Como iniciar sua redação no Enem?
A redação do Enem é um momento chave para todo estudante que está buscando ingressar no ensino superior. Além de ser um grande diferencial dependendo do foco de cada um, a pontuação na redação é requisito para diversas instituições de ensino. Por isso, é importante levar a sério. No caso do Enem, ainda há a problemática do assunto, que é surpresa.
No blog de hoje, vamos mostrar algumas dicas de como iniciar o texto da melhor maneira possível, preparando bem o desenvolvimento do tema e cuidando da parte estrutural.

Cuidado com o excesso
É normal que muitas pessoas ‘passem do ponto’ na introdução, inserindo partes cruciais do desenvolvimento do tema. A instrução, em um primeiro momento, é simples: citar, de forma dinâmica e coerente, assuntos que serão abordados posteriormente. Não devem ser citadas estatísticas ou informações que você não tenha certeza ou não consiga desenvolver a respeito. Sendo assim, não tenha pressa. Sua redação chegará ao momento de desenvolver melhor o assunto ou apresentar propostas de solução. No início, deve-se evitar.
Ponto de vista
As redações do Enem costumam ser sobre temas atuais e que incentivem o debate e a pluralidade. Sendo assim, na maior parte das vezes, é possível tomar partido sobre determinado assunto. Nestes casos, é fundamental deixar sua opinião bem clara nas primeiras linhas, abrindo margem para uma argumentação elaborada no desenvolvimento. Não tente criar mistério ou ser isento, pois isso vai gerar desinteresse ou mostrar que provavelmente não domina o tema em questão.
Evite os clichês
Ditados populares e expressões ‘batidas’ devem ser evitadas ao máximo. Mostra, em suma, falta de vocabulário. É tentador iniciar um texto com “nos dias de hoje” ou “em nossa sociedade atual”, mas é importante lembrar que centenas de pessoas também farão isso. Para um avaliador, pode causar a sensação de ‘já vi isso antes’. Por isso, o ideal é tentar optar por um misto entre originalidade e dinamismo.
Contexto
Algo que pega bem é a exemplificação. Logo de início, relacionar a temática com um evento histórico, uma questão social, uma estatística ou com dados de especialistas da área mostra nível de conhecimento diferenciado. É bom reforçar, entretanto: não cite informações que não será capaz de sustentar posteriormente. Ao mesmo tempo que essa contextualização pode ser um diferencial, também pode acabar se tornando um tiro no pé.
Outra questão primordial são as fontes. Ao relacionar com algumas dessas questões, citar a origem passa credibilidade. O mesmo serve para citações de autores, evitando até denúncias de plágio.
Limite
Ao realizar uma introdução para a redação do Enem, é significativo recordar que há apenas 30 linhas para desenvolver toda a argumentação.
Um bom tamanho para a introdução da redação, geralmente, é duas a três frases. Essas frases devem estar distribuídas em cinco ou seis linhas. Este espaço costuma ser suficiente para criar uma introdução completa. Aplicando as regras citadas acima, é possível encaixar os conceitos de forma dinâmica e causar boa impressão.