Enfermagem: muito obrigada pela sua importante participação na saúde brasileira!

De 12 a 20 de maio se comemora a Semana de Enfermagem. Este sempre foi um momento relevante para a categoria, pois permite refletir sobre sua atuação, vislumbrar perspectivas futuras e aprimorar o desenvolvimento técnico-científico e relacional da profissão.

2020 foi escolhido para ser o Ano da Enfermagem. Uma homenagem ao centenário da sua precursora, Florence Nightingale, e também uma campanha intitulada Nursing Now está sendo promovida pela Organização Mundial da Saúde (OMS). O objetivo desta campanha é visibilizar o trabalho da enfermagem, em busca da sua valorização, especialmente por parte dos governantes, tendo em vista que os cuidados de enfermagem são essenciais para atingir as metas globais, nacionais e locais de saúde.

O momento de pandemia que nos assola tem destacado a relevância da Enfermagem na saúde da população. Sua atuação em hospitais, clínicas, unidades de saúde, empresas, ambulatórios não passa despercebida, mas ainda está longe de ter o merecido reconhecimento.

A enfermagem é exercida no Brasil por enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem. A essência da profissão é o cuidado, que se expressa nas seguintes dimensões: assistencial, gerencial, política, de ensino e pesquisa. Os enfermeiros são os líderes da equipe de enfermagem, e tem um papel fundamental na saúde, são eles que gerenciam o cuidado; junto com os técnicos e auxiliares de enfermagem prestam assistência direta ao paciente, desde o nascimento até depois da sua morte; fazem consulta de enfermagem (o que permite um atendimento de qualidade e segurança ao paciente); podem prescrever medicamentos e solicitar exames complementares que estão estabelecidos em protocolos institucionais; realizam pesquisas científicas; participam nas definições e diretrizes estabelecidas para a saúde; entre outras. Enfim, tudo o que envolve prevenção, promoção, recuperação e assistência em saúde tem Enfermagem.

Profissionais de enfermagem agradecemos pelas sua atuação e pela diferença que fazem à saúde da população!

Confira abaixo dois materiais preparados pelos estudantes de Enfermagem!

Homenagem aos Enfermeiros

A importância dos Enfermeiros