Conhecendo na prática a aplicação do tratamento de água

A água é um elemento essencial para nossa sobrevivência, pois a utilizamos diariamente. Saber como é realizado o seu tratamento é uma questão muito relevante para os alunos do curso de Engenharia Civil e Engenharia Ambiental da Unifacear. Em vias de aprender na prática o que foi ensinado em sala de aula, os acadêmicos participaram de uma Visita Técnica na Estação de Tratamento de Água (ETA) Barigui da SANEPAR, localizado no município de Almirante Tamandaré, região metropolitana de Curitiba. O evento foi realizado pela Coordenadora dos cursos Marcella Silvestro e o professor Marcelo Bueno.

A visita foi muito importante para alinhar os conhecimentos teóricos aos práticos. Em uma matéria de projetos e cálculos, como Saneamento e Gerenciamento e Tratamento de água, as visitas técnicas contribuem para uma melhor percepção dos conhecimentos obtidos em sala de aula. Ademais, a Professora Alinne Mizukawa complementa: “O Sr. Catopázio, que nos conduziu na visita, pode demostrar que a experiência prática é primordial para manter qualidade da água tratada na estação.”

Pela visão do aluno Bruno França, do oitavo período de Engenharia Civil, a visita foi uma “experiência fantástica” e afirma: “Nós como alunos ficamos muito satisfeitos com o roteiro da visita e as explicações feitas pelo coordenador que nos guiou e tirou todas as dúvidas sobre o local. No geral a experiência de conhecer um local citado em aulas, faz com que tenhamos a certeza que oportunidades como estas nos agregam cada vez mais conhecimento.”