Dia do Pedagogo: conhecendo a carreira

 em BLOG UNIFACEAR

A Grécia clássica pode ser considerada o berço da educação. Lá, nasceram as primeiras ideias acerca da ação pedagógica, com ponderações que influenciaram por muitos anos o ensino e a cultura ocidental. Séculos se passaram, e, se há algo indispensável na sociedade, é a figura do educador. Em 20 de maio, é celebrado o dia do Pedagogo. A Unifacear parabeniza todos que escolheram essa profissão apaixonante. No blog de hoje, vamos conhecer mais sobre a carreira e as oportunidades proporcionadas. 

PedagogoConceito

A Pedagogia estuda princípios e métodos de ensino. Seu trabalho está intimamente ligado ao do professor, mas existem diferenças. O professor obtém conhecimento sobre conteúdos e metodologias dentro de sua área de atuação, enquanto o pedagogo, além de atuar na escola, também está presente em outros espaços externos (hospitais, empresas e Institutos).

Um diferencial do pedagogo está em associar o aprendizado teórico às questões sociais e à realidade em que o estudante se encontra. É uma construção complexa e enriquecedora. 

Atuação

O mercado de trabalho para a Pedagogia é amplo e vai além do segmento escolar. Quem se forma em Pedagogia pode trabalhar com consultorias e assessorias, editoras de livros didáticos, empresas produtoras de cursos a distância, escolas de idiomas, espaços como hospitais, bibliotecas, museus e brinquedotecas, ONGs, órgãos públicos ligados à educação e no treinamento e coordenação dentro de empresas privadas

Falando em especializações, é possível se desenvolver em: gestão escolar, pedagogia para educação especial, orientação vocacional, pedagogia social, ensino à distância, pedagogia e empresarial. 

Mercado e remuneração 

A Pedagogia tem altíssima empregabilidade no país. Segundo dados do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), aproximadamente 94% dos pedagogos estão empregados.

Hoje, um pedagogo ganha, em média, R$ 2.535,99, com uma jornada aproximada de 37 horas semanais.  O teto salarial fica em torno de R$ 5.400,00. O valor pode ser mais elevado de acordo com o nível de experiência e da instituição. As informações são do portal salário.com, que levou em conta 8446 funcionários para a pesquisa. 

Cursos da Unifacear

A licenciatura em Pedagogia está presente na Unifacear através do presencial, do semipresencial e do EAD. 

Durante as aulas, o estudante de Pedagogia refletirá sobre aspectos práticos, fundamentando-se na teoria clássica e contemporânea educacional que explicita como as pessoas aprendem e quais as mais eficazes formas de ensiná-las. A dinâmica do curso de Pedagogia, engloba o estudo das bases legais e fundamentos da educação de modo reflexivo, ou seja, o estudante contextualiza e vivencia a legislação e os conceitos essenciais que darão suporte para sua atuação pedagógica. 

O perfil do egresso do Curso de Licenciatura do Curso de Pedagogia formado pela Unifacear é de saber, fundamentalmente, atuar como um agente de transformação social, consciente do conhecimento como um valor de si mesmo e da sua construção permanente e imbricada ao ideal da educação humanística. 

Clique nos botões abaixo para conhecer nossas ofertas. 

Postagens Recentes

Deixe um Comentário

DireitoLetras