engenharia-civil-presencial-unifacear

O Curso

Quem faz o curso de Engenharia Civil tem pela frente várias possibilidades de atuação profissional. É uma engenharia muito abrangente, de modo que o campo de atuação é amplo. A procura por Engenheiros Civil é enorme atualmente, dado o bom momento econômico do País, com muitos investimentos governamentais em infra-estrutura e habitação, bem como a facilitação na obtenção de crédito. Dada esta grande procura por engenheiros civis, os salários da classe têm se elevado, sendo que a média salarial de quem inicia na área supera os R$ 4.000,00.

Dentre as atividades que podem ser desenvolvidas pelo Engenheiro Civil estão: Projetar, gerenciar e executar obras como casas, edifícios, pontes, viadutos, estradas, barragens, canais e portos, o engenheiro civil tem como atribuição a análise das características do solo, o estudo da insolação e da ventilação do local e a definição do tipo de fundações. Com base nesses dados, o profissional desenvolve o projeto, especificando as redes de instalações elétricas, hidráulicas e de saneamento do edifício e definindo o material que será usado. No canteiro de obras, chefia as equipes de trabalho, supervisiona prazos, custos, padrões de qualidade e de segurança. Cabe a ele garantir a estabilidade e a segurança da edificação, calculando a ação dos ventos e das mudanças de temperatura na construção.

Campus

Este curso é ofertado nas seguintes modalidades e Campi:

Presencial: *Campi Araucária, **Bacacheri, **Fazenda Rio Grande, **Kennedy, **Santa Felicidade e **Sítio Cercado.

Semipresencial: Kennedy e Sítio Cercado

*UNIFACEAR

**Faculdade Educacional Araucária 

Mercado de Trabalho

O primeiro bimestre de 2008 registrou recorde na abertura de postos de trabalho na construção civil. Segundo o Ministério do Trabalho, o crescimento não está concentrado apenas em uma região, mas ocorre em todo o Brasil. O aumento do emprego é reflexo do aquecimento do mercado imobiliário e, também, do Plano de Aceleração do Crescimento (PAC), do governo federal, que prevê a modernização e a construção de aeroportos, redes de saneamento básico, pontes, estradas e ferrovias, entre outras obras. “Estamos vivendo um ótimo momento com a retomada do investimento na infra-estrutura do país. Com isso, acredito que haverá oportunidades, sem precedentes, para o engenheiro civil, podendo até mesmo faltar profissional no curto e médio prazo”, afirma o engenheiro Roberto Muniz, presidente do Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia.

O engenheiro civil além de atuar em empresas privadas de construção, também costuma ser requerido em diversas empresas públicas como: Petrobrás; concessionárias de fornecimento de energia elétrica (ex.: COPEL); concessionárias de fornecimento de água e saneamento básico (ex.: SANEPAR); Prefeituras; agências nacionais reguladoras (ex.: ANA e ANAEL); departamentos de infra-estrutura (ex.: DNIT, DNPRC); Bancos (ex.: Caixa Econômica Federal), entre outras. Ainda pode-se citar o vasto mercado de trabalho como autônomo existente para o engenheiro civil, que pode montar sua própria construtora ou escritório de prestação de serviços como elaboração de projetos estruturais (fundações, estruturas em concreto armado ou protendido, estruturas metálicas, etc.), elétricos, hidráulicos e de saneamento, projeto de prevenção contra incêndios, avaliação de imóveis, etc.

Também pode atuar na área docente, tendo base para cursar diversos ramos de pós-graduação em especializações, mestrados e doutorados, para trabalhar em instituições de ensino superior e/ou de pesquisa.

Diferencial do Curso

– Realização de visitas técnicas, palestras e eventos técnicos em Curitiba e região metropolitana, possibilitando ao aluno contato direto com mercado de trabalho da construção civil.

 
– Transporte gratuito com ônibus da Facear para realização de eventos.
 
– Laboratórios atualizados para a realização de experimentos práticos no decorrer do curso, dentre eles estão os Laboratórios de Física, Informática, Desenho Assistido, Materiais de Construção Civil, Tecnologia de Processos Construtivos, Química e outros.
 
– Além disso, a Facear possui uma Biblioteca ampla e com grande acervo bibliográfico. O outro diferencial é o auditório que possui capacidade para 400 pessoas e pode ser utilizado para palestras e eventos em geral

Coordenação

Coordenação Araucária

Lauri Lenz

[email protected]

Coordenação Bacacheri

Lizandra Waltessa Massuda Marin

[email protected]

Coordenação Fazenda Rio Grande

Siumar Godofredo

[email protected]

Coordenação Kennedy

Alex Rocha

[email protected]

Coordenação Santa Felicidade

Raquel Bueno

[email protected]

Coordenação Sítio Cercado

Marcella Silvestro

[email protected]

Grade Curricular

Regime Acadêmico: Semestral

Duração do Curso: 10 semestres

Turno das Aulas: Noite – Segunda a Quinta – Feira

Horário: 19:00h às 22:10h.

As sextas feiras serão realizadas disciplinas na modalidade a distância.

Portaria do MEC

Dúvidas?