica e a reflexão sobre a atuação em todos os níveis de atenção à saúde.

A faculdade de fisioterapia tem em média duração de 5 anos, a depender da IES. Pode parecer muito, mas é o tempo mínimo suficiente para desenvolver as habilidades que um fisioterapeuta necessita para exercer a profissão.

A seguir, veremos a grade curricular e as matérias do curso de fisioterapia que, por ser um curso da área da saúde, é bem extenso e bastante completo.

 

Matérias e grade curricular

 

Por ser um curso da área da saúde, a faculdade de fisioterapia possui um conteúdo programático extenso e muitas matérias. Na Unifacear temos a seguinte grade:

 

1° Período

Humanidades

Anatomia Humana I

Bioquímica

Biologia Geral

Metodologia da Pesquisa

Empreendedorismo

Saúde Coletiva e Epidemiologia

 

2° Período

Anatomia Humana II

Fisiologia Humana

Psicologia Humana

Bioestatística

Educação e Saúde

Genética Humana

Cinesiologia e Biomecânica 

 

3° Período

Histologia e Embiologia

Biofísica

Parasitologia

Prática Profissional I

Microbiologia e Imunologia

Farmacologia

Prática Profissional, Ética e Deontologia

Optativa I

 

4° Período

Imagenologia Clínica

Avaliação Cinesiológica funcional

Optativa II

Patologia Humana

Cinesioterapia

Prática Profissional II

Anatomia Palpatória

 

5° Período

Fisioterapia em Ortopedia e Traumatologia

Recursos Terapêuticos Mecânicos e Manuais

Fisioterapia Desportiva

Prática Profissional III

Fisioterapia Pediátrica

Ergonomia 

 

6° Período

Eletrofototermaterapia

Fisioterapia Aquática

Fisioterapia Cardiovascular

Neurofisiologia

Prática Profissional IV

Fisioterapia Pélvica

 

7° Período

Fisioterapia Pneumofuncional e Terapia Intensiva

Fisioterapia Dermatofuncional

Princípios da Medicina Tradicional Chinesa

Fisioterapia Neurofuncional

Prótese e Órtese

Fisioterapia Gerontológica

 

8° Período

Trabalho de Conclusão de Curso I

Estágio Supervisionado Obrigatório I

Projeto Integrador

 

9° Período

Trabalho de Conclusão de Curso II

Estágio Supervisionado Obrigatório II

Projeto Integrado II

Atividades Complementares

 

5 motivos para fazer faculdade de Fisioterapia

 

Escolher um curso de graduação, não é como escolher qual roupa vai vestir, afinal essa é uma decisão para a vida. Com isso, listamos aqui 5 motivos para você escolher a faculdade de fisioterapia, caso esteja quase decidido em cursá-lo.

 

faculdade-de-fisioterapia-saiba-tudo-sobre-o-curso

1. Variedade de especializações

 

O curso de fisioterapia é riquíssimo e oferece uma grande possibilidade de especialização após sua conclusão. Como, por exemplo:

  • Aquática;
  • Acupuntura;
  • Esportiva;
  • Fisioterapia do trabalho;
  • Dermatofuncional;
  • Cardiovascular;
  • Respiratória;
  • Oncológica;
  • Osteopatia.

2. Alta procura por profissionais da área

 

Atualmente, cada vez mais pessoas procuram um hábito de vida mais saudável e responsável, com hábitos que refletem até mesmo na forma como sentam, andam ou deitam. Dessa maneira, o mercado permanece competitivo e aquecido para os fisioterapeutas.

 

3. Mercado de atuação amplo

 

Da mesma maneira que nas especializações existam uma grande variedade de opções, o fisioterapeuta também tem um mercado de atuação muito amplo, podendo atuar em instituições públicas e privadas dos mais diversos ramos.

 

4. Auxílio na saúde e autoestima dos pacientes

 

O fisioterapeuta atua diretamente no tratamento e recuperação dos movimentos do paciente que podem vir muitas vezes por algum acidente ou durante uma prática esportiva. Seja o que for, o profissional sempre vai guiar e orientar o paciente, que com a evolução do tratamento, vai ganhando cada vez mais auto-estima.

 

5. Valor da mensalidade

 

Em comparação a outros cursos da área da saúde como, por exemplo, medicina, o curso de fisioterapia possui um valor de investimento bem abaixo. Dessa forma é possível, até mesmo, concluir o curso em menos tempo, ou obter um retorno financeiro do dinheiro investido com mais facilidade.

A Unifacear oferece este curso na modalidade presencial, semipresencial ou EAD, assim, possui diferentes valores de mensalidades para atender a todos os públicos.

Conheça o curso de Fisioterapia da Unifacear

 

Qual o perfil do estudante da facudade de fisioterapia?

 

Como já é de se esperar, o estudante de fisioterapia deve ter, no mínimo, aptidão para a área da saúde. Além disso, facilidade de comunicação, empatia com o ser humano, habilidade para lidar com pessoas e capacidade de decisão são algumas das características do aluno com perfil para a Fisioterapia. 

Veja outros pontos importantes:

  • Empatia
  • Comunicação Interpessoal
  • Ser um bom motivador
  • Capacidade de administração e liderança
  • Educação e atualização permanentes

 

Quais Áreas de atuação em fisioterapia?

 

Como já comentamos, existe um mercado de atuação bastante amplo para os profissionais de fisioterapia e entre as áreas de atuação estão:

 

Fisioterapia Clínica

  • Ambulatórios
  • Consultórios
  • Centros de Reabilitação
  • Hospitais e clínicas

 

Saúde Coletiva

  • Ações Básicas de Saúde
  • Fisioterapia do Trabalho
  • Programas institucionais
  • Vigilância Sanitária

 

Educação

  • Direção e coordenação de cursos
  • Docência — níveis: secundário e superior
  • Extensão
  • Pesquisa
  • Supervisão técnica e administrativa

 

Outras

  • Esporte
  • Indústria de equipamentos de uso fisioterapêutico

 

Qual é a média salarial para o profissional de fisioterapia?

 

Assim como nenhum recém-formado inicia sua carreira profissional recebendo salários altíssimos, o salário do fisioterapeuta também varia conforme sua senioridade, área de atuação, e se atua no setor público ou privado. 

Porém, segundo o Site Glassdoor o salário médio de um fisioterapeuta na cidade de Curitiba é de R$ 3005,00. Entretanto, alguns outros indicadores apontam uma média entre R$ 4.000,00 e R$ 5.000,00 podendo chegar a R$ 12.000,00 de acordo com o tempo de experiência e área de atuação.

 

 

Como está o mercado de trabalho na fisioterapia?

 

Por ser uma carreira com ampla área de atuação e possuir diversas especializações, como já dissemos anteriormente, o mercado de trabalho para profissionais da fisioterapia sempre está aberto.

Em contrapartida, existe bastante concorrência em grandes centros urbanos, por esta maneira, é importante o fisioterapeuta se especializar em alguma área para que tenha mais chances de se destacar no mercado.

Em geral, o fisioterapeuta pode trabalhar em hospitais, clínicas de fisioterapia e em empresas privadas atuando na área de Fisioterapia do Trabalho. Pode também trabalhar com pesquisa científica ou ainda optar pela carreira acadêmica.

Além das possibilidades de mercado citadas, também é tendência o atendimento homecare, no qual o fisioterapeuta trabalha de forma autônoma e consegue ter mais flexibilidade para gerenciar a própria carreira, mas sempre com foco no controle de gastos.

Em última análise, você sabia que a Fisioterapia é uma das profissões em alta por conta do coronavírus?

 

Conheça a Faculdade de Fisioterapia da Unifacear

 

O curso de graduação em Fisioterapia Unifacear possibilita aos seus alunos o conhecimento da avaliação, prevenção e tratamento dos distúrbios funcionais e do movimento intercorrentes em órgãos e sistemas do corpo humano, gerados por alterações genéticas, traumas e por doenças adquiridas.

 

Diferenciais

 

O que surpreende na Fisioterapia é a diversidade de atuação nas áreas da saúde, bem como, a incrível capacidade de buscar no próprio corpo a cura, por meio de tecnologias inovadoras e métodos clássicos de abordagem, tudo na busca da eficiência funcional e do movimento. 

Além disso, a Unifacear conta com uma clínica de Fisioterapia completa e recém reformada, dando todo o aparato necessário para o aluno ter a experiência prática necessária para a profissão. 

Metodologia

 

Devido à alta imersão prática da profissão, a Unifacear preconiza a aplicabilidade realista, já nos períodos iniciais, com estágios e simulações supervisionadas por meio de atendimentos. 

Além do envolvimento acadêmico com a pesquisa perante a participação de alunos e professores em congressos, publicações científicas e centros de referência na prevenção e tratamento fisioterapêutico.

E aí?

Gostou do conteúdo?

Esperamos ter te ajudado e tirado todas as suas dúvidas. Mas se ainda não se decidiu, veja esse bate-papo no YouTube: O Fisioterapeuta é um Massagista De Luxo?

 

Postagens Recomendadas

Deixe um Comentário

faculdade-de-direitoprofissao-professor