Educação Física a distância: como funciona?

12 de abril de 2022

Um aspirante a educador físico deve ter muitas dúvidas, especialmente pela evidente questão prática, a respeito da modalidade de Ensino a Distância (EaD) do curso. A verdade é que, dentro dessa categoria, é possível que a aplicabilidade do ensino seja “mista”. Abaixo, vamos entender como funciona.

Educação Física

O curso

Na UNIFACEAR, por exemplo, o curso ofertado é em formato de Bacharelado e tem duração de quatro anos. Essa opção é interessante àqueles que desejam trabalhar com o público de diferentes possibilidades, seja em academias, residências, clubes, etc. O profissional da área de Educação Física tem por objetivo promover a saúde das pessoas através da prática de atividades físicas. Seu trabalho consiste em acompanhar e orientar as pessoas durante a prática de esportes ou exercícios físicos.

Funcionamento no EaD

Ao consultar a grade curricular, é possível notar que algumas matérias não são totalmente a distância. Na UNIFACEAR, para exemplificar, as aulas presenciais acontecem:

  • Curitiba e RMC: Aulas presenciais nos Campus Araucária ou Sítio Cercado;
  • Guaratuba, Matinhos, Morretes e Paranaguá: Aulas presenciais no polo Paranaguá para turmas de, no mínimo, 8 alunos ou aulas presenciais nos Campus Araucária ou Sítio Cercado;
  • Pato Branco e Dois Vizinhos: Aulas presenciais no polo para turma de, no mínimo, 8 alunos (Os polos da região poderão se unir para abrir turma em um local);
  • Coronel Vivida e Itapejara: Aulas presenciais em Pato Branco ou Dois Vizinhos;
  • Irati e Prudentópolis – Aulas presenciais no polo para turma de, no mínimo, 8 alunos ou aulas presenciais nos Campus Araucária ou Sítio Cercado;
  • Joinville, Itajaí e Tubarão – Aulas presenciais no polo de Joinville para turma de, no mínimo, 8 alunos;
  • Blumenau – Aulas presenciais no polo para turma de, no mínimo, 8 alunos ou aulas presenciais em Joinville.

Polos de apoio

Os polos de apoio são fundamentais para a prática de atividades físicas. Isso acaba diferenciando o curso de Educação Física de outros tantos no EaD. Esses polos oferecem a estrutura necessária para a realização das aulas práticas do curso. Nelas, há fiscalização e aprovação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), no caso de instituições públicas, e do Ministério da Educação (MEC), no caso das privadas.

Veja mais no portal UNIFACEAR

Professor e Coordenador de Curso da Faculdade de Educação Física da UnB, Américo Pierangeli Costa falou sobre a modalidade EaD para essa categoria. “Quem define a quantidade de encontros, a quantidade de atividades práticas da disciplina e quais atividades práticas vão em cada um desses tipos geralmente é o professor da disciplina. Em geral são atividades avaliativas. Existem desde questionários que são aplicados online até provas que são feitas no polo. Agora, as disciplinas práticas têm a possibilidade de a avaliação ser mais dinâmica. Algumas formas são por meio da gravação de vídeos, da produção de portfólios e da própria interação que o aluno tem na plataforma virtual; quando ele interage em situações de debates, situações de discussões de textos, análise de vídeo e ele produz resenhas, texto e produz a opinião dele em cima do debate daquele tema que está sendo mediado”, comentou.

Mercado de trabalho

O mercado de trabalho para quem deseja seguir essa carreira é bem amplo, onde o profissional pode atuar como professor do ensino fundamental e médio, trabalhar em academias como personal trainer, empresas dos mais diversos tamanhos e de diferentes setores da economia contratam profissionais formados em Educação Física Semipresencial para elaborarem e executarem programas de ginástica laboral para os funcionários da organização, visando a saúde do trabalhador.

Profissionais de Educação Física atuam também em Clubes esportivos, na preparação física de atletas a fim de promover um bom condicionamento físico e prevenir possíveis lesões causadas pela prática de esportes.

Outro setor que vem crescendo bastante nos últimos anos é o da recreação e turismo. Hotéis, resorts, pousadas e até navios contratam profissionais de Educação Física para realizarem atividades recreativas com seus hóspedes como brincadeiras, caminhadas, montanhismo, etc.

Recentemente, a profissão ganhou mais uma área de atuação para o bacharelado, onde o profissional passa a intervir em contextos hospitalares, em níveis de atenção primária, secundária e/ou terciária em saúde, dentro da estrutura hierarquizada preconizada pelo Ministério da Saúde e considerando o SUS.

Base salarial

As oportunidades de trabalho para os educadores físicos são diversas e o exercício da profissão não está restrito às contratações em instituições como spas, academias, clubes esportivos ou até mesmo escolas. O profissional habilitado no curso de educação física pode atuar de forma autônoma, prestando serviços personalizados e podendo estipular o valor da hora/aula profissional seguindo orientações do Conselho Regional de Educação Física (CREF). Portanto o salário pode variar de R$1.252,18 a R$ 8.000,00 dependendo da carga horária e atividade exercida.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Instituições que compõem o Grupo Educacional Unifacear: Centro Universitário Unifacear e Faculdade Educacional Araucária - Facear (Curitiba e Fazenda Rio Grande).
desenvolvido com por UNIFACEAR © 2023