Engenharia Civil: tudo sobre o curso e a carreira

 em BLOG UNIFACEAR

engenharia-civil-tudo-sobre-o-curso-e-a-carreiraEngenharia Civil: tudo sobre o curso e a carreira

 

A faculdade de Engenharia Civil permanece sendo uma das mais tradicionais, apesar de ter um crescimento desacelerado nos últimos anos. Porém, é um curso que proporciona uma excelente carreira profissional.

Escolher qual faculdade fazer, como sempre dizemos aqui, não é uma tarefa fácil. Ainda mais quando você está interessado em cursar engenharia, pois existem diversas áreas que compõem as engenharias.

Uma delas é a engenharia civil. Em geral, este é um curso voltado para a área da construção civil. Entretanto, há diversas outras áreas em que um engenheiro civil pode atuar. 

E é sobre isso que vamos falar hoje no nosso blog, sobre a faculdade e a carreira de engenharia civil. Acompanhe.

 

Como é a faculdade de Engenharia Civil?

 

A formação na engenharia civil começa com o ingresso na faculdade. Para quem precisa aliar os estudos à rotina existe a opção na modalidade EAD. Entretanto, há quem prefira o tradicional curso presencial.

Em princípio, a faculdade de engenharia é um curso do tipo bacharelado com duração de 5 anos (10 períodos) sendo que, para se formar é necessário estágio e apresentação de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).

Dessa maneira, ao longo do curso, os alunos serão preparados para desempenhar atividades de planejamento, projeto, direção, vistoria e avaliação de obras e serviços referente a edificações, sistemas de transportes, abastecimento de água, drenagem e outras vertentes.

Assim sendo, a carreira de engenharia civil é uma das que melhor remuneram no país, entre os profissionais de nível superior. Além disso, oferece também muitas opções de atuação como, por exemplo, área da construção civil, geotecnia, saneamento, ambiental, etc.

 

 

Qual a grade curricular de Engenharia Civil?

 

Em primeiro lugar, a estrutura curricular da Faculdade de Engenharia Civil conta com disciplinas mais generalistas nas áreas de Física, Matemática e Química. 

Em seguida, as disciplinas específicas da prática profissional de um engenheiro civil apresentam conceitos sobre sistemas estruturais, desenho técnico, materiais, eletricidade, estruturas de concreto, madeira e aço, hidráulica, geotecnia, sistemas de transportes, entre outros.

Clique aqui para acessar a Grade Curricular do Curso de Engenharia Civil da Unifacear

 

Quanto custa uma faculdade de Engenharia Civil?

 

Geralmente, os cursos de Engenharia têm uma mensalidade um pouco alta. Porém, a alternativa de cursar EAD pode vir ajudar neste quesito, uma vez que essa modalidade de ensino acaba sendo mais atrativa nas mensalidades.

Em contrapartida, existem instituições que contam com excelentes professores e com ótima estrutura que oferecem o curso com uma mensalidade abaixo do mercado, inclusive na modalidade presencial, como o caso da Unifacear.

Para  acessar a tabela completa de valores dos cursos presenciais da Unifacear, basta clicar aqui.

 

O que faz o engenheiro civil?

 

O engenheiro civil, segundo o site Quero Bolsa, é o profissional responsável por projetar, gerenciar, executar e fiscalizar uma obra, que pode envolver casas, edifícios, pontes, viadutos, estradas, barragens, túneis, aeroportos e portos.

Para realizar isso, ele precisará analisar dados, comparar projetos, identificar inconsistências, considerar os custos da execução da obra, observar as normas da lei, encontrar potenciais impactos ambientais e ter grande responsabilidade pela solidez de seus projetos.

É função do engenheiro civil apresentar a viabilidade de um projeto, por meio da escolha dos materiais utilizados, do tempo de execução da obra e da segurança.

Em seu cotidiano, o engenheiro civil trabalha cercado de outros profissionais, como arquitetos, empreiteiros, pedreiros, eletricistas, encanadores e outros engenheiros. Nesses contatos, o profissional precisa demonstrar sua capacidade de liderança, gestão e boa comunicação.

 

 

Onde o engenheiro civil pode trabalhar?

 

Em geral, o profissional de engenharia civil pode atuar em todas as construções que você possa imaginar. Com isso, sua área de atuação é muito ampla, possibilitando sua empregabilidade.

Ainda existem outras maneiras de um engenheiro atuar, como, por exemplo, sendo um engenheiro autônomo, assalariado, ou prestador de serviço, em laboratórios, escritórios ou “no campo”. Normalmente ele integra uma equipe.

Em resumo, as principais áreas são: Construção Civil, Saneamento, Infraestrutura e Transporte (Rodovia e Transportes), Estruturas e Fundações (Cálculo Estrutural), Hidráulica, Geotecnia.

 

Quanto ganha o engenheiro civil?

 

De acordo a Lei 4.950-A/66, de 1966, que regulamenta a remuneração dos profissionais diplomados em Engenharia, Química, Arquitetura, Agronomia e Veterinária, a tabela salarial do profissional do engenheiro civil está vinculada ao valor do salário mínimo vigente e à jornada diária do profissional, independentemente do seu local de atuação.

  • 6 horas: 6 salários mínimos
  • 7 horas: 7,25 salários mínimos
  • 8 horas: 8,5 salários mínimos

A engenharia civil está entre as profissões mais bem pagas do Brasil, com salários iniciais acima dos R$ 4.000,00. Mesmo antes de se formar, o estudante de engenharia civil pode conseguir bons salários.

 

Quais são as exigências do mercado de trabalho?

 

Além dos cinco anos de estudo, estágio e TCC, para atuar como engenheiro é necessário ser credenciado no CREA (Conselho Regional de Engenharia e Agronomia).

Segundo o site IBEC, é importante “estar sempre atualizado e ter mais qualificações. Isso é essencial para se destacar entre tantos profissionais.”

Com isso, no mercado de trabalho, é comum encontrar muitos engenheiros especializados e com pós-graduação. O exercício pleno da atividade costuma acontecer, em média, após cinco anos de experiência na área.

 

Quais são as principais competências?

 

Assim como em todas as outras profissões, é preciso ter algumas aptidões próprias que ajudam nos estudos e no exercício da profissão, também na engenharia civil algumas competências são essenciais. Veja:

  • Ter facilidade com Exatas
  • Interesse pelo mercado de Construção Civil
  • Saber trabalhar em equipe
  • Gostar de analisar o meio ambiente
  • Ter boa capacidade de planejamento
  • Ser líder e ter boa organização
  • Ter boa capacidade de comunicação

 

 

Qual é a diferença entre as faculdades de Engenharia Civil e Arquitetura?

 

No curso de arquitetura, o foco do aprendizado é em soluções para o ambiente, planejamento de espaços, desde a sala de uma casa até o urbanismo de uma cidade.

Já no curso de engenharia civil, os alunos aprendem os cálculos voltados para a construção dos projetos, desde casas até pontes ou aeroportos.

Para saber mais sobre, assista nosso podcast no Youtube.

 

Engenharia Civil é na Unifacear

 

A Faculdade de Engenharia Civil da Unifacear visa preparar o aluno para desempenhar atividades de planejamento, projeto, direção, vistoria e avaliação de obras e serviços referente a edificações, sistemas de transportes, abastecimento de água, drenagem e outras vertentes. 

Um Engenheiro Civil exercita sua criatividade e capacidade de encontrar soluções que vão impactar as áreas sociais e ambientais, transformando recursos da natureza para melhorar a qualidade de vida das pessoas.

O diferencial do curso são as aulas práticas desenvolvidas nos diversos laboratórios para a realização dos experimentos relativos às disciplinas, dentre os quais destacam-se os laboratórios de: Química e Física; Construção Civil e Materiais de Construção; Solos; Desenho Técnico; Hidráulica; Informática. 

Além disso, o curso conta com softwares profissionais com alto padrão de desempenho. Tudo que o aluno necessita para adquirir conhecimento e experimentar na prática o dia a dia da profissão.

Também temos aulas presenciais dinâmicas alinhadas com práticas laboratoriais, aliadas a aplicação de metodologias ativas, além de visitas técnicas diversas.

Em contrapartida, a Unifacear também oferece o curso de graduação de Engenharia Civil na modalidade EAD.

Além do Programa de iniciação científica, onde o aluno desenvolve pesquisas para aprofundar os conhecimentos em determinada área do curso, conhecendo metodologias e técnicas para propor novas análises ou descobertas com raciocínio crítico mais desenvolvido.

E aí?

Gostou do conteúdo?

Então compartilhe com seus amigos!

Venha para a Unifacear! Faça já sua inscrição!

Postagens Recomendadas

Deixe um Comentário

curso-de-extensao-por-que-fazer-vale-a-penadesigner-grafico-tudo-sobre-o-curso-e-a-profissao