
O especialista em marketing precisa estar de olho em todas as oportunidades. Suas ideias podem ser um ponto-chave para que uma empresa alavanque um conteúdo e tenha sucesso no futuro. Em 8 de Maio, comemora-se o Dia do Profissional de Marketing. No blog de hoje, vamos saber mais sobre o mercado da profissão e demais especificidades.
CONCEITO
O profissional é responsável por estudar o mercado para identificar possibilidades, facilitar e promover a imagem tanto da empresa como dos produtos e serviços ofertados, sendo responsável pela elaboração de estratégias que entendam, atraiam e mantenham clientes. O comportamento do mercado está em constante mudança nos últimos anos e as empresas precisam estar atentas às novas exigências. As mudanças ocorrem em um ritmo veloz. Além de preço e agilidade no serviço, outra questão importante é o bom relacionamento com a empresa ou marca.
A grande maioria das empresas que visam crescimento e traçam metas ambiciosas, trabalhando com planejamentos cuidadosos, contam com uma equipe de marketing. O profissional da área faz pesquisas de mercado para entender o perfil do consumidor e poder traçar estratégias de comunicação e venda. As empresas de maior porte costumam contratar pessoas capacitadas para elaborar projetos de fortalecimento da marca a médio e longo prazos. Já as empresas de pequeno e médio portes costumam investir em ações mais imediatas, o que não quer dizer que não contratem eventualmente um profissional de Marketing para pensar em sua estratégia em longo prazo.
Há oportunidades de trabalho em empresas de serviços, de varejo, indústrias, órgão públicos e terceiro setor.
Marketing Estratégico: atividades executadas antes da produção, como: estudo de mercado, estratégias para a venda e concepção do produto.
Marketing Operacional: trabalho de pós-produção, como: elaboração de campanhas e estratégias de venda.
Marketing Digital: um dos mercados mais promissores ao longo dos últimos anos, com a ascensão das mídias sociais e e-commerce. Envolve a utilização da interatividade online para estabelecer um relacionamento com o cliente e divulgar campanhas/produtos.
Endomarketing: ações internas nas empresas, com o objetivo de melhorar a compreensão e o engajamento dos colaboradores.
Marketing de Relacionamento: relação entre a empresa e seus clientes, criando e mantendo canais de comunicação e pós-venda. Aparece, também, com os fornecedores.
Marketing Esportivo: patrocínio de equipes e realização de eventos esportivos, com escolhas estratégicas e de organização.
Marketing Político: adequar um político ou candidato junto ao seu eleitorado, buscando fidelizar e engajar votos, tanto no período pré-eleições como durante o mandato.
Marketing Social: promoção de uma causa, conceito ou comportamento para conscientizar a população.
Marketing Cultural: estratégia de associar marcas, produtos e empresas a projetos culturais, unindo as duas áreas.
Neuromarketing: estudo das reações neurológicas dos consumidores quando tem contato com imagens, vídeos e anúncios de produtos.
Marketing Antropológico: comportamento das pessoas nas escolhas de compra por meio da observação dos clientes na hora da decisão final.
De acordo com o Catho, essa é a remuneração média de algumas atribuições associadas à profissão.
Marketing
Diretor: R$ 12.500
Gerente: R$ 8.197
Especialista: R$ 4.124
Coordenador: R$ 4.531
Supervisor: R$ 3.060
Consultor: R$ 3.161
Analista de Marketing: R$ 2.765
Assessor de Marketing: R$ 1.699
Assistente: R$ 1.713
Marketing Digital
Gerente: R$ 4.669
Coordenador: R$ 3.651
Analista: R$ 2.315
Diretor Comercial
Pequenas e médias empresas: de R$ 21.000 a R$ 40.000
Grandes empresas: de R$ 22.000 a R$ 55.000
Diretor de Marketing
Pequenas e médias empresas: de R$ 20.000 a R$ 30.000
Grandes empresas: de R$ 22.000 a R$ 45.000
Gerente Nacional de Vendas
Pequenas e médias empresas: de R$ 15.000 a R$ 27.000
Grandes empresas: de R$ 17.000 a R$ 30.000
Gerente Regional de Vendas
Pequenas e médias empresas: de R$ 10.000 a R$ 20.000
Grandes empresas: de R$ 12.000 a R$ 26.000
Gerente de Produto
Pequenas e médias empresas: de R$ 7.600 a R$ 15.000
Grandes empresas: de R$ 8.000 a R$ 20.000
Coordenador de Comunicação
Pequenas e médias empresas: de R$ 6.000 a R$ 10.000
Grandes empresas: de R$ 7.000 a R$ 12.000
O curso aborda o marketing como um potencializador das relações de trocas entre as empresas e seus consumidores. Inova, comunica e cria relacionamentos com consumidores, antecipa tendências, aproveita oportunidades de mercado e analisa riscos. O processo pedagógico é compreendido como um espaço de reflexão e de promoção de situações de aprendizagem que oportunizem a busca de soluções para um maior desempenho empresarial.
Tipo de formação: Tecnólogo
Duração: 2 Anos
Disciplinas ofertadas: Clique aqui
Os egressos poderão exercer no mercado de trabalho local os seguintes postos/ocupações/funções: consultor, gerente em diversas áreas, assessor, assistente, diretor de Marketing em instituições públicas e privadas, gerente de produto de instituições públicas e privadas, supervisor de Marketing de instituições públicas e privadas. Poderão, ainda, atuar em negócio próprio (consultoria de Marketing).
Para informações sobre matrículas e valores, confira a página principal de nosso curso.