Direitos Humanos no Cinema

 em UNIFACEAR

Objetivo: O curso objetiva promover a discussão, a problematização e a análise da temática dos direitos humanos, por intermédio de filmes, documentários, séries e debates que permitem a sua análise histórica, assim como os que trazem uma perspectiva contemporânea, pensando seu exercício de forma crítica.

Público alvo: alunos da Unifacear, comunidade acadêmica e profissional em geral.

Local: UNIFACEAR – Campus Araucária. Data: 09.11.2019, das 09h às 14h.

Inscrições: gratuitas até o dia 07.11.2019 por intermédio do endereço de e-mail [email protected] (enviar nome completo sem abreviações, telefone celular, curso e período, instituição ou atividade profissional). O curso é restrito ao máximo de 60 alunos. A confirmação da inscrição será realizada via e-mail até às 12h do dia 08.11.2019.

Obs.: para alunos de todos os campi da Unifacear o curso é gratuito, mas para alunos e/ou profissionais vinculados à outras instituições, no dia do curso deverá ser realizado o pagamento da taxa de R$ 20,00 para o prof. Eder.

Horas complementares: 15h. Os certificados serão emitidos para aqueles que realizarem o requerimento na Secretaria da Coordenação do Campus Araucária (R$ 5,00 e prazo de dez dias úteis para confecção).

Programação e datas dos debates/palestras:

Tema: Uma prova de amor: uma análise a partir da dignidade da pessoa humana e do consentimento nas relações de saúde (09h às 09 e 40 min)

Maria Claudia Stansky e Ana Paula de Vasconcelos Ribeiro Filme: Uma prova de amor (2009)

Tema: Emancipação do corpo feminino e cyberviolência contra as mulheres (09h e 40 min às 10h e 20 min)

Parcelli Dionizio Documentário: Audrie e Daisy (2016).

Tema: A Onda: comunicação de massa, totalitarismo e anti-garantismo penal (10h e 20min às 11h)

Juliana Bertholdi Filme: “A Onda” (2008).

Tema: Democracia em crise (11h às 11h e 40min)

Maria Helena Fonseca Faller Filme: Democracia em vertigem (2019)

Tema: Terceiro setor e ONGs (11h e 40min às 12h e 20 min)

Tarso Cabral Violin Filme: Quanto vale ou é por quilo? (2005)

Tema: O homem e os direitos humanos: o que aconteceu com a humanidade após a experiência dos campos de concentração nazistas? (12h e 20min às 13h)

André Luiz Ache Mansur Filme: O menino do pijama listrado (2008).

Observação: para um maior aproveitamento do curso é interessante que os filmes sejam assistidos antes das palestras (preferencialmente e não obrigatoriamente), tendo em vista que durante as palestras serão passados somente trechos selecionados dos filmes e/ou ocorrerão tão apenas os debates. Todos os filmes, séries ou documentários estão disponíveis no Netflix ou no Youtube.

Organização: Camila Marques, Genilma Moura e Eder Alex dos Prazeres

Postagens Recentes

Deixe um Comentário