engenharia-mecanica-presencial-unifacear

O Curso

É a área da engenharia que cuida do desenvolvimento, do projeto, da construção e da manutenção de máquinas e equipamentos. O engenheiro mecânico desenvolve, projeta e supervisiona a produção de máquinas, equipamentos, veículos, sistemas de aquecimento e de refrigeração e ferramentas específicas da indústria mecânica. Calcula a quantidade necessária de matéria-prima, providencia moldes das peças que serão fabricadas, cria protótipos e testa os produtos obtidos. Organiza sistemas de armazenagem, supervisiona processos e define normas e procedimentos de segurança para a produção. Controla a qualidade, acompanhando e analisando testes de resistência, calibrando e conferindo medidas. Costuma trabalhar com engenheiros eletricistas, de materiais, de produção e de automação e controle, na montagem e automação de sistemas, na manutenção de aeronaves e na indústria de eletroeletrônicos. Pode dedicar-se à venda de máquinas e equipamentos.

Campus

Este curso é ofertado nos *Campi Araucária, **Santa Felicidade e **Sítio Cercado. 

*UNIFACEAR

**Faculdade Educacional Araucária 

Mercado de Trabalho

O mercado de trabalho para engenheiros está tão aquecido no Brasil que o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) prevê uma escassez de mão de obra para os próximos anos, que pode levar, inclusive, à busca por profissionais no exterior. “Sempre que há crescimento industrial, como ocorre neste momento, há demanda por engenheiros mecânicos em todos os setores, da indústria automotiva à exploração de petróleo e gás”, afirma o professor Marcelo Alves, do curso de Engenharia Mecânica da Unesp de Bauru (SP). A demanda é mais aquecida nas áreas de desenvolvimento de projeto, em que o profissional faz análises numéricas, cria soluções tecnológicas, desenvolve produtos e otimiza sistemas. Todo o setor industrial necessita desse tipo de profissional. O aumento na renda média do brasileiro, registrado nos últimos anos, e as políticas do governo federal para superar a crise econômica mundial de 2008 impulsionaram fortemente a venda de automóveis. A região do ABC paulista e cidades do interior do estado, como Campinas, concentram muitas indústrias e, por isso, demandam muitos profissionais. Mas outras cidades como Porto Alegre (RS) e Camaçari (BA) também apresentam oportunidades. 

Salário inicial: R$ 3.270,00 (6 horas diárias); fonte: Confea

Diferencial do Curso

– Realização de visitas técnicas, palestras e eventos técnicos em Curitiba e região metropolitana, possibilitando ao aluno contato direto com mercado de trabalho na área de engenharia mecânica.

– Transporte gratuito com ônibus da UNIFACEAR para realização de eventos.

– Laboratórios atualizados para a realização de experimentos práticos no decorrer do curso, dentre eles estão os Laboratórios de Física, Informática, Desenho Assistido, Elétrica, Eletrônica, Processos Mecânicos, Química e outros.

– Além disso, a UNIFACEAR possui uma Biblioteca ampla e com grande acervo bibliográfico. O outro diferencial é o auditório que possui capacidade para 400 pessoas e pode ser utilizado para palestras e eventos em geral

Coordenação

Coordenação Araucária

João Almir Soares

[email protected]

Coordenação Santa Felicidade

Raquel Bueno

[email protected]

Coordenação Sítio Cercado

Maíra Buss do Espírito Santo

[email protected]

Grade Curricular

Regime Acadêmico: Semestral

Duração do Curso: 10 semestres

Turno das Aulas: Noite – Segunda a Sexta – Feira

Horário das aulas: 19:00h às 22:10h.

Portaria do MEC

Dúvidas?