Como escolher uma instituição de ensino?

 em BLOG UNIFACEAR

Hoje, a gama de instituições que oferecem ensino superior é incontável. Escolher o lugar certo é algo que demanda estudo, visto que é uma decisão que impacta em todo o futuro profissional. Apesar de muitos cursos terem uma grade similar independente do local, sempre existem peculiaridades que devem ser analisadas. No blog de hoje, veremos informações relevantes sobre como escolher a melhor faculdade de acordo com seus objetivos. 

faculdadePesquisa pela instituição

Como dito, o número de ofertas é alto. Sendo assim, é necessário avaliar critérios de confiabilidade, credibilidade e tradição no ensino. Em um primeiro momento, é fundamental realizar a verificação de reconhecimento pelo Ministério da Educação (MEC), o que irá nortear vários parâmetros de legitimação, como na emissão de diplomas válidos a serem admitidos em diferentes lugares. Outro ponto importante está no Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Nele, as instituições são avaliadas em diversos fatores que vão determinar sua qualidade em pontos distintos. 

Alguns outros critérios relevantes podem ser encontrados no Índice Geral de Cursos Avaliados da Instituição (IGC), Conceito Preliminar do Curso (CPC) e através dos resultados do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade). 

É essencial que essa “investigação” não seja subestimada. As instituições precisam estar bem qualificadas nesse sentido para passar segurança aos seus futuros alunos, mostrando que o trabalho é referenciado e exemplar dentro do meio acadêmico. 

Conhecer o espaço

É evidente que, nos dias atuais, os métodos de ensino são mais versáteis e permitem o EaD, híbrido, flex, semipresencial e outros. Nem sempre o curso escolhido irá exigir uma presencialidade. Ainda assim, é significativo avaliar o espaço físico, vendo os equipamentos com que a instituição trabalha, laboratórios, tecnologia empregada e demais fatores. É algo válido nessa pesquisa, visto que o cuidado com a modernidade/atualização também deve ser examinado para ver se a instituição não “parou no tempo”, buscando o melhor para os alunos e profissionais. 

O acesso não pode ser deixado de lado na análise, especialmente quando houver presencialidade. Faculdades que oferecem mais de uma opção de campus, por exemplo, devem ser privilegiadas, pois avalia-se a facilidade/dificuldade com transporte público e também estacionamento para veículo particular. A segurança é um elemento relevante em todos os casos. 

Reputação da faculdade quanto ao mercado de trabalho

Ao escolher um curso com boas referências, é importante considerar o enfoque e a reputação da instituição. Muitas ressaltam, por exemplo, seu sucesso ao ajudar os alunos na entrada no mercado de trabalho, sendo efetivas nesse sentido. É um ponto relevante e que deve ser analisado, pois essa referência na inserção do profissional não é vista em todos os lugares, já que existem métodos e estratégias específicas. Vale checar os dados e definir seus objetivos a curto, médio e longo prazo, além de entrar em contato com ex-alunos para entender como tudo funciona. 

Avaliar a parte financeira e modalidades

As instituições privadas requerem investimento. Entretanto, não é recomendável olhar apenas para o dinheiro. É indispensável que os requisitos listados acima sejam satisfatórios em qualquer caso. Após realizar esse estudo e selecionar faculdades que tenham bons resultados, é hora de pensar no bolso, nos descontos e nas modalidades. 

Não se deve também, por exemplo, escolher o EaD apenas pelo preço. É crucial um processo de autoconhecimento para avaliar se corresponde ao seu perfil e se os métodos para estudo serão seguidos durante o curso. Pelo fato de “depender apenas de você” para definir a rotina do dia a dia, é necessário pesar todos os fatores. 

Diferenciais da Unifacear 

A Unifacear possui Conceito Institucional Nota 4 no Ministério da Educação (MEC). A escala varia entre 1 a 5, sendo, assim, altamente qualificada. Além disso, são alguns exemplos de cursos com a nota máxima no MEC, como Sistemas de Informação e Gestão Financeira.

Em recente pesquisa realizada com alunos formados na instituição, 92% responderam que estão trabalhando e destes, 71% trabalham na área. Divulgamos diversas oportunidades de empregos e estágios semanalmente aos nossos alunos, sendo um de nossos carros-chefes.

A Unifacear possui 6 unidades bem localizadas, com excelente estrutura. São várias opções geográficas, atendendo diferentes regiões. Hoje, estamos em Araucária, Fazenda Rio Grande e Curitiba (Kennedy, Sítio Cercado, Santa Felicidade e Bacacheri). 

São mais de 30 opções de cursos de graduação com mensalidades a partir de R$199,50. Além disso, temos descontos para alunos de escolas públicas, empresas conveniadas e opções de financiamento.

Conheça mais sobre a Unifacear e considere a instituição como sua parceira para a formação profissional!

Postagens Recentes

Deixe um Comentário

MBAférias