Objetivo: O curso objetiva promover a discussão, a problematização e a análise da temática dos direitos humanos, por intermédio de filmes, documentários, séries e debates que permitem a sua análise histórica, assim como os que trazem uma perspectiva contemporânea, pensando seu exercício de forma crítica.
Público alvo: alunos da Unifacear, comunidade acadêmica e profissional em geral.
Local: UNIFACEAR – Campus Araucária. Data: 09.11.2019, das 09h às 14h.
Inscrições: gratuitas até o dia 07.11.2019 por intermédio do endereço de e-mail [email protected] (enviar nome completo sem abreviações, telefone celular, curso e período, instituição ou atividade profissional). O curso é restrito ao máximo de 60 alunos. A confirmação da inscrição será realizada via e-mail até às 12h do dia 08.11.2019.
Obs.: para alunos de todos os campi da Unifacear o curso é gratuito, mas para alunos e/ou profissionais vinculados à outras instituições, no dia do curso deverá ser realizado o pagamento da taxa de R$ 20,00 para o prof. Eder.
Horas complementares: 15h. Os certificados serão emitidos para aqueles que realizarem o requerimento na Secretaria da Coordenação do Campus Araucária (R$ 5,00 e prazo de dez dias úteis para confecção).
Programação e datas dos debates/palestras:
Tema: Uma prova de amor: uma análise a partir da dignidade da pessoa humana e do consentimento nas relações de saúde (09h às 09 e 40 min)
Maria Claudia Stansky e Ana Paula de Vasconcelos Ribeiro - Filme: Uma prova de amor (2009)
Tema: Emancipação do corpo feminino e cyberviolência contra as mulheres (09h e 40 min às 10h e 20 min)
Parcelli Dionizio - Documentário: Audrie e Daisy (2016).
Tema: A Onda: comunicação de massa, totalitarismo e anti-garantismo penal (10h e 20min às 11h)
Juliana Bertholdi - Filme: “A Onda” (2008).
Tema: Democracia em crise (11h às 11h e 40min)
Maria Helena Fonseca Faller - Filme: Democracia em vertigem (2019)
Tema: Terceiro setor e ONGs (11h e 40min às 12h e 20 min)
Tarso Cabral Violin - Filme: Quanto vale ou é por quilo? (2005)
Tema: O homem e os direitos humanos: o que aconteceu com a humanidade após a experiência dos campos de concentração nazistas? (12h e 20min às 13h)
André Luiz Ache Mansur - Filme: O menino do pijama listrado (2008).
Observação: para um maior aproveitamento do curso é interessante que os filmes sejam assistidos antes das palestras (preferencialmente e não obrigatoriamente), tendo em vista que durante as palestras serão passados somente trechos selecionados dos filmes e/ou ocorrerão tão apenas os debates. Todos os filmes, séries ou documentários estão disponíveis no Netflix ou no Youtube.
Organização: Camila Marques, Genilma Moura e Eder Alex dos Prazeres