Dia do Acadêmico de Direito: conheça as áreas de estudo 

 em BLOG UNIFACEAR

O curso de Direito é um dos mais antigos do Brasil: As primeiras faculdades com essa especialidade  começaram a funcionar no país a partir do início do século XIX, por volta de 1827, e suas primeiras unidades ficavam nos estados de Pernambuco e São Paulo. A profissão segue crescendo ano após ano, sendo uma das mais conceituadas e populares em nossas terras. Em 19 de maio, é comemorado o Dia do Acadêmico do Direito.

Direito

Áreas da profissão

O acadêmico de Direito tem uma gama de opções, sendo uma das carreiras que melhor oferece essa diversificação. São muitas especializações possíveis, algo que acabou aumentando com a popularização da internet nesse século, o que trouxe os crimes cibernéticos, por exemplo. As oportunidades podem aparecer no setor público ou privado. 

Direito Civil

Uma das áreas mais amplas. Refere-se aos interesses individuais do dia a dia dos cidadãos, como, por exemplo, ao adquirem bens e imóveis, se divorciar ou na divisão de heranças. São apenas alguns exemplos mais populares de atribuições. Devido ao alto número de possibilidades, existem especializações no campo jurídico para situações específicas, como Direito da Família, Assessoria Jurídica e Advocacia Pública. 

As opções para quem trabalha com Direito Civil são tantas que é necessário que o advogado se especialize em um campo específico dentro desta área de atuação. Entre elas estão o Direito da Família, Direito das Coisas, Direito das Sucessões, Assessoria Jurídica e Pública e Advocacia Pública.

Direito Penal

Campo que foca em ações de crimes e transgressões. O especialista na área poderá apresentar a defesa ou acusação de envolvidos nos processos, seja pessoa física ou jurídica. 

Direito Ambiental

Esse ramo surgiu devido à preocupação em promover um desenvolvimento sustentável que busca prevenir danos ambientais, um tema que tem se tornado relevante para a sociedade. Por isso, existe uma alta demanda por advogados ambientalistas.

O profissional tem grande empregabilidade no setor público e privado, assim como em entidades do terceiro setor. Entre as muitas atividades da área estão os procedimentos administrativos ligados ao licenciamento ambiental, a emissão de pareceres e também a prestação da consultoria jurídica.

Direito Trabalhista 

O advogado trabalhista tem como foco as relações de trabalho entre funcionários e os seus. O principal objetivo é garantir uma situação de trabalho regulamentada com todos os direitos. O profissional costuma representar tanto trabalhadores quanto empregadores em disputas relacionadas a questões sindicais e previdenciárias. Outra opção é a consultoria para empresas. 

Direito Contratual

Sobre regulamentação de contratos para o acordo de duas ou mais pessoas físicas ou jurídicas. Estimula regras que serão cumpridas posteriormente. O advogado assessora o cliente nas fases que envolvem a assinatura do contrato. Após a assinatura, também monitora o cumprimento das obrigações estabelecidas no acordo e toma providências se isso não acontecer.

Direito Tributário

Também conhecido como Direito Fiscal. O ramo define a respeito da arrecadação de tributos, define as obrigações tributárias e regula a ação dos órgãos fiscalizadores. O profissional é bem requisitado por empresas que estão em situação irregular e precisam de assessoria. 

Direito Empresarial

Área responsável por regular as atividades comerciais de pessoas físicas e jurídicas. O ramo engloba os direitos e deveres dos empresários e sociedades e os seus contratos de comércio. Algumas atividades comuns são abertura e fechamento de empresas, processos de falência e registro de marcas. Outra atribuição está na assessoria para tomadas de decisão. 

Direito Digital

O advogado pode atuar com consultorias e assessorias para que empresas providenciem os meios para atender o que define a LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados). Ainda, profissionais dessa área atuam em casos ligados à informática, representando clientes como lojas virtuais, empresas desenvolvedoras de softwares, usuários e provedores de Internet.

Direito Eleitoral

O objetivo da área é regulamentar o processo eleitoral e assegurar os direitos políticos da população. Há necessidade contínua por esses profissionais apesar de a demanda ser mais forte em anos eleitorais. A principal oportunidade está na assessoria jurídica de candidatos. 

Direito Imobiliário

Vive constante crescimento, já que a regulamentação em relação à propriedade de bens imobiliários é cada vez mais cuidadosa. Compra, transferência de propriedade, usucapião, registro, locação, o direito de construir: todos esses processos precisam ser acompanhados por um advogado especializado.

Direito Desportivo

Na profissionalização de atletas, na documentação de competições e na abertura e funcionamento de entidades desportivas, o advogado é uma figura chave. Além dessas oportunidades, ainda há a supervisão na redação de contratos de atletas. 

Direito Rural

O Agronegócio é parte fundamental na economia brasileira, representando 21% do PIB (G1). O profissional do Direito é responsável por intermediar a relação entre o homem e a propriedade rural se dê nos termos da lei. Algumas possibilidades são atuar como consultor auxiliando grandes empresas do setor, cooperativas e até mesmo famílias que vivem da atividade rural.

Direitos Humanos

Devido à grande abrangência do tema, o profissional encontra possibilidades de atuação em diversos segmentos, como a Anistia Internacional, a defesa de vítimas de violência e a garantia às liberdades fundamentais do ser humano. É uma das áreas mais antigas e requisitadas, podendo atuar em políticas públicas, ONGs, agências oficiais na ONU e outras opções.  

Direito da Propriedade Intelectual

Aqui, temos duas categorias: a propriedade industrial, que engloba patentes, marcas e cultivos, e a dos direitos autorais, que tratam de bens imateriais e incorpóreos, como trabalhos literários, músicas, fotografias, filmes, entre outros. O advogado atua preservando o direito de autores e empresas. 

Curso

A Unifacear deseja felicitações ao Acadêmico de Direito pelo seu dia. E convida, agora que as áreas e atribuições estão mais claras, a conhecer nosso curso de bacharelado. É uma grande oportunidade para seu futuro.  

Um diferencial da Unifacear está no Núcleo de Prática Jurídica, um projeto que tem como objetivo iniciar os acadêmicos do Curso de Direito no exercício da advocacia através da consultoria gratuita oferecida para toda a comunidade de Araucária e Região Sul de Curitiba. As consultorias oferecidas são todas desenvolvidas e supervisionadas por Professores Mestres e Doutores da Unifacear, com vasta experiência na área jurídica.

Postagens Recentes

Deixe um Comentário

SocialPedagogo