COMUNICADO – Orientações aos alunos do Grupo Unifacear

Prezados alunos, devido ao Coronavírus (COVID-19), a Unifacear suspendeu as atividades presenciais dos cursos de graduação na modalidade presencial, semipresencial e EAD de Engenharia (aula na sexta-feira).

Entretanto, para evitarmos prejuízos aos trabalhos acadêmicos e ao calendário letivo, as atividades acadêmicas passarão a ser realizadas remotamente por meio do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) e outras ferramentas propostas pelos professores. É importante destacar que a medida adotada busca minimizar o impacto no calendário acadêmico e no conteúdo programático das aulas de graduação.

Nossa decisão está respaldada na orientação do MEC através da portaria n°343 de 2020, que autoriza a utilização de meios e tecnologias digitais para a substituição temporária das aulas presenciais pelo período inicial de 30 dias em instituições de ensino superior.

Agora você terá suas aulas com os professores de forma virtual! Temos ciência que alguns alunos possuem mais dificuldades do que outros para estudar de forma online, mas esse é o cenário mais responsável.

Seu professor estará disponível no seu horário de aula normal, além disso, ele disponibilizará no ambiente virtual, as atividades de aprendizagem cuja realização e entrega, por meio eletrônico e nos prazos estipulados, validará a sua frequência durante o período de suspensão das atividades presenciais, e farão parte da composição da nota bimestral.

Todas as disciplinas estarão prontas e disponibilizadas no AVA a partir desta segunda, dia 23/03.

Caros alunos:

Nesta segunda-feira (23), daremos início ao plano de ação que começou a ser implementado ao longo da semana de paralisação das atividades presenciais dos professores e estudantes. Estamos seguindo as recomendações do Ministério da Educação e das secretarias Estadual e Municipal da Saúde a fim de evitar transtornos e alterações no calendário acadêmico, assim como manter a nossa qualidade de ensino presencial nas aulas virtuais.

Confira as orientações para manter sua rotina de estudo de forma produtiva:

1- As aulas virtuais serão ministradas no mesmo horário das aulas presenciais?

Sim, nós entendemos que as aulas virtuais deverão ser ministradas de forma simultânea, no momento em que você entraria em sala de aula. Assim, será possível a organização das atividades e o professor estará disponível para sanar suas dúvidas.

Lembre-se que é o professor que irá definir qual estratégia irá utilizar. Ele poderá dar uma aula ao vivo, compartilhar sua tela, oferecer a você outras atividades. Ele irá permanecer contigo durante o horário da aula, e estará disponível para responder a todos os seus questionamentos.

2- Como se dará a sua frequência nas aulas remotas para os estudantes?

Sua frequência durante o período de suspensão das atividades presenciais, será validada através da realização e entrega por meio eletrônico das atividades propostas pelo professor.

3- As atividades continuam iguais?

Sim, as aulas serão ministradas normalmente de forma remota. É importante que você saiba que o sistema que será utilizado para a comunicação entre o estudante e o professor é o AVA. Nesse sistema que o professor irá inserir documentos, atividades, entre outros. No entanto, para a realização das aulas remotas, o professor poderá utilizar o Teams, Zomm, Webinário, dentro outras ferramentas de acesso livre para os alunos.

4- Por quanto tempo ficaremos com o modelo de aulas virtuais?

Ainda não temos essa previsão. Qualquer mudança no cenário será comunicada através de nossos meios de comunicação.

5- Como o plano de ensino será aplicado? E as atividades avaliativas?

Os professores manterão o que foi apresentado aos alunos no plano de ensino. Já as atividades avaliativas, entendemos que devem ser convertidas nas atividades que serão realizadas no ambiente virtual.

Acesse o Ambiente Virtual de Aprendizagem e inicie suas atividades. Em caso de dúvidas, criamos uma lista de e-mails que te auxiliarão neste momento:

Dificuldades de acesso: [email protected]
Disciplinas virtuais: [email protected]
Problemas técnicos: [email protected]
Conteúdo das disciplinas: clique aqui para conferir o e-mail do seu professor.
Fale com o seu coordenador: clique aqui para conferir o e-mail do coordenador do seu campus.
Lembre-se de colocar seu nome completo, curso e campus que está vinculado.

Então fique atento! Cada professor irá postar orientações de como será a metodologia da sua disciplina.
É importante ressaltar que esta medida visa evitar a disseminação do vírus por meio do contato direto com outras pessoas. Portanto, evitar quaisquer ambientes com aglomeração de pessoas é fundamental para que esse objetivo seja atingido. Proteja-se.

Aproveite seu tempo e bom estudo!

Coordenação Pedagógica do Grupo Unifacear