Dia do Advogado: em quantas áreas é possível trabalhar?
O curso de Direito é um dos mais antigos do Brasil. As primeiras instituições com essa especialização iniciaram suas atividades no país a partir do começo do século XIX, cerca de 1827, e suas primeiras sedes estavam nos estados de Pernambuco e São Paulo. A profissão continua a crescer a cada ano, sendo uma das mais respeitadas e populares atualmente. Em 11 de agosto, é comemorado o Dia do Advogado. Você sabe em quantas áreas esses profissional pode trabalhar? Confira no blog!
Direito Civil
Uma das áreas mais abrangentes. Refere-se aos interesses individuais do cotidiano dos cidadãos, como, por exemplo, ao adquirirem bens e propriedades, se divorciarem ou na partilha de heranças. São apenas alguns exemplos mais populares de incumbências. Devido à multiplicidade de possibilidades, existem especializações no campo jurídico para situações específicas, como Direito da Família, Consultoria Jurídica e Advocacia Pública.
Direito Penal
Campo que foca em ações de delitos e infrações. O especialista na área pode apresentar a defesa ou acusação de envolvidos nos processos, seja pessoa física ou jurídica.
Direito do Meio Ambiente
Esse ramo surgiu devido à preocupação em promover um desenvolvimento sustentável que busca prevenir danos ambientais, um assunto que tem se tornado relevante para a sociedade. Por isso, há uma alta demanda por advogados ambientais.
O profissional tem ótima empregabilidade no setor público e privado, assim como em organizações do terceiro setor. Entre as diversas atividades da área estão os procedimentos administrativos ligados à autorização ambiental, a emissão de pareceres e também a prestação da consultoria jurídica.
Direito do Trabalho
O advogado trabalhista foca nas relações de trabalho entre funcionários e seus empregadores. O principal objetivo é garantir uma situação de trabalho regulamentada com todos os direitos. O profissional costuma representar tanto trabalhadores quanto empregadores em disputas relacionadas a questões sindicais e previdenciárias. Outra opção é a consultoria para empresas.
Direito Contratual
Sobre a regulamentação de acordos para o pacto entre duas ou mais pessoas físicas ou jurídicas. Estabelece regras que serão cumpridas posteriormente. O advogado auxilia o cliente nas etapas que envolvem a assinatura do contrato. Após a assinatura, também monitora o cumprimento das obrigações estabelecidas no acordo e toma providências se isso não ocorrer.
Direito Tributário
Também conhecida como Direito Fiscal. O ramo trata da arrecadação de tributos, define as obrigações tributárias e regula a ação dos órgãos fiscalizadores. O profissional é muito requisitado por empresas que estão em situação irregular e precisam de assistência.
Direito Empresarial
Área responsável por regulamentar as atividades comerciais de pessoas físicas e jurídicas. O ramo engloba os direitos e deveres dos empresários e sociedades, bem como seus contratos de comércio. Algumas atividades comuns incluem abertura e encerramento de empresas, processos de falência e registro de marcas. Outra atribuição é a assessoria para tomadas de decisão.
Direito Digital
O advogado pode atuar com consultoria e assessoria para que empresas providenciem os meios para cumprir o que a LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados) define. Além disso, profissionais dessa área trabalham em casos relacionados à informática, representando clientes como lojas online, empresas desenvolvedoras de software, usuários e provedores de Internet.
Direito Eleitoral
O objetivo da área é regulamentar o processo eleitoral e garantir os direitos políticos da população. Há uma necessidade contínua por esses profissionais, apesar da demanda ser mais intensa em anos eleitorais. A principal oportunidade está na assessoria jurídica de candidatos.
Direito Imobiliário
Vive um crescimento constante, uma vez que a regulamentação em relação à propriedade de bens imobiliários está se tornando cada vez mais minuciosa. Compra, transferência de propriedade, usucapião, registro, locação, o direito de construir: todos esses processos precisam ser acompanhados por um advogado especializado.
Direito Esportivo
Na profissionalização de atletas, na documentação de competições e na criação e operação de entidades esportivas, o advogado desempenha um papel fundamental. Além dessas oportunidades, há também a supervisão na redação de contratos de atletas.
Direito Rural
O Agronegócio é parte fundamental na economia brasileira, representando 21% do PIB (G1). O profissional do Direito é responsável por intermediar a relação entre o homem e a propriedade rural de acordo com a lei. Algumas possibilidades incluem atuar como consultor auxiliando grandes empresas do setor, cooperativas e até mesmo famílias que dependem da atividade rural.
Direitos Humanos
Devido à vasta abrangência do tema, o profissional encontra oportunidades de atuação em diversos setores, como a Anistia Internacional, a defesa de vítimas de violência e a garantia das liberdades fundamentais do ser humano. É uma das áreas mais antigas e requisitadas, podendo atuar em políticas públicas, ONGs, agências oficiais na ONU e outras alternativas.
Curso da Unifacear
A Unifacear envia felicitações aos advogados e futuros advogados pelo seu dia. E convida a conhecer nosso curso de graduação. É uma grande oportunidade para o futuro.