Dia Mundial do Livro: não perca o hábito da leitura!

 em BLOG UNIFACEAR

O compromisso com a leitura é vital quando falamos sobre educação. No dia 23 de abril, é comemorado o Dia Mundial do Livro. Indispensáveis para o conhecimento há muitos séculos, os livros são capazes de expandir nossos horizontes. Mesmo quando usados para fins de lazer, trabalham o cérebro de uma forma que estimulem a mente e a criatividade.

Livro

A data especial foi instituída pela Unesco, em 1995. É também o dia dos Direitos de Autor. É uma homenagem a Miguel de Cervantes, William Shakespeare e Inca Garcilaso que morreram (data referida) em 23 de abril de 1616, sendo uma forma de tributo e homenagem à literatura. 

Cenário da literatura no Brasil

Em 2021, houve crescimento de 29,3% no volume de livros vendidos no país comparando com o ano de 2020. Em relação à receita gerada, foi registrado um aumento de 29,2% no faturamento no mesmo período.

Os dados constam do 13º Painel do Varejo de Livros no Brasil, pesquisa feita pela Nielsen BookScan e divulgada pelo Sindicato Nacional dos Editores de Livros (SNEL). É considerado que o fator pandemia foi bem relevante para esse resultado, mostrando que os livros foram um escape importante em um momento no qual a população estava isolada e fragilizada. 

Esse é um dado muito importante visto que, em levantamento anterior, as notícias eram desanimadoras. De 2015 para 2019, a porcentagem de leitores no Brasil caiu de 56% para 52%. Já os não leitores com mais de 5 anos que não leram nenhum livro em um recorte recente (três meses) representavam 48% da população. Desta forma, qualquer novo avanço deve ser celebrado. 

Voltando para um recorte mais recente, informações do Sindicato Nacional dos Editores de Livros indicam que a categoria que mais vendeu no Brasil foi a de literatura infantil, juvenil e educacional, com 33% das vendas. Em segundo lugar, com 24%, vem os livros de não-ficção.

Deixando um pouco de lado o consumo/vendas, vamos aos acervos. Segundo a Agência Câmara de Notícias, existem cerca de 6.000 bibliotecas públicas em funcionamento no Brasil, com presença em 95% dos municípios. Isso equivale a uma biblioteca a cada aproximadamente 34 mil pessoas. 

Unifacear

A Unifacear conta com aproximadamente 43 mil livros em seu acervo, sendo 30 mil na unidade de Araucária e outros 13 mil nas unidades de Curitiba. Nesta importante data para  a literatura mundial, gostaríamos de reforçar como é valoroso ter um livro como companheiro do dia a dia. Seja como material de estudo ou forma de lazer. 

Ao ler, você exercita pensamento crítico, amplia seu vocabulário, exercita a sua inteligência, estimula a criatividade e ainda previne doenças degenerativas. Jamais dispense os livros!

Postagens Recentes

Deixe um Comentário

SegurançaUnifacear