fisioterapia-presencial-unifacear

O Curso

O principal objetivo do curso de Fisioterapia da UNIFACEAR é preparar fisioterapeutas generalistas, humanistas, com pensamento crítico e reflexivo, com capacidade de atuar em todos os níveis de atenção à saúde; ter visão ampla e global, com respeito aos princípios éticos e bioéticos e culturais do indivíduo e coletividade. Este profissional deverá ter como objeto de estudo o movimento humano em todas as suas formas de expressão e potencialidades, com o objetivo de preservar, desenvolver e restaurar a integridade dos órgãos , sistemas, funções, desde a elaboração do diagnóstico físico e funcional, eleição e execução dos procedimentos fisioterapêuticos pertinentes a cada situação, de acordo com as Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Fisioterapia. (04 de fevereiro de 2002).

Deverá ter competências e habilidades para:

Atenção à saúde;

Tomada de decisões;

Comunicação e liderança;

Administração e gerenciamento e educação permanente. (Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Fisioterapia. (04 de fevereiro de 2002).

Campus

Este curso é ofertado no *Campus Araucária.

*UNIFACEAR

Mercado de Trabalho

Aonde vou atuar na área de trabalho?

Fisioterapia Clínica 

Ambulatórios

Consultórios

Centros de Reabilitação

Hospitais e clínicas

Saúde Coletiva

Ações Básicas de Saúde

Fisioterapia do Trabalho

Programas institucionais

Vigilância Sanitária

Educação

Direção e coordenação de cursos

Docência – níveis: secundário e superior

Extensão

Pesquisa

Supervisão técnica e administrativa

Diferencial do Curso

O curso de Fisioterapia da UNIFACEAR proporciona aos seus acadêmicos, a atividade prática da fisioterapia desde o início de sua formação; os primeiros períodos constam na sua grade curricular, a disciplina de Atividade Prática Supervisionada, com aulas práticas aos sábados pela manhã nas instituições conveniadas com a UNIFACEAR. Neste momento o acadêmico tem a possibilidade de realizar estágio de observação e realizar manuseios simples com a supervisão e orientação dos professores das respectivas áreas de atuação fisioterapêutica, o que aumenta consideravelmente a associação teórico-prática, tornado-o um profissional mais competitivo e valorizado para o mercado de trabalho.

Este curso oferece também o  Projeto de Iniciação Científica Programa de acompanhamento de estágio – Riscos e Prevenção de Queda em Idosos, que acontece nas sextas-feiras no Lar para Idosos Luz e Vida em Araucária, sob responsabilidade do prof. Richard Zuge. Este projeto tem como objetivo proporcionar aos alunos ingressantes no curso uma vivência da prática clínica do trabalho de Fisioterapia; visualizar, na prática, a importância das bases teóricas para o tratamento fisioterapêutico; facilitar a conduta para estes alunos nos seus períodos seguintes, apresentando as formas de avaliação e os principais deveres de um estagiário (evitando surpresas e diminuindo a insegurança futura, preparando para a adaptação de uma nova forma de avaliação que receberá, a qual torna-se diária); diminuir a evasão escolar devido à visualização da atividade que o aluno irá exercer, aumentando o leque de atividades práticas e iniciar atividades de pesquisa.

Acontece na clínica de Fisioterapia da UNIFACEAR, nas quartas-feiras, o Projeto de Iniciação Científica sobre GDS , sob responsabilidade da prof. Isabel Scheikman. Este tem como objetivos principais o ensino e realização de  uma avaliação postural sob o olhar do método de cadeias musculares e articulares GDS,além de capacitar à realização de  um tratamento com o método Pilates e posterior observação  dos efeitos dos movimentos na postura dos praticantes.

Coordenação

Ana Valadão

[email protected]

Grade Curricular

Regime Acadêmico: Semestral

Duração do Curso: 9 semestres

Turno das Aulas: Noite – Segunda a Quinta-Feira

Horário das aulas: 19:00h às 22:10h.

As sextas feiras serão realizadas disciplinas na modalidade a distância.

 

Portaria do MEC

Dúvidas?