Estudantes do curso de Pedagogia fazem visita técnica em uma escola para surdos

No dia 04 de junho, a professora Keila Vilanova Valério de Lima da disciplina de LIBRAS e a coordenadora do curso de Pedagogia Viviane Barbosa organizaram e acompanharam uma visita técnica ao Colégio Estadual para Surdos Alcindo Fanaya. Participaram desta atividade estudantes do campus Sítio Cercado.

Durante a visita técnica, a diretora do colégio, a professora Solange Brecailo, levou o grupo para conhecer a estrutura da escola e vivenciar a experiência com professores e suas turmas. O Colégio Estadual para Surdos Alcindo Fanaya efetiva o trabalho com o bilinguismo: Língua Brasileira de Sinais/Português onde os conteúdos acadêmicos das disciplinas são transmitidos em Libras e o Português é trabalhado como segunda língua. Eles ofertam vagas desde a Educação Infantil até o Ensino Médio, atendendo alunos surdos, surdocegos e/ou outros comprometimentos associados à surdez. Esta foi uma experiência ímpar, pois o conceito de inclusão escolar extrapolou a dimensão acadêmica e levou os estudantes à transposição didática de inúmeros conceitos abordados durante as aulas.