Desafios na sala de aula que geram aprendizado profissional

No último dia 26, os alunos de Engenharia Civil do campus Sítio Cercado foram mais uma vez desafiados a pôr em prática o conhecimento obtido em sala de aula. Desta vez, como parte da disciplina de Projetos Integrados, os acadêmicos tiveram que usar a cabeça e pôr a mão na massa para desenvolver um APO – Aparato de Proteção ao Ovo, que consiste na criação de um pórtico capaz de proteger um ovo que se encontra abaixo dele.

Este concurso teve por objetivo testar a capacidade dos estudantes no desenvolvimento de elementos estruturais que resistam a cargas dinâmicas, tirando o máximo proveito das propriedades do concreto armado. O pórtico construído, deveria ser capaz de resistir a cargas crescentes de impacto durante o ensaio de carregamento dinâmico previsto (massa de 15kg liberada de diferentes alturas).

Para o idealizador da atividade, o Prof. MSc. Sandro Mendes o desafio para os alunos consiste em agregar todos os conhecimentos adquiridos em diferentes matérias para a prática no laboratório. Desenvolvendo habilidades e metodologias de construção civil (armaduras, formas, concreto) em escala reduzida, além da integração e trabalho em equipe. Além de tudo, conscientizando-os da importância da engenharia na minimização dos riscos à vida humana.

Na visão da aluna Aryane Haubert do 8º período, os desafios foram vários: “Desde como fazer a armadura com um tamanho reduzido, e até mesmo onde encontrar materiais que pudéssemos colocar no concreto para que ficasse leve e com uma boa resistência.” Porém, a gratificação foi proporcional, “Acredito que foi um grande aprendizado, e conseguimos com a ajuda do professor aplicar a teoria que tínhamos aprendido até agora na prática, o que tenho certeza ser de grande importância para nosso aprendizado e para nossa carreira profissional”.