Faculdade de Direito: Conheça 7 motivos para fazer

 em BLOG UNIFACEAR

faculdade-de-direito

 

Faculdade de Direito: Conheça 7 motivos para fazer

 

Escolher uma faculdade é algo mais complicado do que parece e, se você está pensando em fazer uma faculdade de Direito, aqui é o lugar certo.

O curso de Direito é um dos mais tradicionais que existem, não somente no Brasil como também em todo o mundo.

Portanto, pode-se dizer que a sua origem vem com o surgimento da sociedade, ou seja, desde tempos muito antigos.

No entanto, para chegarmos ao Direito que conhecemos hoje, foram dados muitos passos e estruturou-se de forma a organizar todo conhecimento jurídico em suas mais diversas áreas.

A faculdade de Direito é um dos cursos mais desejados hoje em dia, não é à toa que diversos estudantes optem por esse curso e, consequentemente, todos os anos, muitos venham a se formar.

Mas não se preocupe com isso, pois o mercado sempre está aberto para os bacharéis em Direito.

Portanto, para te ajudar nessa decisão tão difícil que é escolher uma carreira, vamos tirar todas as suas dúvidas e separamos alguns motivos para você fazer esse curso tão prestigiado.

 

Como é a faculdade de Direito?

 

Em primeiro lugar, antes de vermos os motivos para fazer a faculdade de Direito, precisamos entender como é o curso e sua grade curricular.

Isso vai te ajudar muito na sua decisão, pois, assim, você poderá pensar se esta é mesmo uma carreira para você ou não.

Segundo o site Jusbrasil, o curso de Direito “é composto por disciplinas teóricas e práticas que abordam sociologia, filosofia, normas legais e estágios obrigatórios, para que o estudante tenha contato com os principais pontos necessários para o desenvolvimento de uma carreira jurídica de sucesso.”

Aqui na faculdade de Direito da Unifacear o objetivo é formar os estudantes para que dominem todas as leis e normas jurídicas e, também, que sejam capazes de solucionar os mais diversos conflitos sociais. 

Entregamos, com excelência, uma formação atualizada com as mais novas dinâmicas da carreira jurídica e preparamos para a prática ética e técnica nas carreiras jurídicas, para defender o exercício da cidadania e os princípios básicos do regime constitucional.

 

Bacharelado

 

A faculdade de Direito é do tipo bacharelado, ou seja, abrange os conteúdos de forma generalista, a fim de abranger uma grande diversidade de assuntos e matérias, como exige o curso de direito.

Como resultado, ao final do curso, o aluno está preparado para enfrentar o mercado de trabalho e responder questões juridicamente relevantes.

Na sequência, veremos a grade curricular do curso de Direito, e suas disciplinas, que é bem extenso e completo.

Geralmente, é mais ou menos igual nas diversas instituições de ensino espalhadas pelo Brasil, podendo variar apenas o nome dado à matéria. Acompanhe.

 

Grade curricular da faculdade de Direito

 

O curso tem duração de 5 anos. Ao final o estudante recebe o título de bacharel, porém, ainda não é um advogado, pois, para isso, precisa ser aprovado na prova da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil).

Conheça a grade curricular da Unifacear.

 

7 motivos para fazer faculdade de Direito

 

Agora que você já conhece um pouco mais sobre como é o curso, duração, grade curricular e disciplinas, vamos pontuar os 7 motivos para fazer faculdade de Direito. Acompanhe.

 

faculdade-de-direito

 

1. Você poderá atuar em diversas áreas

Primeiramente, antes de falarmos propriamente sobre as áreas da profissão, temos que considerar também os ramos que o bacharel em Direito pode optar por seguir: Carreira Pública, Docência, Advocacia.

 

Carreira Pública

 

Os melhores e mais desejados concursos públicos estão voltados para o Direito como, por exemplo, os cargos de magistratura estadual e federal, os cargos de promotor de justiça, de procurador e de delegado de polícia, entre outros.

 

Docência

 

Quem faz a faculdade de Direito e pensa em dar aulas, também está no caminho certo. O mercado precisa muito de professores, tanto em Instituições Privadas quanto Públicas. Portanto, é muito importante saber que, para poder atuar como docente, o bacharel precisa ter concluído uma pós-graduação stricto sensu (mestrado ou doutorado).

 

Advocacia

 

Da mesma forma como já falado anteriormente, para atuar como advogado é preciso também passar no exame da OAB, dessa maneira está legalmente habilitado para atuar como advogado em processos de quaisquer áreas.

Quem decide seguir pelo caminho da advocacia tem muitas opções de especialidades para escolher, como o direito ambiental, civil, criminal (ou penal), do consumidor, previdenciário ou trabalhista, entre tantas outras.

 

2. Você vai conhecer melhor os seus direitos

 

Ter conhecimento dos nossos direitos é algo que serve não somente para quem quer seguir a carreira juridica, mas para todos, pois, quando não temos tal conhecimento podemos, por exemplo, “ser passados para trás” em uma negociação. 

Consequentemente, com a faculdade de Direito, você vai ter conhecimento de todas as leis e normas do direito.

 

3. Boa perspectiva de remuneração

 

A carreira do Direito é muito cobiçada por fornecer excelentes remunerações aos seus profissionais. Segundo o site Salario.com.br, a média salarial varia conforme a área, por exemplo:

Já na área pública, as remunerações também são bastante tentadoras. Um delegado de polícia, por exemplo, pode ganhar por volta de R$ 10 mil e um juiz pode receber aproximadamente a quantia de R$ 30 mil, se contarmos todos os benefícios que compõem seus rendimentos mensais.

* sujeito à alteração.

 

4. É um trabalho inestimável à sociedade

 

Geralmente o que move os estudantes a optarem por uma profissão é a finalidade do serviço e no quanto ele é útil para a sociedade, por exemplo, o curso de Medicina que é muito bem-visto por ajudar a salvar a vida das pessoas.

No Direito isso acontece, pois, ele ajuda as pessoas a restituir algo que lhe foi tirado, a reivindicar seus direitos.

Acima de tudo, também sempre existirão diversas situações ao longo da vida em que vamos precisar de um advogado.

 

5. O mercado de trabalho está sempre precisando

 

Como já citamos, são diversas áreas que o profissional do Direito pode seguir, com isso, o mercado de trabalho fica mais abrangente e, consequentemente, mais oportunidades vão surgindo para cada profissional.

Vale ressaltar, também, que o Direito muda, cresce e evolui à medida que a sociedade também evolui, ou seja, sempre surgirão novas oportunidades, por exemplo, a criação e implantação da Lei Geral de Proteção de Dados no Brasil, que cuida dos nossos dados pessoais na internet.

Segundo o site Análise, “a LGPD é um oceano de oportunidades para a carreira jurídica, sendo um foco de trabalho e contratações.”, ou seja, tem espaço para cada vez mais profissionais.

 

6. Existem vários concursos públicos para essa carreira

 

A principal vantagem em se tornar um profissional do Direito no setor público — além da alta remuneração, como já citado — é a estabilidade que ela oferece.

São várias oportunidades em diversos concursos, municipais, estaduais e federais, para os mais variados cargos: juiz, promotor, procurador, assessor jurídico, defensor público, delegado, analista dos tribunais de Justiça, etc.

 

7. Conhecimento útil para a vida toda

 

Embora servir à sociedade e ser estimado por sua utilidade, o conhecimento adquirido durante a faculdade de Direito é algo que pode ser levado por toda a vida, mesmo para quem não deseja atuar como um profissional do Direito, o que parece ser bem difícil.

Além disso, a faculdade de Direito, proporciona uma formação pessoal sólida para o estudante que também adquire uma visão mais humanista da realidade.

Ainda existem várias outras habilidades e qualidades profissionais que a experiência universitária pode proporcionar. Dentre elas:

  • disciplina;
  • organização;
  • empatia;
  • inteligência emocional;
  • responsabilidade.

 

Qual o perfil do estudante da faculdade de Direito?

 

Por ser um curso bem amplo e completo que abrange diversas áreas, não existe um perfil ideal para o estudante de Direito.

Consequentemente, é importante que tenha algumas habilidades ou venha a desenvolver ao decorrer do curso que, por durar 5 anos, dá tempo suficiente.

 

faculdade-de-direito

 

Essas habilidades são importantes para o desempenho na graduação e também no desenvolvimento da carreira, por exemplo:

  • gostar de ler;
  • ter uma boa escrita;
  • desenvolver a capacidade argumentativa;
  • trabalhar a inteligência emocional;
  • comunicar-se de forma certeira;
  • ter o poder de convencimento e persuasão;
  • saber lidar com conflitos.

Portanto, por não existir um perfil ideal de estudante, esse ponto não deve ser considerado na hora de decidir o que cursar. O ideal mesmo é se identificar com o que será abordado ao longo do curso e onde poderá atuar.

Em conclusão, agora que você já sabe tudo sobre a faculdade de Direito está na hora de tomar a sua atitude de evoluir. 

 

Nós, da Unifacear, temos o compromisso com o seu sucesso e oferecemos a melhor estrutura com um Curso de Direito de excelente qualidade!

Para saber mais, acesse nosso site, clicando aqui.

Assista também nosso vídeo no YouTube com o tema: CURSO DE DIREITO: VALE A PENA FAZER?

Postagens Recomendadas

Deixe um Comentário

blog-unifacear-beneficios-habito-leitura-universitariosfaculdade-de-fisioterapia-saiba-tudo-sobre-o-curso