Curso de extensão: Por que fazer? Vale a pena?

 em BLOG UNIFACEAR

curso-de-extensao-por-que-fazer-vale-a-penaCurso de extensão: Por que fazer? Vale a pena?

 

Você já ouviu falar em curso de extensão? Independente da resposta, se você está aqui lendo esse conteúdo é porque tem algum interesse ou deseja esclarecer algumas dúvidas sobre o assunto.

Os cursos de extensão oferecidos pelas instituições de ensino superior são uma ótima opção para quem deseja construir uma carreira de sucesso, qualificação profissional e busca novos conhecimentos.

Ainda assim, existem muitas dúvidas e algumas informações precipitadas em relação aos cursos de extensão, que são uma ótima opção para quem deseja se especializar em uma área específica em pouco tempo.

Desta forma, apresentamos hoje esse conteúdo com todas as informações para sanar todas as dúvidas em relação ao curso de extensão e, assim, poder te ajudar na sua decisão. Acompanhe.

 

O que é um curso de extensão?

 

Todas as Instituições de Ensino Superior são compostas pelo seguinte tripé: ensino, pesquisa e extensão. Esse é o princípio de indissociabilidade previsto no artigo 207 da Constituição Federal.

Ou seja, o ensino é dado através dos cursos de graduação, a pesquisa através dos laboratórios das Instituições. A extensão é dada através de cursos de curta duração com conteúdos específicos sobre determinados assuntos e de forma bem objetiva visando aliar a teoria com a prática.

De maneira geral, um curso de extensão vai se aprofundar na área em que você está interessado, fazendo com que possa entender mais a fundo a aplicação da teoria no dia-a-dia da profissão, dentro dessa área específica.

 

Como é um curso de extensão?

 

Muitas vezes, durante a graduação, algumas matérias acabam não sendo tão aprofundadas, ou então, alguns conteúdos não são abordados em sala de aula. Com isso, tem-se a necessidade de ampliar o conhecimento. 

E aí entra o curso de extensão. Ele é um curso de curta duração, não passa de 360h e é voltado para quem deseja se aperfeiçoar em um determinado tema. Pode também ser voltado para quem deseja desenvolver alguma área de interesse pessoal.

De maneira geral, o fato de serem curtos, ajuda muito em quem tem uma rotina apertada e corrida e que, ainda assim, não quer ser ultrapassado pela concorrência do mercado. 

Este interesse se dá porque é possível obter uma Certificação, diferentemente das graduações e pós-graduações que são emitidos Diplomas.

 

Qual a diferença entre curso de extensão e curso livre?

 

Os cursos livres em geral são outra maneira de aprendizagem e costuma muito ser confundido com o curso de extensão, porém, o que não pode estar claro para alguns é a diferença entre eles.

A primeira diferença está na visão de cada modalidade. O curso de extensão está sempre ligado a uma visão relacionada a uma Instituição de Ensino. Já o curso livre, tem uma visão diretamente voltada para o mercado de trabalho.

Outra diferença é no tipo de instituição. O curso livre é, em geral, oferecido por empresas que não tenham nenhum vínculo acadêmico. Já o curso de extensão deve ser oferecido obrigatoriamente por alguma Instituição de Ensino Superior devidamente reconhecida pelo MEC (Ministério da Educação).

 

Qual a diferença entre curso de extensão e pós-graduação?

 

A pós-graduação é uma excelente opção para quem acabou de se formar em algum curso de ensino superior e quer destacar seu currículo no mercado. Ao término da pós, o aluno obtém, além de um diploma, uma titulação. Assim sendo de maior duração.

Entretanto, no curso de extensão não é preciso terminar a graduação para fazê-lo. Pode ser feito a qualquer momento durante a graduação. Há quem opte por fazer antes mesmo de iniciar o curso superior, isso pode ser muito positivo para ajudar a escolher o curso ideal.

Porém, também pode ser feito após o término da faculdade, por isso muitos se confundem, com a finalidade de se especializar em alguma área específica que foi vista durante a graduação e não pôde se aprofundar.

Quais são as vantagens de um curso de extensão?

 

Além desses muitos benefícios que abordamos até aqui, existem também vantagens em fazer um curso de extensão, a seguir, veja quais são elas. 

 

  • Certificação rápida

 

Se você está buscando uma especialização para se destacar no mercado, o curso de extensão é uma ótima opção para você. Pois, dessa maneira, muitas empresas veem o candidato como alguém interessado, responsável e que não fica parado.

 

  • Aprendizagem da prática

 

O curso de extensão consegue conciliar a aprendizagem da teoria à prática. Desta maneira pode suprir a falta de estágios em determinadas áreas e também a deficiência de carga horária prática reduzida que algumas faculdades têm. O que torna o curso de extensão bastante interessante.

 

  • Fácil adaptação de horários

 

Primeiramente, o curso de extensão é oferecido no modelo presencial ou à distância. Quando presencial, geralmente é após o horário comercial, à noite, o que facilita a vida daqueles alunos que trabalham. Já na modalidade à distância, facilita muito a rotina do dia-a-dia, pois, assim, o aluno pode escolher o melhor horário para as aulas.

 

  • Network

 

Antes de tudo, ter um bom network, ou uma boa rede de contatos, é algo imprescindível para quem quer escalar e crescer na carreira. Afinal de contas, é sempre bom ter alguém que possa nos indicar ou pessoas de confiança para prestarem serviços ou, ainda, trocar informações quando necessário. 

Fazer um curso é uma ótima oportunidade para isso, além de que, os contatos podem vir a ser parceiros de trabalho ou até mesmo amigos para a vida.

 

  • Ingresso mais simples

 

Por fim, o processo de ingresso e admissão nos cursos de extensão são bem menos complexos e burocráticos. Geralmente não há um processo seletivo. Contudo, basta cumprir os pré-requisitos necessários para que o aluno possa fazer sua matrícula.

Quem pode fazer um curso de extensão?

 

A princípio, os pré-requisitos dependem muito da instituição que fornece o curso. Geralmente não é necessário ter um diploma de graduação, sendo a única exigência a formação no Ensino Médio. Ainda assim, graduados e pós-graduados podem se inscrever.

De fato, o curso de extensão acaba se tornando uma excelente opção para quem está em dúvida do que cursar, pois, o conteúdo do curso pode ajudar a decidir qual carreira vai seguir.

Então, se você acabou de se formar no Ensino Médio, essa é uma ótima opção para te ajudar na decisão de escolha de um curso. Entretanto, se você está cursando uma graduação, aproveite a oportunidade para destacar seu currículo com um curso de extensão.

 

Como escolher o curso de extensão ideal?

 

Agora, se você já está convencido a fazer um curso de extensão, deve, então, escolher a área e a Instituição ideal. Acima de tudo, o mais importante no neste momento não é focar em apenas querer destacar o currículo, mas sim escolher o curso que faça sentido para você e que vá realmente agregar valor na sua carreira.

Antes de tudo, você deve escolher uma boa instituição de confiança, de boa reputação e reconhecida. Aqui na Unifacear temos os mais variados cursos de extensão e falaremos mais adiante. Isso mostra o quanto você está preocupado com sua trajetória profissional.

Além disso, outro ponto importante na hora de decidir um curso de extensão é o preço. Geralmente esse critério tem bastante peso na escolha. Porém, o importante não é focar no custo que você terá, mas sim que isso é um investimento em você mesmo e na sua carreira.

 

Quais as áreas dos cursos de extensão?

 

Com o intuito de atender todos os interessados, são diversos os cursos de extensão oferecidos pelas instituições e que abrangem as mais variadas áreas, como, por exemplo, aqui na Unifacear temos as seguintes:

 

 

Qual a importância de um curso de extensão para o mercado de trabalho?

 

A princípio, como você deve já ter notado, um curso de extensão não tem validade acadêmica como uma graduação, especialização ou uma pós, por exemplo. Entretanto, as empresas costumam olhar com bons olhos para candidatos certificados nesses cursos.

Muitas vezes também, alguns processos seletivos costumam pontuar os candidatos de acordo com alguns pontos específicos no currículo e, com isso, um certificado de um curso de extensão pode fazer a diferença, ou até ser decisivo, na escolha de um candidato.

Dessa maneira, fica claro o quão importante e quanta diferença faz ter uma certificação em um curso de extensão.

 

Cursos de extensão Unifacear

 

Como já falamos, aqui na Unifacear, além das Graduações, oferecemos também os Cursos de Extensão

Buscamos sempre estar atualizados com as novidades do mercado, para assim, poder oferecer os melhores cursos a você.

Temos os mais diversos cursos em variadas áreas!

Faça agora mesmo sua inscrição em um curso de extensão, clicando aqui!

Postagens Recomendadas

Deixe um Comentário

cursos-na-area-de-tiengenharia-civil-tudo-sobre-o-curso-e-a-carreira