Dia Internacional do Estudante: saiba mais sobre a data

em BLOG UNIFACEAR

O Dia Internacional do Estudante é celebrado oficialmente em 17 de novembro. Esta data é uma homenagem à memória e coragem de acadêmicos da antiga Tchecoslováquia, que lutaram bravamente contra tropas nazistas que invadiram o país em 1939, na Segunda Guerra Mundial.

EstudanteAlguns estudantes foram vitimados e muitos outros ficaram gravemente feridos ou acabaram parando em campos de concentração, sofrendo com o Holocausto. Os eventos causaram o fechamento de universidades tchecas e o enfraquecimento de rebeliões acadêmicas.

A data em homenagem aos estudantes foi criada de forma oficial dois anos mais tarde, em Londres, lembrando o dia da invasão (17 de novembro).

Além de rememorar a luta contra o nazismo, a data se tornou um marco da reivindicação do direito de ter acesso à educação.

Papel do estudante

O estudante tem uma importância significativa para o desenvolvimento da sociedade. Não é apenas um progresso individual, visto que um desempenho de destaque estará influenciando todo o meio no qual está inserido. As escolas e faculdades formam pessoas que serão de crucial relevância para o progresso de sistemas sociais e comunidades.

Uma sociedade com bons profissionais é reflexo de um sistema educacional eficiente que prepara seus alunos com excelência. E vai além disso. A educação é relevante principalmente no que diz respeito a consciência social, senso crítico e convívio.

O Dia Internacional do Estudante nos traz reflexões acerca da luta de heróis do passado e também é um exercício de gratidão pela expansão da educação. Hoje, temos inúmeras possibilidades no sentido de acessibilidade, oportunizando milhares de pessoas que, em tempos passados, teriam imensa dificuldade para ter acesso a boas chances.

O estudante será sempre um lutador pela maneira como se dedica e batalha pelo progresso, vislumbrando um futuro próspero. Neste dia 17/11, a Unifacear parabeniza todos vocês!